Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Sequência Didática

Leitura e escrita de textos informativos

Objetivos
- Buscar dados em textos informativos.
- Sublinhar informações específicas.
- Resumir um texto para estudar.
- Produzir um artigo para o jornal mural da escola.

Conteúdos específicos
- Leitura e escrita de textos informativos.
- Revisão e edição de textos.

Anos
6º e 7º.

Tempo estimado
Cinco aulas.

Material necessário
Cópias dos textos:
- A Lua (do livro didático Ciências: O Planeta Terra);
- Sistema Solar (do Almanaque Abril 2009);
- Hora de Voltar à Lua (da revista Veja).

 

Flexibilização

Mostrar imagens e vídeos da chegada do homem à Lua ajuda o aluno com deficiência intelectual a construir uma narrativa a respeito deste evento histórico. Antecipar as etapas e deixar que o aluno repita e execute atividades com ajuda do professor responsável pela sala de recursos, é outra ação importantíssima para que ele consiga discutir o tema junto dos colegas em sala. Peça para que ele destaque nos textos lidos algumas palavras-chave, mais objetivas e em cores diferentes, a respeito do nosso satélite natural - o que pode ser feito no contraturno. Ao invés do resumo, proponha que o aluno com deficiência intelectual faça uma lista com as informações mais importantes que descobriu sobre a chegada do homem à Lua. Durante a produção coletiva do artigo, coloque imagens e palavras-chave no quadro para que o seu aluno com necessidades especiais possa consultá-las e assim, contribua mais para a conclusão da etapa. Desestimule a cópia de trechos e dispense, neste caso, o uso de citações por parte do aluno com deficiência intelectual.


Desenvolvimento

1ª etapa  Inicie a atividade convidando os alunos a escrever um artigo para celebrar os 40 anos da chegada do homem à Lua, avisando que as produções serão publicadas no jornal mural. Apresente os textos-fonte selecionados e peça que os leiam, dizendo que eles servirão de base para ampliar o conhecimento para a escrita. 

2ª etapa  Tire as dúvidas que aparecerem após as leituras: quais informações novas sobre a Lua eles gostariam de apontar? De qual texto se extrai mais informação sobre o satélite? Em qual se lê mais sobre a chegada do homem à Lua? Peça aos estudantes que, em cada texto, sublinhem as características fornecidas sobre a Lua. Eles têm de perceber que não é preciso sublinhar tudo e que vale destacar informações que não são características físicas lunares. 

3ª etapa  Peça que releiam o texto do livro didático indicado e o verbete do Almanaque Abril para sublinhá-los com cores diferentes. Com uma cor, devem marcar os dados que aparecem sobre a distância entre a Lua e a Terra. Com outra, ressaltar as informações que falam sobre as crateras na superfície. Diga que escrevam quais são semelhantes e diferentes, citando as fontes e a autoria de cada texto. 

4ª etapa  Proponha que os alunos façam um resumo do texto do livro didático para que estudem o tema com mais profundidade. Para evitar que eles façam cópias, você pode propor uma estrutura como a seguinte: 

"O texto A Lua retirado do livro didático ___________ trata de ___________ . Ele pode ser dividido em duas partes. Na primeira (parágrafos 1-4), o autor apresenta várias informações sobre a Lua, dentre as quais vale destacar ___________ . Na segunda parte (parágrafos 5-17), o autor explica por que a Lua muda de aspecto ao longo do mês. Segundo o autor, isso acontece porque ___________ . O autor finaliza o texto informando que ___________ ." 

5ª etapa  Oriente os alunos a produzir um artigo com o tema "40 anos da chegada do homem à Lua", utilizando as informações retiradas dos três textos lidos. As informações devem ser organizadas e inseridas em um novo texto, coerente e coeso. Quando trechos forem inteiramente copiados, devem aparecer entre aspas e com a indicação da fonte utilizada.

Avaliação

Organize uma tabela com conteúdos de leitura e de produção escrita trabalhados nas atividades propostas e assinale os conteúdos atingidos plenamente, parcialmente ou não atingidos pelos alunos. Com base nela, decida o que deve ser retomado, verificando o grau de autoria dos alunos, se as ideias estão bem ligadas, se o texto está adequado ao que foi proposto e se tem desfecho.

Consultoria: Claudio Bazzoni
Assessor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e selecionador do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.