Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Sequência Didática

Reconhecer a porcentagem como representação da fração

Objetivo
- Reconhecer o significado da porcentagem como representação da fração de uma quantidade.

Flexibilização para deficiência intelectual
Estabeleça objetivos específicos (de acordo com o desenvolvimento do aluno) para analisar a aprendizagem individualmente.

Conteúdo
- Porcentagem como representação de uma fração decimal.

Tempo estimado
Três aulas.

Anos
4º e 5º

Material necessário
Cópias dos quadriculados da 2ª e da 3ª etapas e cartaz com diferentes frases em que apareça o símbolo %.

Desenvolvimento
1ª etapa
Com os alunos organizados em duplas, inicie a aula entregando para cada uma as figuras abaixo: 

 

Flexibilização para deficiência intelectual
Faça dupla com o estudante ou o agrupe a um colega que favoreça sua atuação e aprendizagem.

Peça que os alunos comparem as partes pintadas e que as expressem com frações. É esperado que, na primeira situação, eles indiquem 1/2 e, na segunda, 50/100.

Flexibilização para deficiência intelectual
Retome com o aluno o registro da fração - o que representamos no numerador e no denominador. Dê alguns exemplos para que ele aplique seus conhecimentos sobre o conteúdo.

Enquanto os alunos resolvem a atividade proposta, percorra as duplas para observar os registros que estão sendo realizados. Observe também se há alunos que realizam a comparação da parte pintada no primeiro quadrado com a parte pintada no segundo. Nesse caso, faça uma intervenção pedindo que eles realizem uma nova leitura do que a atividade propõe, comparando o registro que eles fizeram com a questão proposta. Organize um momento de discussão coletiva do resultado encontrado pelas duplas e registre-os no quadro. Questione se os registros matemáticos que se referem à comparação da parte com o todo estão representados por um mesmo número. Peça que a garotada compare os quadrados pintados, justapondo-os. Instigue-os a explicar o que ocorre com as representações pictóricas. Observe se na explicitação dos alunos aparece a afirmação de que, apesar da comparação das partes com o todo serem indicadas por frações diferentes, elas se equivalem.

2ª etapa
Entregue para cada criança uma cópia dos quadrados representados a seguir: 

 

Pergunte aos alunos quais são as frações que relacionam a parte pintada, em cada quadrado, com o todo. Em seguida, peça que comparem os registros realizados com os quadrados representados para estabelecer relações entre eles. Na conclusão desta etapa, é esperado que as crianças reconheçam a equivalência entre as escritas 1/4 e 25/100.

Flexibilização para deficiência intelectual
Observe como o aluno realiza a contagem dos quadradinhos do diagrama acima e à esquerda. Se houver dificuldade, oriente-o a riscar os 10 quadradinhos da primeira linha, conforme for contando, e o acompanhe na contagem de 10 em 10 do restante das fileiras.

3ª etapa
Disponha no quadro um cartaz com diferentes frases em que aparecem o símbolo %. Diga que há um símbolo matemático presente em todas e pergunte se eles identificam que símbolo é esse. Explique que o sinal % significa por cento e que porcentagem indica uma parte em relação a 100. Pergunte como representar em porcentagem 1/100; 7/100; 40/100 etc.

Flexibilização para deficiência intelectual
Ao apresentar essas frações, adapte um registro com os diagramas ao lado de cada fração, deixe as primeiras para que ele complete o numerador e as últimas o denominador.

4ª etapa
Exponha novamente o cartaz exibido na 3ª etapa, retome as informações sobre porcentagem e pergunte como representar a fração 25/100. Questione os alunos se 1/4 pode ser representado por 25%. Ouça as opiniões dos alunos e analise, junto com eles, cada hipótese. A conclusão deve ser a de que é possível registrar ambas as frações como 25%, pois se equivalem.

Flexibilização para deficiência intelectual
Converse com o aluno e explique a importância de se dedicar ao que será proposto pelo professor. Proponha exercícios semelhantes ao anterior para que desenvolva a contagem, o registro e a leitura de frações.

5ª etapa
Com a turma dividida em duplas, forneça valores na forma porcentual "rasa" - por exemplo, 10%, 20% etc. - e peça aos alunos que encontrem sua representação fracionária. Lembrese de que eles podem apresentar diferentes registros: para 20%, 20/100, 2/10 ou 1/5. Socialize as respostas.

Flexibilização para deficiência intelectual
Apresente diferentes frações para que sejam relacionadas aos diagramas correspondentes e frações equivalentes que provoquem seu raciocínio.

Avaliação
Observe se a garotada compreendeu as seguintes relações: 50% equivale a 1/2, 25% corresponde a 1/4 e 10% é equivalente à décima parte. Essas relações são fundamentais para o aprendizado de porcentagem.

Consultoria Andréia Silva Brito
Da EEEFM Carlos Drumond de Andrade em Presidente Médici, a 412 quilômetros de Porto Velho.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.