Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Como corrigir os erros dos alunos com o objetivo de ajudá-los a avançar

Uma boa correção de provas é aquela em que o professor trabalha os resultados da classe para orientar a melhor forma de superar as dificuldades

Beatriz Santomauro

Página de > >|
=== PARTE 1 ====

Você aplica uma prova, estabelece critérios para a correção, soma o valor de cada questão, atribui uma nota final, comunica o resultado à turma e... O que vem depois? Se a opção for seguir adiante com novos conteúdos, a avaliação não terá cumprido boa parte de seu papel. A riqueza de informações obtidas com base nas provas permite ao professor entender em que estágio de desenvolvimento o grupo se encontra. Para os estudantes, é um bom momento para rever os erros e avançar naquilo que ainda não foi, de fato, aprendido. "Faz toda a diferença analisar as dimensões dos equívocos. Isso auxilia na indicação daquilo em que cada um precisa evoluir e como trabalhar para alcançar melhoras", explica Jussara Hoffmann, consultora de avaliação e professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para aproveitar essa oportunidade ao máximo, o primeiro passo é organizar as informações a serem interpretadas. Anote num diário os dados sobre o desempenho de cada aluno, tomando o cuidado de dividir os erros por categorias (leia na página seguinte o exemplo dos tipos mais comuns em Matemática). Ao fazer isso, você conseguirá um panorama dos problemas mais recorrentes. Já é possível começar a planejar a ação.

=== PARTE 2 ====
=== PARTE 3 ====

Continue lendo a reportagem

Página de > >|

Benedito Borel da Conceição - Postado em 06/06/2010 22:36:49

Com o obetivo de ajudá-los trabalho os erros no quadro de giz, com fins especificos de trabalhar o erro e incentivá-los a encarar o erro com forma de aprendizagem, alem de tralahar a inclusão do sujeito a confiaça no professor.

Eudalia Moreira de Sampaio - Postado em 27/04/2010 21:58:09

Já realizo a correção, não só das avaliaçoes, mas também de outras atividades, como estudo do texto,estudo gramatical e ortografia, é sempre muito proveitoso corrigir os erros de nossos alunos e eles com certeza aprendem muito com os seus erros. Eudalia Moreira de Sampaio- Professora- Moraújo-Ceará

Mírian da Conceição Renna Rodrigues - Postado em 27/04/2010 10:45:51

Nós professores deLíngua Inglesa temos pouco tempo para corrigirmos os erros de nossos alunos, mas procuro corrigir as provas oralmente e no quadro, pedindo que cada aluno comente o que errou e por que ele acha que na hora da prova ele respondeu daquela forma. Assim, o aluno que participa dos questionamentos tem a oportunidade de crescer no conteúdo ,além de ajudar aos colegas que não gostam de fazer comentários



Leia todos
Publicado em NOVA ESCOLAEdição 231, Abril 2010,
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.