Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Como interpretar os resultados da Prova Brasil

Uma das maiores dúvidas dos professores é entender o que são os níveis de competências divulgados como notas dos alunos na prova e qual seria o mínimo que as crianças precisam saber.

Os resultados da Prova Brasil são organizados em uma escala de oito níveis para atender a finalidade da avaliação - esclarecer a escola a respeito da proficiência em leitura de seus alunos e orientar a ação docente para que o conhecimento deles possa ser ampliado e aprofundado. Um nível é uma classificação utilizada para caracterizar as habilidades comuns a grupo de alunos que realizaram a avaliação, que permite a identificação de uma determinada competência comum a esse grupo. Esses níveis não são definidos antes de realizada a prova, procurando "encaixar" os resultados dentro dessa escala. Ao contrário, os resultados é que orientam a definição dos níveis. Os alunos são agrupados por competência constituída, por conhecimentos já adquiridos e capazes de serem mobilizados.

"É claro que nós deveríamos desejar que todas as crianças estivessem no nível máximo de habilidades, mas não é essa a metodologia usada pela prova", revela Gisele Gama, especialista em avaliações de larga escala. Para dar um referencial mínimo de habilidade, o Todos pela Educação definiu um nível desejável para os alunos ao final dos ciclos. Para a 4ª série (5º ano) em Matemática o nível mínimo deveria ser de 225 e, em Língua Portuguesa, 200. Já para a 8ª série (9º ano) em Matemática o nível deveria ser de 300 e em Língua, 275. "Essa definição não é oficial e serve apenas como um parâmetro para os gestores", ressalta Gisele.

Prova Brasil

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

 

Publicado em NOVA ESCOLA Edição 222, Abril 2011.
Comentários

 

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.