Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Professores de São Caetano do Sul já se preparam para a Prova Brasil

Programa de formação da cidade organiza grupo que ajuda os docentes a preparar os alunos para a avaliação

Paula Sato

Programa de formação da cidade criou um grupo para discutir a Prova Brasil
Programa de formação da cidade criou um grupo 
para discutir a Prova Brasil. Foto: Paula Sato

Em outubro deste ano, os estudantes de 5º e 9º anos da rede pública fazem a Prova Brasil em todo o país. Em São Caetano do Sul, na grande São Paulo, município que tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil, os professores já começaram a se preparar para ajudar seus alunos a conquistar bons resultados. A Secretaria de Educação organizou uma série de encontros para apresentar e discutir a prova com os professores de Língua Portuguesa e Matemática do 5º ano. É a primeira vez que os alunos da rede participam da avaliação. Hoje, São Caetano tem 16 escolas municipais de Ensino Fundamental e 74 professores que ensinam Língua Portuguesa e Matemática para o 5º ano. Destes, 67 docentes estiveram na primeira reunião do Grupo da Prova Brasil, que aconteceu no dia 14 de maio.

Os encontros fazem parte do programa de formação da cidade e não são obrigatórios, mas todos os professores de 5º ano são convidados. "O trabalho que eles fazem em sala de aula já é preparatório porque a base teórica da prova é a mesma das nossas formações. Mas a gente quer ajudar ainda mais os professores para que eles possam preparar os alunos especificamente para a Prova Brasil", diz Mariana Breim, da equipe de direção do Centro de Formação do Ensino Fundamental de São Caetano do Sul. 

Simulado da Prova Brasil
O primeiro passo para que os professores saibam o que precisam trabalhar em sala será um simulado, que acontecerá no final de maio. A avaliação elaborada pela Secretaria de Educação será aplicada nos mesmos moldes da Prova Brasil (os critérios da avaliação estão disponíveis no site http://provabrasil.inep.gov.br). Esse simulado vai servir para diagnosticar com clareza em quais conteúdos é necessário investir. A partir de então, os capacitadores do programa de formação poderão analisar e discutir com os professores as condições didáticas necessárias para trabalhar esses conteúdos.

O Grupo da Prova Brasil terá reuniões semanais até a data da avaliação. Em uma semana, o capacitador discute as questões de matemática e, na semana seguinte, é a vez de trabalhar a área de língua. Será uma oportunidade para que os professores tirem dúvidas, reflitam sobre os conteúdos e elaborem estratégias para melhorar o desempenho da classe. "O programa ajuda os professores a organizar sua rotina e garantir que, além dos conteúdos curriculares, também estejam previstos nas atividades os conteúdos que vão cair na prova. A rede espera resultados, mas está oferecendo aos docentes a ajuda necessária", afirma Mariana Breim.

Prova Brasil

Afonso Martins Andrade - Postado em 20/05/2009 17:17:13

Não entendi os comentários e criticas feitos pela leitora. Contudo acredito que a prefeitura de São Caetano do Sul da um passo importante na melhora de qualidade do ensino oferecido aos seus municipes. Os programas de formação continuada tem buscado oferecer soluções aos problemas enfrentados pelo sistema educacional no que tange a requalificação do corpo docente. Logo, a continuidade do programa irá garantir a São Caetano do Sul não só o melhor IDH, mas também o melhor IDEB. Parabéns pela iniciativa.

CELINA ROQUE - Postado em 17/05/2009 23:56:20

Meus DEUS! SE VOCÊ EXISTE, FAÇA JUSTIÇA AGORA! basta de diálogos e debates estúpidos! ONDE CADA QUAL DEFENDE O SEU MISERÁVEL SALÁRIO! E POUCO SE IMPORTA COM A VERDADEIRA EDUCAÇÃO! O QUE É EDUCAÇÃO, NO SEU VERDADEIRO SENTIDO? JESUS CRISTO! ACORDE! DÊ VISÃO AOS CEGOS, CORAGEM AOS FRACOS, inteligência,como ao ALEXANDRE O GRANDE, NO SEU ENTERRO. O ser humano se destaca dos "animais" pela sua capacidade de raciocínio epensar! Será verdade? Então, porque com tantos pedagogos e filósofos da antiguidade com idéias que funcionam, não são reconhecidos ? qual é o objetivo? estamos enganando à quem? E PORQUE? PARA QUE? QUANDO SEREMOS VERDADEIRAMENTE AUTÊNTICOS? QUANDO NÃO MAIS TEMEREMOS O ADVERSÁRIO? A MALDITA IGNORÃNCIA QUE NOS É IMPOSTA PELA EDUCAÇÃO? CELINA ROQUE.

Publicado em Maio de 2009,
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.