Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Ensino Fundamental - Matemática

Prática pedagógica

  • Texto
  • Plano de Aula
  • Vídeo
  • Áudio
  • Jogo
  • Animação
  • Galeria

O jeito certo de ensinar a função afim

Reportagem sobre o projeto desenvolvido pela professora Rosilene Fagundes para ensinar função afim para os alunos do 8º e 9º anos.

Geometria das transformações

Reportagem da série com Temas Desafiadores sobre como ensinar geometria das transformações.

Temas desafiadores da Matemática

Série especial sobre os conteúdos mais complexos da Matemática do 6º ao 9º ano

Geometria para pensar

Reportagem sobre a importância de trabalhar a descrição de figuras geométricas e o vocabulário específico da geometria.

O que são números racionais?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre números racionais.

Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios

Reportagem sobre o cálculo de probabilidades diante de acontecimentos incertos ou aleatórios.

O que é algoritmo?

Resposta de NOVA ESCOLA sobre a questão do leitor sobre algoritmo.

Produtos notáveis

Reportagem da série com Temas Desafiadores sobre como ensinar operações envolvendo produtos notáveis.

Qual a utilidade de ensinar unidades de medidas que as crianças pouco utilizam?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre o ensino de unidades de medidas.

Diferentes usos das frações

Reportagem sobre como ensinar diversos empregos para representações fracionárias.

Como iniciar o trabalho com geometria?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre a introdução de geometria.

Rosilene Anevan Fagundes

Resumo do projeto de Matemática da professora Rosilene Anevan Fagundes, vencedora do Prêmio Victor Civita 2010.

Generalizações algébricas

Reportagem sobre como ensinar generalizações algébricas para os alunos do 6º ao 9º ano.

A calculadora deve ser usada em sala de aula?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre calculadora na sala de aula.

Teorema de Tales: proporção aplicada à Geometria

Reportagem sobre como ensinar as aplicações do Teorema de Tales.

Problemas de proporção

Reportagem sobre como ensinar proporcionalidade.

Como ensinar os alunos a antecipação de resultados

Reportagem sobre como ensinar estratégias de antecipação de resultados.

Assim não dá! Ensinar o algoritmo antes do cálculo

Comentário da NOVA ESCOLA sobre o ensino do algoritmo antes do cálculo.

Estatísticas bem trabalhadas

Reportagem sobre como ensinar a coleta, organização e interpretação de dados estatísticos.

Estratégias eficientes para ensinar o conceito de ângulo

Reportagem de sala de aula sobre estratégias eficientes para o ensino do conceito de ângulo.

Trabalho inicial com raizes de números exatos

Reportagem sobre o trabalho incial com raiz quadrada de números exatos.

Fórum sobre avaliação inicial em Matemática

Fórum sobre avaliação inicial em Matemática

Assim não dá! Ensinar os números um a um aos pequenos

Resposta de NOVA ESCOLA sobre o ensino do sistema de numeração na Educação Infantil e nas séries iniciais.

Diagnóstico em Matemática: você sabe o que eles já sabem?

Reportagem sobre como fazer o diagnóstico dos conhecimentos dos alunos sobre matmética

Problemas matemáticos sem problemas

Reportagem sobre leitura e interpretação de enunciados de problemas, tabelas e gráficos

Expectativas de aprendizagem em Matemática - 6º ao 9º ano

Expectativas de aprendizagem em Matemática para 6º a 9º ano do Ensino Fundamental

Ampliando os horizontes na EJA

Reportagem sobre as situações didáticas para o Ensino de Matemática para turmas do 1º e 2º anos da EJA.

Cultura africana e geometria

Reportagem sobre a abordagem da cultura africana nas aulas de Matemática

Problemas com cálculo de tempo

Reportagem sobre o cálculo de duração de eventos para o 4º e 5º ano.

Prova Brasil 9º ano: Tratamento da informação

Análise das questões de Matemática, relacionadas a Tratameno da informação para o 9º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil 9º ano: Números e operações/Álgebra e funções

Análise das questões de Matemática, relacionadas a Números e operações/Álgebra e funções para o 9º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil 9º ano: Grandezas e medidas

Análise de uma questão de Matemática, relacionadaa a Grandezas e Medidas para o 9º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil 9º ano: Espaço e forma

Análise das questões de Matemática, relacionadas a Espaço e Forma para o 9º ano do Ensino Fundamental

Professora Nota 10 mostra como ensinar ângulos à turma

Apresentação de Andréia Betina Legatzky Klitzke, vencedora do Prêmio Victor Civita - Professora Nota 10, em 2009. Seu projeto foi sobre Matemática (ângulos)

100% aprendizagem

Reportagem de Matemática sobre como trabalhar o conteúdo de porcentagem com turmas de 6º e 7º anos

Multiplicar e dividir o tempo todo

Reportagem da revista NOVA ESCOLA sobre diferentes estratégias para ensinar multiplicação e divisão para os alunos Ensino Fundamental I.

A incógnita pode estar em qualquer parte do enunciado

Reportagem da revista NOVA ESCOLA sobre problemas em que a incógnita não aparece no final da operação, estimulando o aluno a pensar diferentes caminhos para chegar à solução.

Cálculo mental não é chute

Reportagem da revista NOVA ESCOLA sobre como ensinar a resolver problemas utilizando o cálculo mental como estratégia no Ensino Fundamental I.

Diversos jeitos de ensinar os números

Reportagem da revista NOVA ESCOLA sobre diferentes práticas de ensino das características do sistema numérico decimal nas séries iniciais do Ensino Fundamental I.

Memorização e cálculo

Reportagem sobre memorização de resultados matemáticos no Ensino Fundamental 1.

O ensino da álgebra

Reportagem de Matemática sobre como introduzir a álgebra para turmas de 6º e 7º anos, utilizando os conhecimentos aritméticos.

Números bem tratados

Reportagem sobre atividade para turmas iniciais que introduz conceitos de tratamento da informação, em Matemática.

Atividades de cálculo mental na formação continuada

Lista de atividades de cálculo mental com números naturais.

Ferramentas tecnológicas nas aulas de Matemática

Reportagem mostra como usar recursos tecnológicos nas aulas de Matemática.

Prova Brasil: Tratamento da informação

Reportagem que analisa questões de Matemática da Prova Brasil para a 4ª série.

Prova Brasil: Grandezas e Medidas

Reportagem que analisa questões de Matemática da Prova Brasil para a 4ª série.

Prova Brasil: Números e Operações

Reportagem que analisa questões de Matemática da Prova Brasil para a 4ª série.

Prova Brasil: Espaço e Forma

Reportagem que analisa questões de Matemática da Prova Brasil para a 4ª série.

Esportes, como futebol, podem ser usados para ensinar Matemática?

Reportagem sobre como usar o sistema de pontos do Campeonato Brasileiro para ensinar conteúdos de matemática

Contas do cotidiano

Reportagem mostra prática implementada por professora que ensina matemática na prática

Cálculo pensado

O professor Ademir Pereira Junior, Educador Nota 10 de 2008, ensinou os alunos do 6º ano a elaborar e compartilhar estratégias de cálculo mental e eleger a mais adequada

Sem medo de contas e equações

Reportagem fala sobre os vencedores das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas.

Os pequenos já resolvem problemas

Reportagem mostra como os pequenos da Educação Infantil são capazes de responder questões envolvendo números.

Para contar aos bilhões

Reportagem mostra como ensinar números grandes para as turmas de 6° e 7° anos, estudando populações como a chinesa.

Multiplicação e divisão a toda hora

Reportagens com casos reais de professores que realizam atividades de campo multiplicativo com suas turmas de Matemática

Atividades de campo multiplicativo

Sugestões de atividades sobre o campo multiplicativo.

Problemas complexos, mas não impossíveis

Reportagens com casos reais de professores que realizam atividades sobre campo aditivo com suas turmas de Matemática.

Atividades sobre o campo aditivo

Sugestões de atividades de adição e subtração para trabalhar o campo aditivo em Matemática.

Chute, não!

Reportagem com casos reais de professores que realizam atividades de cálculo mental com suas turmas de Matemática.

Atividades de cálculo mental

Sugestões de atividades de cálculo mental.

Um ''onzilhão'' de possibilidades

Reportagens com casos reais de professores que realizam atividades sobre sistema de numeração com suas turmas.

Atividades sobre sistema de numeração

Sugestões de atividades para ensino de sistema de numeração, base de todas as operações matemáticas.

Com aulas de nutrição, escola paulista torna as aulas de Matemática mais saborosas

Reportagem mostra como ensinar estatística e álgebra em aulas de nutrição.

Manobra bem calculada

Reportagem mostra o Vaga Certa, um jogo matemático com carrinhos e garagens, que vai ajudar a criançada a aprimorar sua capacidade de raciocínio.

Professora ensina formas planas e não-planas à turma

Reportagem mostra atividades de Matemática de uma professora de Guarulhos (SP), que utiliza a construção e a desconstrução de objetos para mostrar aos alunos da 4a série as características de figuras geométricas.

Mostre aos alunos os conceitos de direção e dimensão

Reportagem mostra como a classe pode aprender na aula de Matemática a se orientar no espaço e saber do nome de figuras planas e tridimensionais. Veja também entrevista com o professor Héctor Ponce.

Um dia após o outro no calendário

Reportagem mostra como usar o calendário para ensinar a turma de 1ª série a contagem do tempo.

Batalhas numéricas

Reportagem apresenta dois jogos matemáticos em que a turma da pré-escola aprende sobre o sistema numérico.

Geometria eficaz

Reportagem sobre o Prêmio Victor Cívita, Educador Nota 10 na categoria Matemática, em 2008. Texto sobre a professora Andréia Silva Brito, que desenvolveu projeto de geometria para alunos do 6o ano em Rondônia.

Contas de cabeça

Reportagem sobre o Prêmio Victor Cívita, Educador Nota 10 na categoria Matemática, em 2008. Texto sobre o professor Ademir Pereira, que desenvolveu projeto de cálculo mental com alunos da 5a série, em Maringá (PR).

A calculadora libera a turma para pensar

Reportagem fala sobre o bom uso da calculadora nas aulas de Matemática.

Receita bem calculada

Reportagem mostra como os alunos podem aprender o que é lucro e prejuízo com a venda de lanches na escola.

Observação da realidade e criação de figuras geométricas

Reportagem mostra como alunos de 6ª série podem aprendem sobre mosaicos ao observar exemplos na natureza e em decorações de construções históricas.

Todas as contas num punhado só

Reportagem apresenta uma turma da 1a série de uma escola gaúcha, que aprendeu as quatro operações matemáticas ao mesmo tempo com jogos divertidos e simples.

Um debate animado sobre frações

Reportagem traz sugestões para ensinar frações às turmas do 1º ao 5º ano.

Introdução aos números racionais

Entrevista com a professora Claudia Broitman, da Universidade Nacional de La Plata, que fala sobre o aprendizado dos números racionais e frações.

Da cabeça ao caderno

Reportagem fala sobre cálculo mental em aulas de Matemática para jovens e adultos.

A Matemática do pega-varetas

Reportagem mostra que um simples jogo, como o pega-varetas, pode ensinar os alunos o conceito de vivisibilidade.

Sem medo dos números negativos

Reportagem traz como sugestão uma régua operatória para ajudar a ensinar os alunos a entender os números negativos e a escala númerica nas aulas de Matemática.

Na medida certa

Reportagem mostra como estudar proporções montando maquetes nas aulas de Matemática.

Caça ao tesouro ajuda a ensinar ângulos

Reportagem mostra como uma brincadeira, como a caça ao tesouro, faz com que os alunos aprendam noções de direção e de ângulos nas aulas de Matemática.

Alfabetização estatística

Reportagem mostra como ensinar os alunos das séries iniciais a coletar dados e organizar gráficos.

Professor mostra como a Geometria está presente na cultura indígena

Reportagem traz sugestões sobre como ensinar geometria observando a natureza, a arquitetura e as artes.

Cálculo mental: quanto mais diversos os caminhos, melhor

Reportagem sobre como abordar o cálculo mental nas aulas de Matemática.

Cinco sextos por vinte-avos?

Reportagem mostra que é importante estabelecer relações da disciplina de Matemática com outras áreas do conhecimento.

Vamos às compras

Reportagem traz como sugestão a simulação de compras e vendas na escola para trabalhar conteúdos de soma e subtração nas aulas de Matemática.

Números grandes para os pequenos

Reportagem fala sobre como ensinar a turma de 6 anos a aprender os números acima de 10.

Número resumido

Reportagem sobre a melhor maneira de ensinar potenciação a alunos do Ensino Fundamental 2

As situações didáticas de Matemática

Reportagem mostra como o professor de Matemática pode ensinar a turma a criar estratégias para chegar à resolução de um problema.

A Matemática do futebol

Reportagem mostra que é possível usar o jogo de futebol como tema nas aulas de Matemática. Os alunos podem, por exemplo, calcular estatísticas de número de passes e de gols.

Educação fiscal é lição de cidadania e de Matemática

Reportagem sobre educação fiscal nas aulas de Matemática. Os alunos aprendem a calcular os impostos dos produtos que compram.

Conceito e gráfico da função afim

Sequência didática para aprofundar o conceito da função afim com alunos do 9º ano

Discutir estratégias para resolver problemas

Atividade permanente para ensinar os alunos de 2º e 3º anos a socializar diferentes procedimentos de cálculo.

Interpretação de enunciados de problemas

Atividade permanente para ensinar os alunos de 2º e 3º anos a interpretar problemas.

Função afim na resolução de problemas

Sequência didática para construir e analisar graficamente as funções afins.

Jogo de cartas Supertrunfo e sistema de numeração decimal

Projeto didático de produção de um jogo de Supertrunfo para trabalhar as propriedades do sistema de numeração decimal com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Geometria da transformação: homotetia de figuras planas

Sequência didática para refletir sobre o conceito de homotetias de figuras planas, ou seja, como é a relação de semelhança entre figuras que foram ampliadas ou reduzidas.

Geometria da transformação: translação de figuras planas

Sequência didática para refletir sobre o conceito de translação de figuras planas.

Geometria da transformação: rotação de figuras planas

Sequência didática para refletir sobre o conceito de rotação de figuras planas.

Geometria da transformação: reflexão de figuras planas

Sequência didática para refletir sobre o conceito de reflexão de figuras planas.

Medida de massa: quanto pesa este recipiente?

Sequência didática sobre as medidas direta e indireta de massa, com base no peso de um recipiente vazio.

Relação entre medidas com análise das informações de embalagens

Sequência didática sobre a relação entre medidas e análises das informações contidas nas embalagens, - como peso, preço e quantidade - para verificar as representações decimais.

Como medir áreas

Sequência didática mostra que a medida de áreas envolve a comparação entre duas grandezas da mesma natureza.

Geometria: cobrir desenhos e identificar características de figuras

Sequência didática de Matemática para identificar as características das figuras geométricas e as relações entre elas.

Poliedros e corpos redondos

Sequência didática de Matemática poliedros e corpos redondos, para alunos do 4º e 5º anos.

Cópia de figuras geométricas

Sequência didática de Matemática para investigar relações em formas geométricas.

Problemas de divisão com o jogo "Quem dirá 20?"

Sequência didática propõe o jogo "quem dirá 20?" para trabalhar diferentes abordagens da divisão.

Reconhecer a porcentagem como representação da fração

Sequência didática de Matemática sobre reconhecimento da porcentagem como representação da fração de uma quantidade.

Estratégias para resolver problemas de combinatória

Plano de aula ajuda alunos a construir estratégias eficientes para resolver problemas de combinatória

Operações com frações

Sequência didática para alunos do 4º e 5º anos sobre operações com frações.

O uso das moedas e os números decimais

Sequência didática emprega moedas para ajudar os alunos a compor números decimais.

Relação das frações com o inteiro

Sequência didática de Matemática sobre as relações das frações com o inteiro

Medida de tempo no calendário

Atividade permanente sobre a identificação da passagem do tempo com base na medição pelo calendário.

Jogo do sítio: localização de objetos e relações espaciais

Sequência didática de Matemática para reproduzir o cenário de um sítio e localizar objetos em função das relações espaciais.

Cópia de um quadrado

Sequência didática para identificar relações entre os elementos de um quadrado

Composição e reprodução de figuras geométricas

Sequência didática para resolver problemas envolvendo as características da figuras geométricas.

Exploração de sólidos geométricos

Sequência didática para que os alunos compreendam as propriedades básicas dos sólidos geométricos.

Polígonos nos sinais de trânsito

Sequência didática de Matemática sobre a identificação de polígonos e a identificação de formas geométricas nos sinais de trânsito.

Tangram e a geometria de figuras planas

Sequência didática de Matemática sobre o Tangram e a geometria de figuras planas.

Representação gráfica do espaço

Sequência didática sobre a leitura e interpretação de informações matemáticas em representações gráficas.

Características das figuras geométricas

Sequência didática de Matemática fala sobre as características das figuras geométricas para alunos do 1º ao 3º ano.

Jogo de bingo e as regularidades do sistema de numeração

Sequência didática de Matemática traz um jogo de bingo para melhorar a interpretação dos números.

Probabilidade: a sorte está lançada

Sequência didática sobre probabilidade e análise combinatória utilizando um jogo de dados.

Produtos notáveis: o quadrado da soma

Sequência didática para traduzir informações geométricas para linguagem algébrica, aplicando produtos notáveis.

Intercalar racionais e estabelecer equivalência entre frações

Sequência didática para estabelecer relações de equivalência entre diferentes frações

Generalizações e cálculos algébricos

Sequência didática para

Teorema de Tales em várias situações

Sequência didática para usar o Teorema de Tales na resolução de problemas.

Quebra-cabeça da proporcionalidade

Sequência didática para encontrar a constante de proporcionalidade de um problema.

Antecipando resultados

Sequência didática para estimar, antecipando resultados aproximados sem calcular a resposta exata.

Introdução ao estudo de gráficos

Plano de aula de Matemática para séries iniciais do Ensino Fundamental sobre construção de gráficos

Estatística: medidas de tendência central de pesquisa

Sequência para analisar o uso de medidas de tendência central de pesquisa (média, mediana e moda).

O papel dos ângulos

Sequência didática para conhecer ângulos, suas unidades e instrumentos de medida.

Velocidade média

Sequência didática mostra como definir o conceito de velocidade média, uma razão entre duas grandezas.

Raiz quadrada exata

Sequência didática sobre o trabalho inicial com raiz quadrada, explorando a área da figura geométrica quadrado.

Leitura de problemas com frações e anotações

Plano de aula para o aluno adotar procedimentos de leitura para compreensão de enunciados de problemas matemáticos

Generalização de áreas

Sequência didática de Matemática para Ensino Fundamental II sobre áreas de polígonos

Resolução de problemas usando regra de três composta

Sequência didática de Matemática para Ensino Fundamental II sobre a resolução de problemas usando regra de três composta

Onde estou? Onde estamos?

Sequência didática de Matemática para Educação de Jovens e Adultos sobre localização e pontos de referência

Medindo áreas na EJA

Sequência didática de Matemática para Educação de Jovens e Adultos, com base em unidades de medida

Cópia de figuras geométricas na EJA

Sequência didática sobre trabalho com figuras geométricas para os anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA.

Comparação de ofertas

Sequência didática que aborda o diagnóstico da turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA a respeito de estratégias de cálculo.

Problemas de transformação de medidas de tempo

Sequência didática sobre o cálculo de duração de eventos.

Introdução aos números decimais

Plano de aula de matemática sobre representações fracionárias e decimais, com flexibilizações de recursos, tempo e conteúdos para crianças com deficiência intelectual.

Localização de um ponto no plano

Sequência didática de Matemática sobre xadrez para ensinar plano cartesiano, com flexibilização para alunos com deficiência visual.

Polígonos regulares com flexibilização para deficiência visual

Sequência didática de matemática sobre polígonos regulares com flexibilização para deficiência visual

Explorando porcentagens

Sequência didática de Matemática sobre cálculos com porcentagem.

Orientação espacial

Sequência didática para trabalhar a noção de localização e produção de itinerários com mapas do bairro. Atividade voltada para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I.

Medindo objetos estáticos

Plano de aula em que uma turma do 3º ano precisa medir objetos sem poder compará-los. Precisam, portanto, usar algum instrumento (convencional ou não) para descobrir a medida de cada um.

Diferentes maneiras de resolver problemas de divisão

Sequência didática em que os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I precisam utilizar diferentes procedimentos para resolver problemas de divisão sem se apoiar em representações gráficas (desenhos).

Tabela dobrada

Sequência didática com problemas de multiplicação para reconhecer dobros, metades, quádruplos, quarta parte e suas equivalências no Ensino Fundamental I.

Foto a foto

Plano de aula com um problema de combinatória simples que pode ser resolvido com tabelas, adições e subtrações reiteradas, cálculos mentais e multiplicações. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Introdução a problemas com frações

Plano de aula em que os alunos do 4º ano precisam compor quantidades com frações, com problemas do tipo: "quantos pacotes de 1/2 kg preciso para juntar 2 kg de farinha"?

Problemas de proporcionalidade direta

Plano de aula com o objetivo de resolver problemas, reconhecendo que uma mesma operação pode se usada em problemas diferentes. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Divisões equitativas

Sequência didática para introdução das primeiras noções de divisão, relacionadas às regularidades da multiplicação. Atividades voltadas para o 3º ano do Ensino Fundamental I

Organização retangular: "x" azulejos vezes "y" linhas

Plano de aula com problemas de multiplicação que envolvem os conteúdos específicos de organização retangular para alunos do Ensino Fundamental I

Análise combinatória simples para fazer sanduíches

Plano de aula com problemas de multiplicação nos quais os alunos do Ensino Fundamental I precisam combinar vários pães e vários recheios para descobrir quantos sanduíches diferentes podem ser montados.

O valor das partes

Sequência didática que visa relacionar o campo numérico com o geométrico, utilizando frações para medir e comparar superfícies. Atividade para o Ensino Fundamental I.

Livros e pacotes de livros

Plano de aula com problemas que podem ser solucionados com adições e subtrações reiteradas, cálculos mentais e repertórios multiplicativos por alunos do Ensino Fundamental I.

Comparação de frações com cálculo mental

Sequência didática que desenvolve o cálculo mental como ferramenta para comparar frações no Ensino Fundamental I.

Quocientes de naturais

Sequência didática para aprender a utilizar frações como recurso para dividir coisas inteiras no Ensino Fundamental I.

Multiplicação com o jogo Sjoelbak ou Bilhar Holandês

Sequência didática de introdução ao campo multiplicativo por meio do jogo Sjoelbak ou Bilhar Holandês. Atividades voltadas para o 3º ano do Ensino Fundamental I

Quantas rodas têm "x" carrinhos?

Plano de aula no qual os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental vão utilizar procedimentos próprios para resolver os primeiros problemas multiplicativos

Trajetos no bairro

Sequência didática para descrever, interpretar e analisar a localização de pessoas e objetos, voltada para as séries iniciais do Ensino Fundamental I.

Estimativa de resultados por aproximação

Plano de aula no qual os alunos Ensino Fundamental I vão usar diferentes estratégias mentais para resolver questões que não precisam de um cálculo exato.

Adivinhar o número com cálculos mentais

Sequência didática de Matemática para estimular a construção de diferentes estratégias de cálculo no Ensino Fundamental I.

Problemas de multiplicação

Sequência didática com multiplicações envolvendo números redondos (múltiplos de 10) como apoio para multiplicar outros números. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Explosão demográfica

Sequência didática do campo aditivo em que os alunos devem reconhecer a subtração como uma estratégia possível para resolver esse tipo de problema no Ensino Fundamental I

Brigadeiro de colher

Sequência didática com problemas de adição e subtração que permitem vários caminhos para a solução. A ideia é fazer com que os alunos do Ensino Fundamental I resolvam as operações e comparem as diversas estratégias utilizadas.

Quem venceu?

Sequência didática em que os alunos devem reconhecer a subtração como uma estratégia possível para resolver certos tipos de problemas. Atividade para o Ensino Fundamental I.

Sessão de cinema: "x" poltronas ocupadas, "y" poltronas vazias

Sequência didática com problemas envolvendo a ideia de composição de medidas com incógnita em uma das medidas. Atividade para o Ensino Fundamental I.

A caixa da transformação

Sequência didática com problemas em que a incógnita aparece no estado final, inicial e na transformação. Atividade para as séries iniciais do Ensino Fundamental I

Complete o texto usando números

Plano de aula de Matemática em que os alunos precisam fazer estimativas para preencher um texto sem perder a coerência do significado. Atividade para o Ensino Fundamental I.

Qual é o número mais próximo de...

Jogo no qual os alunos do Ensino Fundamental I precisam realizar a sobrecontagem ou a subtração para verificar qual o número mais próximo do escrito na lousa pela professora.

Feche a caixa

Sequência didática de Matemática na qual os alunos do Ensino Fundamental I vão aprender a memorizar o resultado de algumas somas por meio do jogo Feche a Caixa.

Problemas na calculadora

Sequência didática de Matemática com problemas envolvendo escritas numéricas e relações aritméticas intrínsecas a um número. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Os mais-mais - livro de recordes

Sequência didática de Matemática para trabalhar hipóteses sobre os números e comparação entre escritas numéricas para o 1º ano do Ensino Fundamental I.

Campo aditivo com mudança do lugar da incógnita

Sequência didática com situações do campo aditivo em que a incógnita não está no final do problema e requer a subtração para ser descoberta. Atividade voltada para o 3º ano do Ensino Fundamental I.

Cartões numerados

Plano de aula de Matemática sobre as regras do sistema de numeração decimal e comparação entre números de até três algarismos. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

De olho na dengue

Sequência didática de Matemática sobre leitura e interpretação de dados organizados em tabelas de dupla entrada. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Tabela numérica

Atividade permanente de Matemática sobre leitura, escrita e comparação de números, utilizando a tabela numérica, voltada para o 1º ano do Ensino Fundamental I.

Contando de 10 em 10

Plano de aula para ensinar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I a somar mentalmente o 10, sem precisar contar de um e um.

Somar ou multiplicar?

Plano de aula de introdução ao campo multiplicativo para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I.

Análise de regularidades do sistema de numeração decimal

Sequência didática para desenvolver a percepção das regularidades do sistema numérico decimal. As atividades são voltadas para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I.

Coleção coletiva de tampinhas

Projeto didático para desenvolver a compreensão do sistema numérico, procedimentos simples de adição e a escrita de números com mais de um algarismo. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Construção do repertório de cálculos memorizados

Sequência didática para ampliar o repertório de cálculos memorizados de adição e subtração nas turmas de 2º e 3º ano

Repertório de resultados de cor

Currículo sobre ampliação do repertório de resultados matemáticos memorizados por alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

Como localizar números irracionais em uma reta numérica

Plano de aula de Matemática sobre números irracionais em uma reta numérica

Estudo da relação a = b x c

Sequência didática de Matemática sobre álgebra para turmas do 6º e 7º anos

Gráficos no Excel na aula de Matemática

Sequência didática de Matemática sobre realização de gráficos no programa Excel para turmas de 6º e 7º ano.

Valor posicional e decomposição numérica

Sequência didática de Matemática sobre o uso do dinheiro em compras, para alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental

Relações entre unidades

Sequência didática sobre equivalências entre unidades de medida de comprimento, massa e capacidade.

Multiplicação mental

Sequência didática de cálculo mental para compreender regras da multiplicação por potências de 10 com números decimais no 6º e 7º anos

Introdução à álgebra

Sequência didática de Matemática com o objetivo de trabalhar números e operações sobre álgebra. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental II.

Propriedades das potências

Sequência didática de Ensino Fundamental II de Matemática sobre potenciação.

Estimando e tirando medidas

Sequência didática de Matemática sobre grandezas e medidas, que introduz o conceito de unidade de medida convencional. Atividade voltada para os alunos do Ensino Fundamental I.

Geometria elementar no geoplano de papel

Projeto didático de Matemática sobre estudo de figuras poligonais em geometria. Atividade voltada para o Ensino Fundamental II

O uso da calculadora e o sistema de numeração

Sequência didática sobre o uso da calculadora para compreender o sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Quadrados, triângulos e retângulos

Sequência didática para trabalhar as relações entre figuras geométricas por meio de dobraduras no papel. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Construção geométrica

Sequência didática de Matemática sobre construções de figuras geométricas. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental I.

Números racionais para resolver problemas de medidas

Sequência didática de Matemática sobre a utilização dos números racionais como recurso para resolver problemas de medidas. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental I.

Brechó escolar

Sequência didática de Matemática sobre adição e subtração. Atividade para alunos do Ensino Fundamental I.

Resolver o problema e explicar a solução

Sequência didática de Matemática sobre campo multiplicativo para alunos do Ensino Fundamental I.

Mesa de 6,5 sapatos

Sequência didática de Matemática que tem o objetivo de ensinar alunos do Ensino Fundamental I a usarem unidades não-convencionais de medida.

Qual é o perímetro?

Sequência didática de Matemática com o objetivo de familiarizar os alunos do Ensino Fundamental I a ter a noção de perímetro.

Pesos e volumes

Sequência didática de Matemática que propõe que crianças conheçam os instrumentos de medição e unidades de medida e as diversas relações entre elas. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Aproximação e estimativa de medidas

Sequência didática de Matemática que mostra como os alunos podem estimar resultados de problemas que envolvem comprimento, capacidade e massa. Atividade para o Ensino Fundamental I.

Metro, quilômetro. Litro, mililitro

Sequência didática de Matemática sobre equivalências entre unidades de medida, usando as características do sistema numérico, a multiplicação e a divisão pela unidade seguida de zeros e as relações de proporcionalidade direta. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Adivinhação de figuras geométricas

Sequência didática de Matemática sobre reconhecimento de figuras geométricas. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Números negativos

Sequência didática de Matemática para ensinar os números integrais negativos a alunos do Ensino Fundamental II.

Investigações acerca do cálculo com radicais

Plano de aula de Matemática com roteiro de atividades para o professor ensinar a radiciação sem precisar usar exercícios burocráticos. Voltado para alunos do Ensino Fundamental II.

Problemas do campo aditivo

Sequência didática de Matemática sobre diferentes maneiras de se resolver problemas de adição e de subtração nas séries iniciais do Ensino Fundamental I.

Usando a calculadora para aprender

Sequência didática de Matemática sobre o uso da calculadora na resolução de problemas e na verificação de resultados e de regularidades do sistema de numeração. Atividade para o Ensino Fundamental II.

Reaprendendo a contar

Sequência didática de Matemática sobre tratamento da informação, com foco para a introdução à análise combinatória. Atividade voltada para o Ensino Fundamental II.

Matemática salarial

Sequência didática de Matemática sobre o ensino de cálculo no 1o Ciclo da Educação de Jovens e Adultos.

Cálculo mental com frações

Sequência didática de Matemática sobre cálculo mental com frações. Atividade voltada para o Ensino Fundamental I.

Intercalar frações

Sequência didática de Matemática sobre numeros racionais, voltada para o Ensino Fundamental I.

Matemática da reciclagem

Projeto didático de Matemática que propõe a análise do processo de reciclagem de lixo para alunos do Ensino Fundamental I e II.

Buscando informações

Sequência didática de Matemática sobre tratamento da informação. O foco é interpretar informações contidas em comprovantes de pagamento. Atividade para o Ensino Fundamental I.

Calcular potências

Sequência didática sobre regularidades e propriedades das pontências no Ensino Fundamental II.

Explorando corpos geométricos

Sequência didática sobre as características dos sólidos geométricos e a representação plana de objetos tridimensionais para o Ensino Fundamental II.

Escher e a geometria

Vídeo mostra como o artista holandês Maurits Escher utiliza a simetria, a divisão regular dos planos e o espelhamento de figuras geométricas em suas obras

Claudia Broitman fala sobre o ensino de Espaço e Forma

Entrevista em vídeo com a pesquisadora argentina Claudia Broitman sobre as relações entre o estudo e o ensino do espaço em Geometria

Função afim na resolução de problemas

Vídeo com a Educadora Nota 10 Rosilene Anevan Fagundes, de Pinhais, PR. A educadora orientou a turma de 8º ano na investigação da interdependência entre grandezas representadas por um tipo específico de função

Prêmio Victor Civita: Panorama de Matemática do 1º ao 5º ano

Depoimento de Priscila Monteiro, selecionadora de Matemática do1º ao 5º ano do Prêmio Victor Civita 2010.

Prêmio Victor Civita: Panorama de Matemática

Depoimento de Ruy Pietropaolo, selecionador da disciplina de Matemática do 6º ao 9º ano do Prêmio Victor Civita 2010.

Porcentagens, médias e frações no Ensino Fundamental

A professora Vânia Horner de Almeida, Educadora Nota 10 em 2007. apresenta projeto que usa dados reais da produção agropecuária para trabalhar porcentagens, médias e frações.

Tecnologia e estatísticas para calcular o consumo médio de água

A professora nota 10 Daniela Mazoco fala sobre seu trabalho vencedor do Prêmio Victor Civita 2009.

Construindo o conceito de ângulo

A professora nota 10 Andréia Betina Legatzky Klitzke fala sobre seu projeto vencedor do Prêmio Victor Civita 2009

Construindo poliedros com varetas

Neste vídeo, o arquiteto Roberto Pompéia, estudioso da Geometria, ensina a construir poliedros com varetas de churrasco.

Rummikub

Vídeo que ensina a fazer o jogo Rummikub.

Cálculo mental e registros em portfólio

Projeto de Matemática realizado pelo Educador Nota 10 Ademir Pereira Júnior, vencedor do Prêmio Victor Civita 2008, na área de Matemática.

Resolução de problemas: medidas e cálculos

Trabalho realizado pela Educadora Nota 10 Elaine Terezinha Mattioli Coviello, vencedora do Prêmio Victor Civita 2008, na área de Matemática.

Descobrindo poliedros e corpos redondos

Vídeo sobre atividade de Espaço e Forma, realizado pela Educadora Nota 10 Andréia Silva Brito, em 2008.

Organização espacial no mapa do bairro

Vídeo da 1ª aula da sequência didática "Orientação espacial" em que as crianças tinham de localizar pontos conhecidos no mapa da região. Atividade realizada com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I.

"Quantos lápis você tem a mais?"

Vídeo da 3ª aula da sequência didática "Problemas do campo aditivo", na qual os alunos do 2º ano descobrem a adição e a subtração como operações complementares, usando seus próprios lápis.

Detetive de figuras

Vídeo sobre atividade em que as crianças tem de fazer perguntas sobre as características de figuras geométricas para descobrir em qual a professora está pensando.

Construção de sólidos geométricos de massinha

Vídeo sobre atividade de construção e análise de sólidos geométricos, utilizando massa de modelar, numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental I.

Elaborando itinerários

Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Orientação espacial", na qual os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I elaboram itinerários, dentro do bloco de conteúdos de espaço e forma.

Avançando na divisão sem desenhar

Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Diferentes manerias de resolver problemas de divisão". Atividades voltadas para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I.

Primeiras tabuadas

Vídeo da 4ª aula da sequência didática "Da divisão à multiplicação", em que as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental I analisaram a proporcionalidade entre as tabuadas do 2, do 3 e do 4.

Diferentes jeitos de dividir

Vídeo da 1ª aula da sequência didática "Diferentes maneiras de resolver problemas de divisão". Atividade voltada para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I.

Primeiros problemas de divisão

Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Da divisão à multiplicação" voltada para o 3º ano do Ensino Fundamental I.

Avançando na multiplicação

Vídeo sobre atividade de campo multiplicativo em turma de 3º ano, em que o foco é a percepção da proprocionalidade direta, como a relação de dobros.

Sjoelbak ou Bilhar holandês

Vídeo sobre atividade com o jogo Sjoelbak, em que as crianças do 3º ano têm de desenvolver estratégias dentro do campo multiplicativo para calcular os pontos do jogo.

Somar ou multiplicar?

Vídeo com atividade de introdução ao campo multiplicativo em uma turma do 2º ano, envolvendo pacotes de figurinhas.

Aprendizagens do campo aditivo

Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Campo aditivo com mudança do lugar da incógnita". Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I podem resolver o problema contando de 10 em 10, por meio de cálculo memorizado ou usando a subtração.

Aprendizagens do campo aditivo no 2º ano

Vídeo da 5ª e última aula da sequência didática "Problemas do campo aditivo". Ao resolver uma situação com figurinhas, os alunos do 2º ano mostram o que aprenderam sobre adição e subtração.

Campo aditivo com mudança do lugar da incógnita

Vídeo da 1ª aula da sequência didática "Campo aditivo com mudança do lugar da incógnita". Com a calculadora, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I precisam usar a subtração para solucionar o problema.

Jogo "Detetive de Números"

Vídeo da 3ª aula da sequência didática "Regularidades do sistema de numeração decimal". Os alunos do 2º ano participam de um jogo fazendo perguntas para descobrir o número em que a professora está pensando.

Transformando os números na calculadora - Parte 2

Vídeo da 5ª etapa da sequência didática "O uso da calculadora e o sistema de numeração". Agora, os alunos do 3º ano já conseguem transformar 4444 em 4044, com operações na calculadora. Também compreenderam o valor posicional dos números.

Analisando regularidades no quadro numérico

Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Regularidades do sistema de numeração decimal". Nesta atividade, os alunos do 2º ano começam a perceber características repetitivas das séries numéricas.

Decomposição de números com a calculadora "quebrada"

Vídeo da 4ª etapa da sequência didática "O uso da calculadora e o sistema de numeração". Os alunos do 3º anos são desafiados a fazer aparecer certos números na calculadora sem digitar determinadas teclas.

Caixa de tampinhas

Vídeo da 4ª aula da sequência didática "Problemas do campo aditivo". Nesta atividade os alunos do 2º ano resolvem um problema de adição com variações da incógnita: no estado final, no estado inicial e na transformação.

Contando de 10 em 10

Vídeo sobre atividade de contagem de 10 em 10 em turma do 3º ano do Ensino Fundamental I.

Escrevendo números grandes

Vídeo da 4ª e última etapa da sequência didática "Coleção coletiva de tampinhas". Os alunos do 2º ano discutem sobre a escrita de números altos com dois, três e até quatro algarismos.

Aprendendo a explicar os resultados da calculadora

Vídeo da 3ª etapa da sequência didática "O uso da calculadora e o sistema de numeração". Nesta atividade as crianças do 3º ano explicam que teclas usaram para chegar a cada resultado.

Contando a coleção de tampinhas

Vídeo da 3ª etapa da sequência didática "Coleção coletiva de tampinhas". Nesta aula, os alunos do 2º ano registram o aumento de suas coleções por meio da contagem e da sobrecontagem.

Transformando números na calculadora - Parte 1

Vídeo sobre atividade de campo aditivo em uma turma de 3º ano. As crianças começam a perceber como funciona a calculadora, na 2ª etapa da sequência didática "O uso da calculadora e o sistema de numeração"

Iniciando uma coleção coletiva

Vídeo da 1ª etapa da sequência didática "Coleção coletiva de tampinhas". Nesta atividade, os alunos do 2º ano desenvolvem diferentes maneiras de contar e de registrar uma determinada quantidade de objetos.

Matemática é D+ - Calculadora

Vídeo sobre uma atividade de uso de calculadora com uma turma de 3ª série.

Matemática é D+ - Parque de diversões

Vídeo sobre uma atividade de campo multiplicativo em que um grupo de crianças têm de relacionar ligados ao dinheiro gasto em um parque de diversões.

Operações com jogo de tabuleiro

Vídeo sobre estratégias de adição no 2º ano com o uso de um jogo de tabuleiro.

Fita Métrica para compreender o sistema de numeração decimal

Vídeo sobre atividade de sistema numérico com o uso de fita métrica, com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I.

Cópia de figuras geométricas no Fundamental I

O vídeo mostra uma atividade de cópia de figuras, de geometria, utilizando papel quadriculado. Voltada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I.

Frações para medir

Vídeo sobre atividade de frações em que uma turma de 3ª série tem que realizar uma medição com uma medida fixa.

Medindo objetos estáticos

Vídeo do plano de aula "Medindo objetos estáticos" em que uma turma do 3º ano precisa medir objetos sem poder compará-los. Precisam, portanto, usar algum instrumento para descobrir a medida de cada um.

Medidas de uma toalha com a fita métrica

O vídeo mostra uma atividade de grandezas e medidas com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I. O desafio era tirar as medidas de uma mesa para encomendar uma toalha para uma costureira.

Introdução a problemas com frações

O vídeo da 1ª aula da sequência didática "Introdução a problemas com frações". Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I precisam distribuir igualmente 5 chocolates para 3 crianças.

Explorando as unidades de medida

Vídeo mostra uma atividade de grandezas e medidas na turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, em que as crianças devem escolher a unidade mais adequada para expressar a medida de um produto.

Construção de poliedros

Vídeo sobre oficina de poliedros ministrada pelo educador Roberto Pompéia e comentada por Héctor Ponce, especialista em didática da Matemática.

Cópia de figuras geométricas em papel quadriculado

O vídeo mostra uma atividade de cópia de figuras geométricas em uma turma de 2ª série.

Desenhando e orientando caminhos

Vídeo da 3ª aula da sequênica didática "Orientação espacial". Nesta ativadade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental precisam descrever um percurso para o colega desenhá-lo em um papel quadriculado.

Composição de quantidades com frações

Vídeo da 2ª aula da sequência didática "Introdução a problemas com frações". Nesta atividade os alunos do 4º ano precisam compor quantidades (dois quilos e meio, por exemplo) com somas de frações.

Jogo da antecipação

Jogo de Matemática para treinar estratégias de antecipação

Labirinto da tabuada

Jogo de Matemática em que os alunos praticam a tabuada em um campo de futebol.

Feche a caixa

Jogo de Matemática que tem por objetivo estimular o desenvolvimento do cálculo mental.

Daqui pra lá, de lá pra cá

Jogo de Matemática em que as crianças poderão colocar em prática conhecimentos geométricos de orientação espacial.

Jogo do castelo

Jogo de Matemática para auxiliar a criança a compreender o sistema de numeração.

Sjoelbak ou Bilhar holandês

Jogo de Matemática que tem o objetivo de estimular na criança a prática do cálculo mental.

O enigma das frações

Jogo sobre fraçoes criado com exclusividade por NOVA ESCOLA em parceria com o professor Antônio José Lopes Bigode.

Medindo objetos estáticos com instrumentos não-convencionais

Animação que mostra uma situação didática na qual os alunos precisam medir e comparar o tamanho de objetos estáticos utilizando instrumentos não-convencionais como sapatos, passos ou palmos.

Aprendendo a inferir em geometria

Animação sobre um exercício que tem como objetivo fazer com que o aluno aprenda a inferir, antecipando a constituição de sólidos geométricos e argumentando suas respostas

Multiplicação entre números de dois algarismos

Animação sobre diferentes procedimentos utilizados por alunos de séries iniciais para resolver um problema que envolve multiplicação entre números de dois algarismos

Ditado de números

Animação sobre ditado de números para problematização de escrita numérica em séries iniciais

Assine já a sua revista!
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.