Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Produção de texto

Expectativas de aprendizagem para Língua Portuguesa

Ao fim do 5º ano, é importante que o aluno saiba:

  • Compartilhar a escolha de obras literárias, a leitura, a escuta, os comentários e os efeitos das obras lidas com colegas.
  • Usar o conhecimento que tem sobre os autores para interpretar o texto.
  • Perceber no texto lido a relação entre propósito e gênero de que faz parte.
  • Planejar o texto antes e enquanto está escrevendo, levando em consideração o propósito, o destinatário e a posição do enunciador.
  • Consultar outros materiais de leitura que colaborem para a elaboração do texto. Revisar a própria produção enquanto escreve, refazendo diversas versões para elaborar um texto bem escrito e tomando decisões sobre a apresentação final dele.
  • Buscar e selecionar informações, reunindo material sobre um tema, decidindo que textos serão escolhidos e registrando por escrito aspectos importantes encontrados.
  • Aprofundar e reorganizar o conhecimento, fazendo resumos com as ideias principais do texto lido e relacionando as informações lidas com o propósito estabelecido.
  • Elaborar textos escritos para explicitar o que aprendeu e preparar exposições orais.
  • Narrar oralmente fatos do cotidiano, compartilhando opiniões e debatendo temas polêmicos.
  • Informar-se sobre notícias divulgadas em jornais e revistas e prestar atenção em como a publicidade comporta-se, refletindo, identificando o destinatário e discutindo sobre o que vê.

Ao concluir o 9º ano, é desejável que o estudante esteja apto a:

  • Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-los com seu gênero.
  • Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas.
  • Escrever breves ensaios sobre obras literárias, expressar seus pontos de vista frente ao texto e levantar argumentos.
  • Aprofundar-se sobre determinado autor, lendo suas obras, confrontando-as com interpretações, consultando textos sobre a vida e a produção dele, e explorar o estilo e os temas mais abordados por ele.
  • Buscar informações, selecionando estratégias de leitura conforme os propósitos específicos.
  • Complementar textos com informações provenientes de outras produções escritas, usando estratégias próprias de cada gênero.
  • Organizar debates sobre temas de interesse geral e participar dele registrando dados de várias fontes.

Fonte: Diseño Curricular de La Educación Secundaria da Província de Buenos Aires, Argentina.

Este quadro faz parte da reportagem O papel das letras na interação social.

10 capítulos essenciais da produção de texto

Comente

Keila Charles - Postado em 28/03/2010 02:08:24

AS PROPOSTAS APRESENTADAS SÃO ÓTIMAS. GOSTARIA QUE NAS REPORTAGENS E ASSUNTOS DISCUTIDOS O ENSINO MÉDIO FOSSE UM POUCO MAIS APRESENTADO. AS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO MÉDIO. OUTRO ASSUNTO QUE GOSTARIA DE SABERUM POUCO MAIS É COMO TEM SE DADO A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PPP NAS ESCOLAS.

Assine já a sua revista!
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.