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Sequência Didática

Brigadeiro de colher

Ilustrações Carlo Giovani
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Objetivos
• Resolver problemas de adição e subtração em situações correspondentes a novos significados (busca do estado inicial, incógnita na transformação, combinação de transformações etc.) por meio de diferentes estratégias e posterior comparação das mesmas.

Conteúdo
• Problemas envolvendo a ideia de comparação.

Anos
4º e 5º.

Tempo estimado
Cinco aulas.

Material necessário
Cópias da receita.

Desenvolvimento
1ª etapa
Agrupe as crianças em duplase proponha os seguintes problemas.
• A lista de chamada O Colégio Brasil tem duas classes de 3º ano. A turma A tem 36 alunos, e a B, 31. Qual tem mais alunos? Quantos a mais?
• Bola na rede Carlos e Paulo são ótimos jogadores de futebol e participaram de um campeonato para escolher o melhor atacante. Carlos fez 28 gols. Paulo marcou 19. Quantos gols Paulo precisaria fazer para ficar igual a Carlos?
• Febre alta Janaína estava com febre e muitas bolinhas vermelhas no corpo. Após consultar o médico, ela e a mãe foram à farmácia perto de casa comprar o remédio: uma caixa com 25 comprimidos. Para melhorar, Janaína terá de tomar três comprimidos por dia, durante sete dias. Vai faltar ou sobrar remédio no fim do tratamento? Quantos comprimidos?
Estimule-as a explicar ao colegao raciocínio usado para encontrar as respostas. A atividade seguinte também pode ser adaptada com outros níveis de dificuldade:

2ª etapa
Distribua cópias da receita (acima) para as crianças. Se houver condições e tempo suficiente, prepare o doce com a turma. Explique que para fazê-lo você precisa comprar os ingredientes. Na despensa, há apenas um pacote de manteiga com 450 gramas e 20 gramas de chocolate em pó. No supermercado, o chocolate em pó só é vendido em embalagens de 500 gramas. Problematize a situação com a turma. O que você precisa comprar no supermercado e em que quantidade? Vai sobrar algum ingrediente depois de fazer a receita? Qual deles? Quanto vai sobrar? O grande desafio é organizar as informações. Circule entre as crianças e observe como elas resolvem o problema. Individualmente, ajude-as a encontrar o resultado final com bases parciais:
• Você calculou que faltam 120 gramas de chocolate e o pacotes do supermercado tem 500 gramas. E agora, vai sobrar ou faltar? Se algum aluno não conseguir resolver o problema ou tiver dificuldade em avançar no raciocínio, ajude-o fazendo perguntas e anotando as respostas:
• Quantos gramas de manteiga há na despensa? E quanto é preciso para fazer o brigadeiro? Com isso, você acha que vai faltar ou sobrar manteiga?
• E o chocolate? Quantos gramas há na despensa? Quantos são necessários para fazer o brigadeiro? Se o supermercado só vende pacote de 500 gramas, o que devemos fazer?

Avaliação
Proponha outros problemas como esses e eleja um para uma situação de avaliação com o objetivo de diagnosticar o aprendizado. Corrija e devolva para que os estudantes possam conferir o que erraram e acertaram. Guarde as anotações para montar um portfólio para cada um.

Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano

Tudo sobre Matemática do 1º ao 5º ano

 

Consultora Priscila Monteiro
formadora do projeto Matemática É D+

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