Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Uma dica por dia: Bullying

Setembro 2012

  • Segunda
  • Ter√ßa
  • Quarta
  • Quinta
  • Sexta
  • S√°bado
  • Domingo
  • 01
  • 02
  • 03
  • 04
  • 05
  • 06
  • 07
  • 08
  • 09
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30

01 de Setembro
Em João Pessoa, na Paraíba, os governos municipal e estadual se uniram ao Colégio Motiva para a criação do primeiro seminário da região para debate sobre o bullying e a indisciplina. O encontro resultou em medidas preventivas e de orientação aos professores e profissionais do judiciário sobre como lidar com o problema.

02 de Setembro
Depressão, baixa autoestima, ansiedade, abandono dos estudos - essas são algumas das características mais usuais das vítimas de bullying. Já os agressores são geralmente os líderes de turma, os mais populares - aqueles que gostam de colocar apelidos nos mais frágeis.

03 de Setembro
Fique atento √†s brincadeiras sem gra√ßa! O que, √† primeira vista, parece um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Crian√ßas e adolescentes que sofrem humilha√ß√Ķes racistas, difamat√≥rias ou separatistas podem ficar traumatizadas.

04 de Setembro
Cléo Fante e José Augusto Pedra, autores do livro "Bullying Escolar" (Editora Artmed), aconselham a utilização de conversas, trabalhos didáticos e até de campanhas para incentivo da solidariedade, generosidade e respeito às diferenças dentro da escola.

05 de Setembro
Muitas vezes, os pais percebem as mudanças de comportamento do filho em casa, mas não conseguem identificar o problema ou não sabem como lidar com ele. Aproveite a reunião de rotina ou promova outros encontros para falar sobre o que é bullying e dar dicas para lidar com o assunto.

06 de Setembro
Se surgir uma situação de bullying em sala de aula, não deixe para resolver depois! "Se algo ocorre e o professor se omite, vai pelo caminho errado", diz Aramis Lopes Neto, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

07 de Setembro
O professor √© autoridade na sala de aula, mas esse poder s√≥ √© legitimado com o reconhecimento da turma, em uma rela√ß√£o de respeito. Toda vez que se tenta impor a disciplina com autoritarismo, surge a revolta, que pode provocar, inclusive, agress√Ķes diretas.

08 de Setembro
Uma postura mais pr√≥xima e de confian√ßa com os estudantes √© uma poderosa ferramenta para preven√ß√£o ao bullying. Converse com os alunos, escute suas reclama√ß√Ķes e os estimule a informar quando presenciarem casos de viol√™ncia dentro e fora da sala de aula.

09 de Setembro
Os principais alvos de bullying s√£o aqueles alunos que s√£o considerados ¬Ďdiferentes¬í dos demais. Muitas vezes, os casos ocorrem pela falta de conhecimento e, em boa parte, pelo preconceito trazido da casa do agressor. Pessoas com defici√™ncia f√≠sica, por exemplo, s√£o v√≠timas recorrentes. Fique atento!

10 de Setembro
Quando o caso é identificado deve-se ter uma conversa individual com cada um dos envolvidos. Esse diálogo funciona como um desabafo e é função do educador mostrar que ninguém está desamparado. Lembre-se de que tanto vítima quanto agressor precisam de ajuda.

11 de Setembro
Em caso de conflitos na turma, converse com os alunos individualmente e, depois, com os pais. Você, professor, é o mediador de uma conversa conjunta que os ajude a entrar em um acordo para solucionar a questão.

12 de Setembro
Seja justo. √Č importante resistir √† tenta√ß√£o de incentivar a v√≠tima a deixar o assunto de lado. Principalmente em casos de bullying ocorridos na Educa√ß√£o Infantil. A atitude correta do professor √© ensinar como resolver a briga com uma conversa, para que o conflito n√£o se repita.

13 de Setembro
Uma modalidade muito frequente de bullying √© o cyberbullying. Ele acontece em meios eletr√īnicos, com mensagens difamat√≥rias ou amea√ßadoras, que circulam por e-mail, sites, blogs, redes sociais e celulares.

14 de Setembro
Ensine aos alunos a relev√Ęncia das redes sociais. Trabalhar com a ideia de que nem sempre se consegue tirar do ar aquilo que foi para a rede e de que n√£o se pode controlar o n√ļmero de pessoas que ter√° acesso √†quela informa√ß√£o d√° √† turma a no√ß√£o de como as piadas ou as provoca√ß√Ķes no ambiente virtual n√£o s√£o inofensivas.

15 de Setembro
Quando uma situação foge do controle imposto, a reação mais comum é mandar os alunos para a diretoria, o que acaba não solucionando o problema. Aja com calma, dialogue sempre, ouvindo as partes e demonstrando respeito pelos valores de cada um.

16 de Setembro
A professora de Educação Física, Joice da Silva, de Salvador (BA), conseguiu reverter o bullying nas aulas criando novas regras para os jogos. No basquete, por exemplo, antes de arremessar a bola, os alunos deviam passá-la por, pelo menos, três meninas do grupo.

17 de Setembro
Regras sempre podem ser reavaliadas, mas o respeito a elas √© a base de todo conv√≠vio em sociedade. Esperar que os alunos sempre as cumpram espontaneamente sem questionar √© um engano. Promova bate-papos sobre a import√Ęncia do di√°logo em sala.

18 de Setembro
A autoridade do professor perante a classe s√≥ √© conquistada quando ele domina o conte√ļdo e sabe lan√ßar m√£o de estrat√©gias eficientes para ensinar. Caso contr√°rio, os alunos se sentir√£o entediados. E √© a√≠ que os problemas com a indisciplina crescem.

19 de Setembro
A indisciplina está presente na vida de qualquer turma. Busque ajuda na experiência de um colega. Exponha o que está acontecendo com seus alunos e conte como você está tentando lidar com a situação. Aproveite para pedir ajuda para encontrar a origem do conflito. Veja o projeto!

20 de Setembro
Quando os estudantes destroem o patrim√īnio da escola voc√™ deve expor o assunto para a classe e pedir que os alunos proponham uma solu√ß√£o. Voc√™ tamb√©m precisa ouvir o autor do delito, deixando que apresente uma forma de consertar ou repor o que foi quebrado.

21 de Setembro
Nem sempre o aluno que √© desrespeitoso com o professor o faz por maldade. Alguns precisam de interven√ß√Ķes para aprender a se expressar com respeito. O ideal √© que, em uma conversa privada, voc√™ coloque a ele o que sentiu. Veja as dicas da colunista Telma Vinha.

22 de Setembro
Evite gritar com a turma. Descreva os problemas sem se referir à personalidade dos envolvidos. Incentive-os a contar sua versão dos fatos e negociar uma solução. Se for necessária alguma sanção, ela precisa estar relacionada àquilo que a criança fez. Foco na resolução de problemas!

Confira aqui os temas e as dicas dos meses anteriores
  Fevereiro: Volta √†s aulas
  Mar√ßo: Alfabetiza√ß√£o
  Abril: Leitura Liter√°ria
  Maio: Sustentabilidade
  Junho: Avalia√ß√£o e Recupera√ß√£o
  Julho: F√©rias
  Agosto: Folclore
Comente

vilda marcia de oliveira andrade gomes - Postado em 10/10/2012 12:08:45

Cadê as dicas do mês de Outubro?

vilda marcia de oliveira andrade gomes - Postado em 02/10/2012 12:44:36

Por que não consigo visualizar o mês de setembro todo? já que o mês já acabou? cadê o mês de outubro?

Lazara Aparecida Andrade dos Santos - Postado em 24/06/2012 21:05:29

N√£o consegui abrir o teste citado no dia 29 de abril. Gostaria de aplic√°-lo na minha escola. Att. Lazara



Leia todos

 

 

Assine j√° a sua revista!
Nova Escolar
  Patroc√≠nio     Edi√ß√Ķes SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.