Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Sequência Didática

Características das figuras geométricas

Objetivo
- Identificar um corpo geométrico com base em suas características ou elementos.

Conteúdo
- Corpos geométricos.

Tempo estimado
Quatro aulas. 

Ano
1º ao 3º

Material necessário
Conjunto de corpos geométricos (esfera, cilindro, cubo, pirâmide de base quadrada, prisma de base triangular, cone e paralelepípedo) maciços ou feitos de papel cartão.

Desenvolvimento
1ª etapa
Divida a garotada em grupos de quatro e entregue um conjunto de corpos geométricos (esfera, cilindro, cubo, pirâmide, prisma, cone e paralelepípedo) para cada grupo. Informe que você irá escolher, em segredo, um dos corpos entre o conjunto que cada equipe possui. Cada grupo, na sua vez, fará perguntas a você que serão respondidas somente com "sim" ou "não" até que eles descubram qual foi o corpo escolhido. Se o grupo acertar, marca um ponto para a equipe. Cada grupo elege um porta-voz para fazer a pergunta, já elaborada por todo o grupo, ao professor. Cada questão e resposta devem ser registradas no quadro. No início da atividade, pode ser que os alunos façam perguntas que não têm relação com as propriedades geométricas. Exemplo: "É comprido? É achatado?". Questione a precisão dessa pergunta, explicando que o que para alguns pode ser "comprido", para outros não é. Convide-os a elaborar a perguntar novamente de modo que seja possível chegar a um consenso sobre a resposta dada. À medida que o jogo evolui, torna-se necessário o uso de uma linguagem precisa para indicar as características a que os alunos desejam se referir.

Flexibilização para deficiência física (cadeirante com pouca mobilidade de membros superiores)
Organize o espaço da atividade: se for com carteiras agrupadas, aproxime o cadeirante de modo a que ele possa pegar todos os sólidos geométricos disponíveis. Se a atividade acontecer no chão, posicione o aluno na parede ou utilize apoio próprio. Explique individualmente quais são as regras e qual será sua participação na atividade. Use sólidos maciços que não amassem e possam ser explorados várias vezes, sem risco de serem danificados. Em seu grupo de quatro alunos, organize uma dupla para ele e oriente o companheiro a elaborar questões em parceria - o cadeirante pode dizer algumas palavras e o colega formula a pergunta.

2ª etapa
Proponha uma análise das perguntas realizadas pelas equipes e suas respectivas respostas. Investigue com os alunos quais perguntas deram boas pistas (para aproximá-los do corpo escolhido ou determinar quais corpos seriam descartados) ou ainda aquelas que responderam às características propostas a partir da informação dada. Por exemplo: se a equipe queria saber se o corpo escolhido era um poliedro, poderia perguntar: "Tem arestas?". Obtendo uma resposta positiva, excluiria todos os corpos redondos do jogo cilindro, cone e esfera). Já se a resposta fosse negativa, o corpo escolhido estaria nesse grupo de corpos geométricos. Nesse caso, a próxima questão poderia ser: "Ele possui vértice?". Se obtiver uma resposta afirmativa, a única possibilidade dentre os corpos redondos seria o cone. Se a resposta for negativa, o grupo pode formular outras perguntas para saber se o corpo escolhido em segredo seria a esfera ou o cilindro. Outra análise que deve ser feita é com relação às perguntas repetitivas que, em geral, aparecem nas primeiras vezes que os alunos jogam. Uma equipe pode perguntar se o corpo escolhido tem seis faces e obter uma resposta positiva. É possível que outra equipe pergunte se o corpo tem cinco faces. Em geral, isso ocorre porque os alunos sentem necessidade de ficar seguros quanto às informações fornecidas. Quando percebem que obtém informações com as perguntas feitas pelas outras equipes, no entanto, eles passam a utilizá-las. Ajude-os a refletir sobre as respostas dadas e a estabelecer relação com a pergunta formulada. Por exemplo: "Me perguntaram se o objeto era um poliedro, e eu respondi: não. Perguntar se todas as faces são quadradas agrega alguma informação?". Também é importante analisar se com as perguntas e respostas formuladas é possível saber qual foi o corpo escolhido.

Flexibilização para deficiência física (cadeirante com pouca mobilidade de membros superiores)
Convide-o a participar dessa discussão, faça perguntas dirigidas a ele que requisitem respostas objetivas, como a afirmação ou a negação, o nome de um sólido o número de arestas etc.

Avaliação
Disponha os corpos à frente da sala e escolha um deles. Cada equipe deverá formular a menor quantidade de perguntas e respostas para que seja possível identificar o corpo que foi indicado. Percorra as equipes para observar as discussões e as perguntas que elas formulam. Logo que todas concluírem a proposta, abra a discussão expondo no quadro as perguntas e as respostas. Peça que analisem se as perguntas e respostas formuladas se adequam à proposta e se são eficientes para determinar o corpo que foi escolhido. Esse é um indicativo de avanços nas possibilidades de caracterizar e identificar corpos geométricos a partir de seus elementos.

Flexibilização para deficiência física (cadeirante com pouca mobilidade de membros superiores)
Encaminhe um trabalho que repita essas atividades junto ao AEE, faça uma orientação de modo que seja uma atividade avaliativa, em que o estudante deverá expor os conhecimentos obtidos nas aulas. Como produto final, peça que ele elabore perguntas e o AEE as registre. O aluno deverá trazer essas perguntas como contribuição ao seu grup

Consultoria Andréia Silva Brito,
da EEEFM Carlos Drumond de Andrade em Presidente Médici, a 412 quilômetros de Porto Velho

Fonte
Proposta adaptada do documento Enseñar Geometría en el Primer y Segundo Ciclo: Diálogos de La capacitación, de Héctor Ponce.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.