Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Sequência Didática

Introdução a problemas com frações

Objetivos
- Relacionar frações com medida 

Flexibilização para deficiência intelectual
Amplie o objetivo para a percepção da prática social de mensurarmos os alimentos em quantidades que são pesadas ou quantificadas.

Conteúdo específico
- Resolução de problemas que envolvam compor uma quantidade a partir de utilização de frações de uso social, como meio quilo, um quilo e meio, etc.

Anos
4º e 5º 

Tempo estimado 
2 aulas

Conteúdo relacionado

Tudo sobre

Desenvolvimento das atividades 

Flexibilização para deficiência intelectual
Antecipe a atividade explorando o conceito de mensuração. Diga ao aluno que muitos alimentos são vendidos por peso e outros por quantidade. Peça que, de lição de casa, faça uma lista de produtos vendidos das duas maneiras. Durante as atividades, promova maior aproximação do conteúdo, enfatizando mais a nomenclatura da fração.

1ª aula Resolução do seguinte problema:
"Repartam 5 chocolates entre 3 crianças de tal maneira que não sobre nenhum e todas recebam quantidades iguais."

Flexibilização para deficiência intelectual
Essa proposta pode ser feita com maior aproximação sua para que o aluno compreenda a consigna e tenha mais facilidade de formular hipóteses. 

- Peça que os grupos expliquem seus procedimentos.
As crianças podem se sair com argumentos do tipo: "1 são duas metades, então 1 mais um meio é o mesmo que três metades."

Essa é uma maneira de trabalhar com os alunos a noção de equivalência antes de recorrer ao algoritmo para obter frações equivalentes (a multiplicação do numerador e do denominador por um mesmo número tem como resultado uma fração equivalente à que foi dada).

Para aprofundar esses conhecimentos, apresente o mesmo problema com outros números: dividir 8 chocolates entre 5 crianças. Essa tarefa servirá de ponto de partida para questões como: em que casos se obtém como resultado um número maior que 1? E menor que 1? 
Assista a aplicação desta aula no vídeo "Introdução a problemas com frações"

Flexibilização para deficiência intelectual
Proponha outros exemplos com divisões exatas para que perceba a problematização colocada.

2ª aula: Desenhe na lousa 4 pacotes de farinha de diferentes pesos: 

Proponha dos seguintes problemas: 

1. A mãe de Marina pediu que ela fosse ao mercado comprar 1 Kg de farinha. Chegando lá, a garota encontrou diferentes pacotes. Quantos e quais pacotes Marina comprou?

2. Se a mãe dela quisesse 2 ½ Kg (dois quilos e meio), quantos pacotes Marina levaria?

3. Quantos pacotes de ½ kilo são necessários para obter 1 kilo de farinha?

4. Proponham duas maneiras diferentes de comprar 2 kilos e meio de farinha?

Transforme as respostas dos alunos em linguagem matemática 

Flexibilização para deficiência intelectual
Use o desenho como registro prévio antes da linguagem matemática.

Avaliação
Observe se os alunos conseguiram utilizar todos os pacotes, incluindo o de ¼ kg. Caso não tenham usado todos, proponha novas atividades com situações cotidianas em que utilizem esta medida e, em seguida, represente essa constatação em linguagem matemática.
Assista a aplicação desta aula no vídeo "Composição de quantidades com frações".


Fonte: Estudiar matemática - Broitman, Kuperman, Escobar, Sancha y Ponce - Editorial Santillana

Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano

Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano

 

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.