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A caixa-preta da Prova Brasil de Matemática

Com base em estudos sobre as questões do 5º ano / 4ª série, publicamos neste mês quais as habilidades que os alunos devem dominar e como desenvolvê-las

Iracy Paulina

Sua turma está pronta para a Prova Brasil? O exame que avalia o rendimento das escolas públicas do país será realizado de 9 a 27 de novembro. Com o objetivo de auxiliar os professores, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram em abril uma matriz de referência com as competências e habilidades que os alunos precisam dominar. Com a matriz relativa à 4ª série (5º ano) em mãos, um time de especialistas realizou um minucioso estudo sobre a prova. Nele estão contidas análises de questões e orientações didáticas. Utilizando esse material obtido em primeira mão, NOVA ESCOLA preparou duas reportagens sobre o tema. A primeira sobre Língua Portuguesa - publicada em maio - e esta, sobre Matemática. "O material deve servir como suporte aos professores, ajudando a elevar os níveis de aprendizagem", explica Gisele Gama Andrade, da Abaquar Consultores, coordenadora do estudo. 

A Prova Brasil é baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que, em Matemática, destacam quatro blocos de conteúdos: Espaço e Forma, Números e Operações, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação. Todos serviram de base para a criação de 28 descritores, que, como o próprio nome revela, descrevem as habilidades e competências a serem testadas. O maior número deles se refere ao bloco Números e Operações. "Em geral, os conteúdos desse tema são os mais trabalhados em sala nos quatro anos iniciais", explica Edda Curi, docente da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, e uma das autoras do estudo. "Na Prova Brasil, no entanto, as questões referentes aos quatro blocos são distribuídas de forma equilibrada." 

Para medir os níveis de aprendizagem, a avaliação propõe questões com diferentes graus de dificuldade mesmo dentro de um mesmo descritor. "Com isso, é possível saber até onde a formação foi aprofundada", explica Gisele. As questões são de múltipla escolha e as crianças têm que indicar a correta entre quatro ou cinco alternativas apresentadas. 

Nos quatro primeiros links ao lado, você encontra a análise de questões referentes a seis descritores de Matemática. Além disso, para que você possa melhorar a aprendizagem da garotada, orientações didáticas referentes a cada bloco foram preparadas por Edda Curi juntamente com Daniela Padovan, mestre em didática da Matemática e coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de São Paulo, e Priscila Monteiro, coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e formadora do projeto Matemática É D+, da Fundação Victor Civita (FVC), também coautoras do estudo do Inep.

ORIENTAÇÕES DO INEP

Exclusivo: aqui você poderá baixar um documento com orientações do Inep sobre a prova de Matemática para o 5o ano do Ensino Fundamental.

Prova Brasil

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Publicado em NOVA ESCOLAEdição 223, Junho 2009,
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