Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Plano de Aula

5.2.2 Quem venceu?

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Tudo sobre

Objetivos
- Resolver problemas de adição e subtração em situações correspondentes a novos significados por meio de diferentes estratégias e posterior comparação das mesmas.
- Reconhecer a operação de subtração como uma estratégia possível para resolver certos tipos de problemas.

Conteúdo
- Problemas envolvendo a ideia de comparação e de combinação de medidas com incógnita na composição.

Anos
3º e 4º.

Tempo estimado
Uma aula.

Material necessário
Cópias da tabela abaixo, papel e lápis.

Desenvolvimento
Reproduza os dados da tabela abaixo numa cartolina e fixe-a na sala de aula. Distribua cópias reduzidas para os alunos fazerem anotações.

Primeiramente, proponha o seguinte problema para os estudantes: você é da equipe azul. Ela ganhou? 

Neste problema de combinação de medidas, sugira que os alunos calculem o saldo das equipes por aproximação, já que os números redondos favorecem esse tipo de estratégia. 

Os alunos precisam comparar os valores para chegar à resposta. 

Agora, proponha este problema: qual é a diferença de pontos entre a equipe vencedora e a perdedora? E em relação ao segundo colocado? 

A solução aqui é buscar a diferença exata (relação entre medidas ou comparação) entre os valores finais encontrados na resposta anterior. Os alunos devem explicar que raciocínio seguiram e como chegaram aos resultados. 

Por fim, sugira para a turma o seguinte problema: quantos pontos deveria ter feito a equipe vermelha na última rodada para se igualar ao vencedor? 

As crianças terão de encontrar o resultado das três primeiras jogadas e comparar com o total de pontos do vencedor para encontrar a diferença esperada.

Avaliação
Atividades como essas colocam os estudantes frente à tarefa de comparar resultados e utilizar estratégias de cálculo para buscar a diferença exata para solucionar o desafio. A discussão em torno das estratégias utilizadas é um tarefa potente para afastar aquelas perguntas que os professores não querem mais ouvir: "É de mais ou de menos?" 

Oriente os alunos para que resolvam do jeito deles, fazendo anotações que depois serão discutidas por todo o grupo. Depois proponha problemas para que usem a subtração e explore as várias possibilidades apresentadas por eles.

Fonte Atividade adaptada de propostas da educadora argentina Patricia Sadovsky

Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano

Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano

 

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
Compartilhe
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.