Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Ensino médio

Literatura

Pirandello: Entre farsa e realidade

Plano de aula de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, sobre leitura, destacando os elementos principais da prosa de ficção.

Jorge Semprún e o nazismo

Plano de Aulausa da literatura de Jorge Semprún para tocar em um tema difícil de abordar em sala de aula: o Holocausto

A trajetória de George Orwell

Plano de aula sobre a vida e obra do escritor bretão George Orwell

Os muitos eus de Fernando Pessoa

Os muitos eus de Fernando Pessoa

A Literatura de Moacyr Scliar

Plano de aula de Literatura sobre a obra de Moacyr Scliar.

Crítica literária no Brasil

Plano de aula de Literatura para Ensino Médio sobre o desenvolvimento da crítica literária brasileira.

Shakespeare: o poeta ilimitado

Plano de aula sobre Hamlet, de Willian Shakespeare

A representação do negro em Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato

Plano de aula de Literatura para Ensino Médio sobre a obra Caçadas de Pedrinho (1933), de Monteiro Lobato

A literatura de Mario Vargas Llosa

Plano de aula de literatura para Ensino Medio sobre Mario Vargas Llosa

A poesia de Ferreira Gullar

Plano de aula de Língua Portuguesa para Ensino Médio sobre o poeta Ferreira Gullar.

Estudo dos Heterônimos de Fernando Pessoa

Plano de aula de Língua Portuguesa para Ensino Médio sobre os heterônimos de Fernando Pessoa

A literatura de José Saramago

Plano de aula de Literatura para Ensino Médio sobre José Saramago

Dom Quixote e o romance moderno espanhol

Plano de aula de Literatura para Ensino Médio sobre Bom Quixote e a Literatura moderna espanhola

Alice e a literatura fantástica inglesa

Plano de aula de Literatura para Ensino Médio sobre o livro "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll

Estudo de personagens

Plano de aula de Língua Portuguesa para Ensino Médio sobre construção de personagem

Jane Austen e a literatura inglesa

Plano de aula de Literatura para Ensino Médio sobre a obra de Jane Austen e a influência dela no contexto atual

O grande sertão de Guimarães Rosa

Plano de aula de Literatura para Ensino Médio sobre Guimarães Rosa

Crônica: a arte da vida na sala de aula

Plano de aula do Ensino Médio de Língua Portuguesa. Proponha uma atividade que leve os alunos a descobrir qual assunto despertaria seu interesse para a leitura e transforme isso em textos

Caso de polícia?

Plano de Aula do Ensino Médio de Literatura e Língua Portuguesa. Mostre à turma que o ciúme, personagem de crônicas policiais e literárias, faz parte da condição humana

Literatura regionalista e universal

Plano de aula de Literatura para Ensino Médio sobre as diferenças e semelhanças entre literatura regionalista e universal.

Que gênero literário é esse?

Plano de aula de Literatura para Ensino Médio sobre gêneros literários e sobre como cultura e consumo confundem-se na sociedade contemporânea.

Para além dos livros

Mostre que grandes clássicos literários podem ganhar outras formas de expressão

Um sarau no século XXI

Mostre uma faceta pouco divulgada de Machado de Assis: a de poeta

Viajando nas letras

Apresente a literatura de viagem à seus alunos ensine-os a produzir textos deste gênero

Retratos na parede

Revele quais foram os escritores que retrataram bem os seus países de origem

Frases imortais

Apresente as obras de Machado de Assis e Nelson Rodrigues, revelando as principais características de cada um desses autores

Um livro aberto

Indique a leitura de obras póstumas de autores consagrados e proponha uma reavaliação desses escritores

Anos turbulentos

Explique como a I Guerra Mundial e a Crise de 29 influenciaram a produção literária mundial

Farpas afiadas

Explique o gênero satírico e mostre obras de alguns escritores que dominam esse tipo de literatura

Autobiografia: ficção ou documento?

Promova uma debate sobre a validade histórica das autobiografias

Traduzir é preciso

Informe que há escassez de traduções brasileiras para obras importantes da literatura mundial

Cultura de orelha

Teste os alunos a respeito dos livros que eles ainda não leram

Luzes, câmera... realidade!

Discuta com os alunos sobre a influência de pesquisas tecnocientíficas no enredo de obras da literatura e no cinema

Hipogrifos e poodogálmatas

Revele que muitas vezes os homens usaram características de seres conhecidos para explicar aquilo que não conheciam

Para envolver e convencer

Apresente trechos de livros de auto-ajuda e estimule os alunos a identificarem características comuns a esse gênero textual

Nova alvorada dos machos

Examine com os alunos os clichês irônicos usados na literatura para descrever os homens

Até a geração dos ficantes sente ciúme

Estimule a turma a refletir sobre as relações amorosas contemporâneas e discuta o ciúme a partir de obras literárias inspiradas neste sentimento

Volumes subversivos

Provoque uma reflexão sobre os motivos que fizeram algumas obras literárias serem proibidas por regimes autoritários

Não ao politicamente chato

Discuta em sala de aula as mudanças nas letras de antigas canções folclóricas

Caio Fernando Abreu: leitura obrigatória

Apresente aos alunos a obra do escritor Caio Fernando Abreu

Ensine que nem todo texto picante precisa ser pornográfico

Ensine a diferença entre erotismo e pornografia

Investigue as relações entre textos literários e realidade

Discuta com os alunos as relações entre mercado e produção literária

Para fugir da triste realidade

A aula demonstra as caratcterísticas do Arcadismo na literatura brasileira através da reflexão de Lya Luft sobre o poema de Manuel Bandeira.

O diálogo entre os textos

Explique aos alunos os diferentes tipos de relação que se estabelecem entre as obras literárias e artísticas ao longo dos anos e discuta o conceito de plágio

Para a ficção, realidade é só cenário

Explore a relação entre os fatos da realidade e do cotidiano e a maneira como eles são aproveitados na literatura, no cinema e nas artes em geral.

A poesia multiplicada em Pessoa

Apresente aos alunos a poesia fascinante de Fernando Pessoa e seus três heterônimos e discuta a criação literária.

Vitamine sua turma com os clássicos

Discuta com a turma a "utilidade" da leitura e utilize o texto irônico de VEJA para falar sobre a importância de ler os clássicos da literatura

Faça a classe pensar na ciência

Discuta as relações entre a fantasia da ficção científica e novas descobertas dos pesquisadores

Vitamine sua turma com os clássicos

Plano de aula sobre o uso da ironia na linguagem jornalística. Enfoque também para leitura de clássicos literários.

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.