Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Prova Brasil: entenda as mudanças e prepare-se para a avaliação

Wellington Soares

Este ano a prova terá questões de Ciências para os alunos do 9° ano e dois dias de duração

 Professora e alunos da EMEF PROFESSOR OLAVO PEZZOTTI. Curso online de Matemática: Cálculo mental. Foto: Marina Piedade

Saiba mais sobre a Prova Brasil 2011

Entre os dias 11 e 21 de novembro de 2013, a Prova Brasil será aplicada aos alunos de 5° e 9° ano do Ensino Fundamental. Participarão do teste todas as escolas rurais e urbanas que tenham pelo menos 20 alunos matriculados em turmas regulares de cada uma dessas séries. Escolas indígenas, por conta de adaptações curriculares, têm participação facultativa.

Além de avaliar a proficiência dos estudantes em leitura e resolução de problemas, o exame passa a medir também o desempenho das turmas de 9° ano em Ciências. De acordo com portaria divulgada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração e aplicação da prova, a aplicação dos testes dessa disciplina terá "caráter experimental", com o objetivo de validar as matrizes propostas - ainda não divulgadas pelo órgão.

Também por conta da inclusão de Ciências, o exame será aplicado em dois dias para as turmas mais velhas. Para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a prova continua sendo aplicada em um único dia.

Mais mudanças no Saeb
Outras alterações no Saeb - do qual a Prova Brasil faz parte - passam a vigorar este ano. A mais importante é a criação da Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana) - que faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) - e deve medir as habilidades de leitura, escrita e em Matemática das crianças do 3° ano do Ensino Fundamental, série em que se encerra o ciclo de alfabetização.

A última mudança diz respeito à Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb). A prova, que tem caráter amostral, também passará a ter questões de Ciências. Assim como na Prova Brasil, a disciplina será aplicada apenas aos mais velhos (do 9° ano do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio).

 

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

 

Publicado em Setembro de 2013.
Comentários

 

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.