Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Uma dica por dia: Bullying

Setembro 2012

  • Segunda
  • Terça
  • Quarta
  • Quinta
  • Sexta
  • Sábado
  • Domingo
  • 01
  • 02
  • 03
  • 04
  • 05
  • 06
  • 07
  • 08
  • 09
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30

01 de Setembro
Em João Pessoa, na Paraíba, os governos municipal e estadual se uniram ao Colégio Motiva para a criação do primeiro seminário da região para debate sobre o bullying e a indisciplina. O encontro resultou em medidas preventivas e de orientação aos professores e profissionais do judiciário sobre como lidar com o problema.

02 de Setembro
Depressão, baixa autoestima, ansiedade, abandono dos estudos - essas são algumas das características mais usuais das vítimas de bullying. Já os agressores são geralmente os líderes de turma, os mais populares - aqueles que gostam de colocar apelidos nos mais frágeis.

03 de Setembro
Fique atento às brincadeiras sem graça! O que, à primeira vista, parece um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Crianças e adolescentes que sofrem humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem ficar traumatizadas.

04 de Setembro
Cléo Fante e José Augusto Pedra, autores do livro "Bullying Escolar" (Editora Artmed), aconselham a utilização de conversas, trabalhos didáticos e até de campanhas para incentivo da solidariedade, generosidade e respeito às diferenças dentro da escola.

05 de Setembro
Muitas vezes, os pais percebem as mudanças de comportamento do filho em casa, mas não conseguem identificar o problema ou não sabem como lidar com ele. Aproveite a reunião de rotina ou promova outros encontros para falar sobre o que é bullying e dar dicas para lidar com o assunto.

06 de Setembro
Se surgir uma situação de bullying em sala de aula, não deixe para resolver depois! "Se algo ocorre e o professor se omite, vai pelo caminho errado", diz Aramis Lopes Neto, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

07 de Setembro
O professor é autoridade na sala de aula, mas esse poder só é legitimado com o reconhecimento da turma, em uma relação de respeito. Toda vez que se tenta impor a disciplina com autoritarismo, surge a revolta, que pode provocar, inclusive, agressões diretas.

08 de Setembro
Uma postura mais próxima e de confiança com os estudantes é uma poderosa ferramenta para prevenção ao bullying. Converse com os alunos, escute suas reclamações e os estimule a informar quando presenciarem casos de violência dentro e fora da sala de aula.

09 de Setembro
Os principais alvos de bullying são aqueles alunos que são considerados ‘diferentes’ dos demais. Muitas vezes, os casos ocorrem pela falta de conhecimento e, em boa parte, pelo preconceito trazido da casa do agressor. Pessoas com deficiência física, por exemplo, são vítimas recorrentes. Fique atento!

10 de Setembro
Quando o caso é identificado deve-se ter uma conversa individual com cada um dos envolvidos. Esse diálogo funciona como um desabafo e é função do educador mostrar que ninguém está desamparado. Lembre-se de que tanto vítima quanto agressor precisam de ajuda.

11 de Setembro
Em caso de conflitos na turma, converse com os alunos individualmente e, depois, com os pais. Você, professor, é o mediador de uma conversa conjunta que os ajude a entrar em um acordo para solucionar a questão.

12 de Setembro
Seja justo. É importante resistir à tentação de incentivar a vítima a deixar o assunto de lado. Principalmente em casos de bullying ocorridos na Educação Infantil. A atitude correta do professor é ensinar como resolver a briga com uma conversa, para que o conflito não se repita.

13 de Setembro
Uma modalidade muito frequente de bullying é o cyberbullying. Ele acontece em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras, que circulam por e-mail, sites, blogs, redes sociais e celulares.

14 de Setembro
Ensine aos alunos a relevância das redes sociais. Trabalhar com a ideia de que nem sempre se consegue tirar do ar aquilo que foi para a rede e de que não se pode controlar o número de pessoas que terá acesso àquela informação dá à turma a noção de como as piadas ou as provocações no ambiente virtual não são inofensivas.

15 de Setembro
Quando uma situação foge do controle imposto, a reação mais comum é mandar os alunos para a diretoria, o que acaba não solucionando o problema. Aja com calma, dialogue sempre, ouvindo as partes e demonstrando respeito pelos valores de cada um.

16 de Setembro
A professora de Educação Física, Joice da Silva, de Salvador (BA), conseguiu reverter o bullying nas aulas criando novas regras para os jogos. No basquete, por exemplo, antes de arremessar a bola, os alunos deviam passá-la por, pelo menos, três meninas do grupo.

17 de Setembro
Regras sempre podem ser reavaliadas, mas o respeito a elas é a base de todo convívio em sociedade. Esperar que os alunos sempre as cumpram espontaneamente sem questionar é um engano. Promova bate-papos sobre a importância do diálogo em sala.

18 de Setembro
A autoridade do professor perante a classe só é conquistada quando ele domina o conteúdo e sabe lançar mão de estratégias eficientes para ensinar. Caso contrário, os alunos se sentirão entediados. E é aí que os problemas com a indisciplina crescem.

19 de Setembro
A indisciplina está presente na vida de qualquer turma. Busque ajuda na experiência de um colega. Exponha o que está acontecendo com seus alunos e conte como você está tentando lidar com a situação. Aproveite para pedir ajuda para encontrar a origem do conflito. Veja o projeto!

20 de Setembro
Quando os estudantes destroem o patrimônio da escola você deve expor o assunto para a classe e pedir que os alunos proponham uma solução. Você também precisa ouvir o autor do delito, deixando que apresente uma forma de consertar ou repor o que foi quebrado.

21 de Setembro
Nem sempre o aluno que é desrespeitoso com o professor o faz por maldade. Alguns precisam de intervenções para aprender a se expressar com respeito. O ideal é que, em uma conversa privada, você coloque a ele o que sentiu. Veja as dicas da colunista Telma Vinha.

22 de Setembro
Evite gritar com a turma. Descreva os problemas sem se referir à personalidade dos envolvidos. Incentive-os a contar sua versão dos fatos e negociar uma solução. Se for necessária alguma sanção, ela precisa estar relacionada àquilo que a criança fez. Foco na resolução de problemas!

23 de Setembro
De nada adianta chamar os pais para reclamar que a criança é "terrível" ou tentar ensiná-los a educá-la. O melhor a fazer é ouvi-los e ampará-los. Eles devem, antes de mais nada, saber que existe alguém que compreende o que eles estão passando.

24 de Setembro
Para lidar com os alunos é necessário compreender por qual fase estão passando e quais são as características e dificuldades deste momento. A prática pedagógica fundamentada nesse saber permite que você organize um ambiente estimulante para todos.

25 de Setembro
Alunos desmotivados podem tornar-se alunos indisciplinados. Para evitar essa situação, nada melhor que um professor apaixonado pelo que faz. Quando fazemos algo de que gostamos e mostramos isso aos outros, os cativamos e animamos a estar conosco na jornada.

26 de Setembro
Em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, o professor de História, João Francisco da Silva, passou a exibir e a incentivar a produção de filmes relacionados aos Direitos Humanos com seus alunos. "A ficção transformou a realidade deles", analisa.

27 de Setembro
O movimento em classe e a troca de ideias podem gerar barulho, mas isso não é sinônimo de desordem. Muitas vezes, um ambiente quieto e o "bom comportamento" podem esconder dúvidas e problemas de aprendizagem. Incentive o respeito às ideias distintas e à tolerância.

28 de Setembro
Livros como "Indisciplina e Disciplina Escolar", do Celso dos Santos Vasconcelos, ou "Bullying e Suas Implicações no Ambiente Escolar", da Sônia Maria de Souza Pereira, são ótimas ferramentas para entender e aprender a lidar com o bullying e a indisciplina.

29 de Setembro
Mostre bons exemplos! Alguns alunos não conseguem entender a importância dos estudos. Trazer ex-alunos do próprio colégio, que escolheram uma carreira e são bem-sucedidos, para falar com a turma, os ajudará a mudar de opinião.

30 de Setembro
Para que o aluno compreenda melhor de onde vieram e para quê servem as regras gerais de conduta, é interessante que ele ouça pessoas que representam autoridade na sociedade. Um encontro com um juiz da vara da Infância e Juventude, um policial militar ou um bombeiro, por exemplo, são boas alternativas para prevenir problemas.

Confira aqui os temas e as dicas dos meses anteriores
  Fevereiro: Volta às aulas
  Março: Alfabetização
  Abril: Leitura Literária
  Maio: Sustentabilidade
  Junho: Avaliação e Recuperação
  Julho: Férias
  Agosto: Folclore
Comente

vilda marcia de oliveira andrade gomes - Postado em 10/10/2012 12:08:45

Cadê as dicas do mês de Outubro?

vilda marcia de oliveira andrade gomes - Postado em 02/10/2012 12:44:36

Por que não consigo visualizar o mês de setembro todo? já que o mês já acabou? cadê o mês de outubro?

Lazara Aparecida Andrade dos Santos - Postado em 24/06/2012 21:05:29

Não consegui abrir o teste citado no dia 29 de abril. Gostaria de aplicá-lo na minha escola. Att. Lazara



Leia todos

 

 

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.