Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Professores de São Caetano do Sul já se preparam para a Prova Brasil

Programa de formação da cidade organiza grupo que ajuda os docentes a preparar os alunos para a avaliação

Paula Sato

Programa de formação da cidade criou um grupo para discutir a Prova Brasil
Programa de formação da cidade criou um grupo 
para discutir a Prova Brasil. Foto: Paula Sato

Em outubro deste ano, os estudantes de 5º e 9º anos da rede pública fazem a Prova Brasil em todo o país. Em São Caetano do Sul, na grande São Paulo, município que tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil, os professores já começaram a se preparar para ajudar seus alunos a conquistar bons resultados. A Secretaria de Educação organizou uma série de encontros para apresentar e discutir a prova com os professores de Língua Portuguesa e Matemática do 5º ano. É a primeira vez que os alunos da rede participam da avaliação. Hoje, São Caetano tem 16 escolas municipais de Ensino Fundamental e 74 professores que ensinam Língua Portuguesa e Matemática para o 5º ano. Destes, 67 docentes estiveram na primeira reunião do Grupo da Prova Brasil, que aconteceu no dia 14 de maio.

Os encontros fazem parte do programa de formação da cidade e não são obrigatórios, mas todos os professores de 5º ano são convidados. "O trabalho que eles fazem em sala de aula já é preparatório porque a base teórica da prova é a mesma das nossas formações. Mas a gente quer ajudar ainda mais os professores para que eles possam preparar os alunos especificamente para a Prova Brasil", diz Mariana Breim, da equipe de direção do Centro de Formação do Ensino Fundamental de São Caetano do Sul. 

Simulado da Prova Brasil
O primeiro passo para que os professores saibam o que precisam trabalhar em sala será um simulado, que acontecerá no final de maio. A avaliação elaborada pela Secretaria de Educação será aplicada nos mesmos moldes da Prova Brasil (os critérios da avaliação estão disponíveis no site http://provabrasil.inep.gov.br). Esse simulado vai servir para diagnosticar com clareza em quais conteúdos é necessário investir. A partir de então, os capacitadores do programa de formação poderão analisar e discutir com os professores as condições didáticas necessárias para trabalhar esses conteúdos.

O Grupo da Prova Brasil terá reuniões semanais até a data da avaliação. Em uma semana, o capacitador discute as questões de matemática e, na semana seguinte, é a vez de trabalhar a área de língua. Será uma oportunidade para que os professores tirem dúvidas, reflitam sobre os conteúdos e elaborem estratégias para melhorar o desempenho da classe. "O programa ajuda os professores a organizar sua rotina e garantir que, além dos conteúdos curriculares, também estejam previstos nas atividades os conteúdos que vão cair na prova. A rede espera resultados, mas está oferecendo aos docentes a ajuda necessária", afirma Mariana Breim.

Prova Brasil

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

 

Publicado em Maio de 2009.
Comentários

 

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.