Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 5º ano: variação linguística

Saiba mais sobre a Prova Brasil 2011

Identificar marcas linguísticas (Descritor 10)

Meu diário

No texto "Meu Diário", frases como "Pai é um negócio fogo..."
"...o Beto é o maior folgado..."
e "...mixou a brincadeira"

indicam um tipo de linguagem utilizada mais por

(A) idosos.
(B) professores.
(C) crianças.
(D) cientistas

 

Feias, sujas e imbatíveis (fragmento)

  As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos,
sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até
30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a
05 chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente 
seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como 
nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração 
de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, 
para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.
10 Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante 
indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, 
são três vezes maiores.

Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, nº 151, fevereiro de 2004, p. 26.

A expressão "Vai encarar?" (l. 3) é marca de linguagem

(A) científica.
(B) formal.
(C) informal.
(D) regional.

Análise
É essencial para dar conta da tarefa identificar quem fala no texto e para quem ele se destina. No caso de Meu Diário, o leitor precisa perceber que se trata de literatura infanto-juvenil. Assim, compreenderá as escolhas feitas pelo autor ao utilizar as expressões citadas. No item referente ao texto Feias, Sujas e Imbatíveis, o estudante precisa notar que ele circula na esfera jornalística e tem a finalidade de divulgar conhecimentos científicos para um público mais jovem - crianças e adolescentes. Assim, pode compreender que a utilização da expressão "vai encarar" provavelmente se deve à intenção de se aproximar mais do leitor.

Orientações
Para desenvolver a habilidade relacionada a esse descritor, as crianças precisam ter contato com textos nos quais as diferentes variedades linguísticas sejam apresentadas. Indique atividades sobre o tema e deixe claro para elas a relação entre a utilização de determinado recurso linguístico e os efeitos de sentido decorrentes de seu emprego. Uma forma de fazer isso é trabalhar com as características do contexto de produção de texto, já que a escrita também leva à formação de um leitor mais qualificado. Outra opção é propor que os alunos procurem em diferentes leituras as marcas que mostrem a intenção do autor de conversar com o interlocutor (leitor). Muitos textos narrativos ficcionais usam esse recurso. A pista, nesse caso, é procurar momentos em que
se rompe esse fluxo narrativo.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
Compartilhe

 

Publicado em Edição Especial Prova Brasil, Agosto 2009.
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.