Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Plano de Aula

Regularidades ortográficas

Objetivo
Refletir sobre ortografia.

Flexibilização para deficiência visual (utiliza máquina para escrita em braile com domínio de palavras e pequenas frases)
Aproveitar as situações de escrita e discussão para ampliar o repertório do aluno quanto à ortografia.

Conteúdo
Ortografia: uso de R e RR.

Flexibilização
Valorize a participação oral e a sonorização dos grafemas como colaboração coletiva.

Anos
Do 3º ao 5º ano.

Tempo necessário
Uma aula.

Material necessário
Folha, lápis, borracha, revistas e uma cópia da fábula O Burro que Vestiu a Pele de um Leão.

Flexibilização
Máquina braile ou reglete e punção.

Desenvolvimento
1ª etapa
Explique que você vai ditar uma fábula de Esopo para ver como eles escrevem algumas palavras. Ressalte que eles devem se esforçar ao máximo e grafar da maneira que acham correto. Antes de iniciar, faça uma contextualização e comente sobre o gênero, o autor e possível conteúdo, remetendo-se ao título. Aproveite para ser um modelo de comportamento leitor. Faça o ditado e, a cada vez que palavras nas quais as letras R e RR estiverem entre vogais, pergunte aos alunos de que forma ela deverá ser escrita.

Flexibilização
Combine com o aluno a escrita em braile apenas das frases selecionadas com as palavras em estudo (R e RR), avise-o com um toque ou uma ordem para começar. Lembre-se de que a escrita em braile necessita de mais tempo e de maior atenção do aluno. Quando possível, peça ao AEE para transcrever o texto em braile anteriormente e ofereça ao aluno para acompanhar a atividade.

 

O burro que vestiu a pele de um leão

Um burro encontrou uma pele de leão que um caçador tinha deixado largada na floresta. Na mesma hora, o burro vestiu a pele e inventou a brincadeira de se esconder numa moita e pular fora sempre que passasse algum animal. Todos fugiam correndo assim que o burro aparecia. O burro estava gostando tanto de ver a bicharada fugir dele que começou a se sentir o rei leão em pessoa e não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação. Ouvindo aquilo, uma raposa que ia fugindo com os outros parou, virou-se e se aproximou do burro, rindo:

- Se você tivesse ficado quieto, talvez eu também tivesse levado um susto. Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira! Moral: um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem ele é de fato.

 

2ª etapa
Organize os alunos em duplas e distribua um quadro que contenha várias palavras em que R e RR apareçam em vários contextos (que correspondem aos diferentes "sons de R"). Por exemplo:

 

Risada  
Trabalho  
Formiga  
Verão  
Cigarra  
Honra  

Distribua também algumas revistas e peça que as duplas procurem palavras que tenham R e RR e que possam ficar em cada coluna do quadro (embaixo de Risada, de Trabalho etc.). Ajude-os caso tenham dúvidas na procura ou se você perceber que não entenderam as regularidades das palavras do quadro.

Flexibilização
Coloque o aluno com um colega que leia as palavras encontradas e que peça ajuda para classificá-las.

3ª etapa
Solicite que elaborem uma explicação a respeito de quando deve-se usar R e RR. Peça que eles ditem para você escrever no quadro. A questão do som e da localização da letra é fundamental que apareça nas explicações. Estimule essa reflexão e debata com a turma. As regularidades encontradas nas escritas devem ficar disponíveis na classe, afixada, por exemplo, em um mural de registro de conhecimentos
ortográficos. Deve ser consultada sempre que se precisar. É importante que o professor mostre como utilizar o registro para que a turma tire dúvidas.

Flexibilização
Solicitar ao AEE a transcrição do registro de conhecimentos ortográficos em braile para o aluno consultar.

Avaliação
Proponha outros ditados e produções escritas e analise se os alunos utilizam o registro como fonte de referência. Se o aluno tiver compreendido a regularidade e a memorizado, não precisará recorrer a ele.

Flexibilização
Proponha exercícios orais e pequenas produções escritas em braile.

Fonte
Adaptação do livro Ortografia: Ensinar e Aprender, de Artur Gomes de Morais.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.