Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Projeto

Livro de contos da turma

Objetivos
- Identificar o personagem principal de texto e descrevê-lo.
- Reconhecer a posição enunciativa do personagem.
- Reescrever o conto escolhido mudando o personagem principal.
- Apropriar-se das características discursivas do gênero conto.
- Planejar, produzir e revisar os textos.

Conteúdos
- Produção de texto.
- Revisão.

Anos
3º ao 5º ano. 


Tempo estimado

Dois meses.

Material necessário
Livro Contos da Rua Broca e computadores.

Flexibilização
O aluno com deficiência intelectual não pode ser privado da experiência de produção textual vivenciada pelos colegas. Por isso, selecione os objetivos fundamentais para a aprendizagem desses alunos - como identificar o personagem principal do conto de descrevê-lo, ou ainda, planejar, produzir e reescrever os textos. Os demais objetivos devem ser adaptados de acordo com as competências de cada aluno.

Antecipe as etapas da atividade para a criança com deficiência intelectual. Ela pode começar o trabalho antes dos colegas ou ter mais momentos dedicados a esta produção para que chegue ao final junto dos demais. O trabalho em duplas auxilia e integra, mas você é o responsável por tirar todas as dúvidas e organizar, se preciso, etapas intermediárias, para repetir algumas atividades, o que ajuda na compreensão. Permita que os alunos com deficiência avancem com relação aos conhecimentos sobre o sistema de escrita e a produção de texto. A avaliação deve ser feita de acordo com os objetivos e conteúdos estabelecidos no início do projeto. 


Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente o livro Contos da Rua Broca e proponha que os alunos, em duplas, reescrevam um dos textos, mudando o personagem principal. Explique que o material será organizado em um livro para ser doado à biblioteca da escola.

Flexibilização para deficiência intelectual
Em todas as etapas que constam leitura do conto, antecipe a atividade para o aluno, pedindo que, em casa ou junto ao AEE, ele leia ou leiam para ele o conto escolhido. Peça, de lição de casa, que faça desenhos sobre cenas do conto que está sendo trabalhado. Se ele ainda não dominar a escrita alfabética, combine com sua dupla o que ele irá escrever (por exemplo, ele pode copiar do livro o título e alguns trechos). Solicite bastante sua participação oral, em que ele possa fazer o reconto da história.

2ª etapa
É o momento de repertoriar o grupo em relação ao gênero. Leia alguns dos contos da obra escolhida. O objetivo é que todos se familiarizem com o gênero. Discuta com o grupo como é feita a descrição de cada um dos personagens e com base em quais elementos é possível identificar o principal. Peça que todos explicitem as respostas com pistas textuais (eles podem ler trechos, por exemplo). As conclusões devem ser registradas individualmente para que todos possam voltar a elas se necessário.

Flexibilização para deficiência intelectual
Peça para ele e outros alunos realizarem uma pesquisa sobre a biografia e outras obras escritas pelo autor.

3ª etapa
Organize a reescrita coletiva de um dos contos do livro para desenvolver um modelo dos procedimentos escritores (o planejamento do texto, a leitura do que já foi escrito para organizar o que ainda falta escrever, o cuidado com as repetições de palavras, a importância de produzir um texto coeso e coerente para que seja compreensível para o leitor) e oferecer mais recursos e boas condições para os estudantes realizarem a tarefa em duplas. Terminada a reescrita, revise coletivamente.

4ª etapa
Proponha a reescrita em duplas de outro conto da obra. Enquanto os alunos trabalham, circule pela sala e faça intervenções, como perguntar o que já escreveram e o que falta. Anote os aspectos que deverão ser retomados durante as revisões. Essa produção inicial deve ser analisada antes da revisão para que conheçam melhor os aspectos a serem retomados.

Flexibilização para deficiência intelectual
É favorável sempre alternar as duplas de traballho.

5ª etapa
Proponha revisões em dupla para organizar a segunda versão do texto.

Flexibilização para deficiência intelectual
Peça que o amigo da dupla aponte o que deverá ser revisado e ele faça a marcação no texto. A revisão pode ser com cores diferentes (por exemplo, vermelho para ortografia, verde para pontuação, azul para enredo).

6ª etapa
Convide as crianças a substituir o personagem principal do conto A Bruxa da Rua Mufetar. Elas devem definir as características do novo personagem. Escreva as orientações para a troca e as decorrências (como as alterações a serem feitas).

7ª etapa
Peça que reescrevam em duplas o conto A Bruxa da Rua Mufetar, inserindo o novo personagem. Durante a produção, supervisione a turma para ajudar a coordenar as alterações necessárias. Ao fim do trabalho, oriente a revisão pelos próprios autores.

8ª etapa
Peça que os alunos troquem os textos entre si e os revisem. O objetivo é explicitar os problemas percebidos por leitores, mas não pelos autores. Transcreva no quadro trechos dos textos revisados para que os estudantes proponham mudanças, justifiquem-nas e decidam se devem ser feitas ou não.

9ª etapa
É hora de a turma escrever a versão final, digitar os textos e preparar o índice do livro, a dedicatória, as ilustrações e a edição final.

Produto final
Livro de contos da turma.

Avaliação
Observe a adequação dos textos produzidos pelos alunos em relação à função comunicativa, à forma e aos aspectos textuais. Analise a qualidade e a propriedade dos comentários nas atividades de produção e revisão de texto e o uso de comportamentos escritores (como planejar e decidir que aspectos serão tratados no texto e considerar o destinatário ausente).

Consultoria Beatriz Gouveia
Coordenadora dos programas Além das Letras e Formar em Rede, do Instituto Avisa Lá, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

Fonte
Projeto Novos Contos da Rua Broca, da Secretaria de Educação de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

Flexibilização Teca Antunes
Diretora do Colégio Santa Amália / Maple Bear - SP e Mestre em Educação Inclusiva.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.