Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Produzir e revisar textos

A professora argentina Mirta Castedo iniciou o segundo dia da Semana da Educação 2008 falando sobre a importância de produzir e revisar textos

Gustavo Heidrich

Mirta Castedo (à esq.) trouxe exemplos práticos da produção de texto em sala de aula. Foto: Kriz Knack
Mirta Castedo (à esq.) trouxe exemplos práticos da produção de texto em sala de aula. Foto: Kriz Knack

As risadas encheram o auditório do Sesc Anchieta na capital paulista durante a manhã desta quarta-feira, dia 15, onde se realiza a Semana da Educação 2008. A análise das divertidas situações de produção de texto em sala de aula, trazidas pela professora da Universidade Nacional de La Plata, Mirta Castedo, chamaram a atenção dos professores participantes, que reconheceram nos exemplos práticas reais que vivenciam no dia-a-dia da escola.

A especialista argentina concentrou sua fala na explicação de estratégias para que os docentes possam orientar os alunos na produção e na revisão de seus próprios textos. "São necessárias estratégias que, mais do que identificar problemas e soluções, ofereçam ao aluno diferentes maneiras de se resolver uma questão textual, estimulando a autonomia na produção", aconselhou.

Ao longo de três horas, Mirta deu orientações para diferentes momentos da produção textual. Ela abordou diferenças de gêneros textuais, disposição gráfica e orientações de como intervir corretamente durante a produção de textos em sala de aula. "A produção e a revisão de textos são parte de um mesmo processo cuja a base é a interação entre professor e alunos. Não pode ser algo estático em que um orienta e outro acata, mas uma construção coletiva", disse.

Ao final da palestra, a especialista indicou dois sites onde podem ser encontradas mais orientações sobre os temas abordados:

- Práticas de linguagem primária

- Secretaria de Educação de Buenos Aires

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários

 

Publicado em Outubro 2008,
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.