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Justificativas das instituições com conceito 1 no Enade

As instituições abaixo possuem conceito 1 no Enade e notas de ingressantes superiores às de concluintes. Confira abaixo as justificativas de cada uma e as medidas tomadas para melhorar a qualidade. A grafia original do comunicado enviado a NOVA ESCOLA foi mantida.

Rodrigo Ratier

1. Instituto Superior de Educação Programus (Isepro)
Município: Água Branca (PI)
Participantes no Enade: 75 alunos
Conceito Enade dos Ingressantes (até 5): 1,34
Conceito Enade dos Concluintes (até 5): 0,46
Professores mestres: 37%
Professores doutores: 5%


Justificativa
O ISEPRO ainda vai completar 6 anos de existência, localizado no interior do Piauí, à 94km de Teresina-PI, o ISEPRO tem crescido na região oferecendo cursos de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão para as cidades circunvizinhas.
Em 01 de março de 2010, o nosso curso de Pedagogia foi reconhecido pelo MEC com um conceito 3, um bom conceito que não fica atraz das grandes universidades da capital Teresina-PI e do Brasil.

Apesar da nota baixao do IGC-ENADE, a coordenação do ISEPRO analizou os fatores que gerarão essa fragilidade e constatou que o escore obtido ocorreu devido a falta do preenchimento do questionário sócio-economico, e o atrazo de alguns alunos que no dia da realização da prova, por conta do horário de verão, não poderão realizar a mesma.

Preocupados com o resultado, a coordenação e a direção passaram a refletir sobre seus compromissos Político-Pedagógico e se mobilizaram no acompanhamento dos alunos através de reuniões explicativas sobre a relevância do resultado do Enade para os acadêmicos e para IES, trabalhando as dificuldades apresentada pelo alunos, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento de uma avaliação preocupada com a formação dos profissionais de forma crítica e responsável por uma sociedade participante as mudanças necessária.

Manoel da Cruz Cardoso Lima, diretor administrativo, e Marilene de Oliveira Araújo, coordenadora de curso.


2. Universidade Estadual do Piauí (campus Amarante)

Município: Amarante (PI)
Participantes no Enade: 107 alunos
Conceito Enade dos Ingressantes (até 5): 2,94
Conceito Enade dos Concluintes (até 5): 0,72
Professores mestres: 40%
Professores doutores: 0%


Justificativa
Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que a UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ é uma Universidade Multicampi, são 22 (vinte e dois) Campi que oferecem o Curso de Pedagogia e a nota 01 aconteceu em apenas dois campi do interior. Eu sou Coordenador do Campus Clóvis Moura na zona sudeste da Capital. Em segundo lugar dizer que os alunos são livres para responder ou não o teste . Outro detalhe é que para essa nota são considerados vários fatores além do teste que o aluno faz. No caso dos campi em que a nota foi 01 faltava algumas condições, como por exemplo, professores efetivos e qualificados com mestrados ou doutorado.

Algumas medidas estão sendo tomadas, como por exemplo, tivemos concurso para mestres e doutores, os quais já tomaram posse em alguns campi.

Professor Soares, coordenador de curso


3. Universidade Estadual do Piauí (campus São Raimundo Nonato)
Município: São Raimundo Nonato (PI)
Participantes no Enade: 74 alunos
Conceito Enade dos Ingressantes (até 5): 2,43
Conceito Enade dos Concluintes (até 5): 0,46
Professores mestres: 2 DOUTOR
Professores doutores: 4 MESTRE


Justificativa

Nossa Administração começou agora no dia 28 de janeiro de 2010. Fomos eleito em chapa de oposição e não nos foi passado nenhum relatório referente a análise institucional daquela avaliação do ENADE. Pessoalmente, me detive sobre aqueles números e percebi que a média das notas dos concludentes são superiores a de muitos cursos no Brasil. Embora tenha essa triste constatação dos concludentes terem em média nota inferior aos ingressantes. É fato que muitos alunos posicionam politicamente contrários ao enade. Mas, para ser honesto não tenho juízo de valor que possa entender tal disparate. Posso dizer que muitos daquela turma estão aprovados em concurso público aqui no estado do Piauí.

Quanto ao conceito 1, acredito que deva ser principalmente devido a questões físicas inapropriadas para funcionamentos dos cursos, falta de professores efetivos, materiais audiovisuais, bibliotecas. Como sabes, esses fatores de infraestruturas são importantes na construção do IGC.

Professor Nouga Cardoso Batista, vice-reitor da UESPI

Instituto de Ensino Superior Múltiplo
Município: Timon (MA)
Participantes no Enade: 148 alunos
Conceito Enade dos Ingressantes (até 5): 2,69
Conceito Enade dos Concluintes (até 5): 0,90
Professores mestres: 36%
Professores doutores: 5%


Justificativa

Por ocasião dos procedimentos de inscrição do ENADE 2008, parte dos alunos concluintes do Curso de Pedagogia, do Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM), em Timon-MA, por uma questão equivocada, foi inscrita como ingressante. Percebido o problema a administração do Instituto solicitou junto à Coordenação Geral do ENADE uma possível solução, obtendo como resposta que não haveria como reverter a situação. Dessa forma, os alunos concluintes inscritos como ingressantes, somados aos que realmente estavam ingressando, formaram um grupo maior do que o grupo de concluintes.

A administração do IESM considera esse incidente como fator determinante para que a média dos alunos ingressantes fosse superior a dos alunos concluintes, resultando, portanto, em nota mínima na Avaliação do ENADE, não coerente com a atual situação do curso e da instituição, uma vez que este obteve nota 4 (quatro) em sua Avaliação de Reconhecimento, realizada em 2008 e o IESM obteve nota 3 (três) na Avaliação Externa para fins de recredenciamento, realizada no início de 2009.

Rosilene Borges Gaspar de Melo, diretora geral do IESM

4. Faculdade Pan-Americana
Município: Castanhal (PA)
Participantes no Enade: 39 alunos
Conceito Enade dos Ingressantes (até 5): 1,98
Conceito Enade dos Concluintes (até 5): 0,69
Professores mestres: 21%
Professores doutores: 0%


Justificativa

A Faculdade Pan Americana não se manifestou oficialmente. Por telefone, comunicou a NOVA ESCOLA que a baixa nota obtida se justifica pela ausência de 50% dos alunos convocados para a realização da prova. O secretário acadêmico Lionel da Costa Soares afirmou que os alunos da universidade não assumiram a responsabilidade de se apresentarem para o exame, e que a nota dos alunos ingressantes foi maior que a dos concluintes pelo fato destes terem feito o exame em maior número.

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Publicado em NOVA ESCOLA Edição 231, Abril 2010.
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