Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Sequência Didática

Leitura de contos do mundo todo

Objetivos
- Ampliar o repertório literário
- Favorecer a troca de experiências de leitura
- Fazer com que os estudantes observem características dos contos lidos por eles, ouvidos na leitura do professor e comentados pelos colegas.

Conteúdos
- Leitura
- Identificação de elementos que compõem os contos
- Análise das características de textos produzidos em diversos países.

Anos
Do 3º ao 5º ano.

Tempo Estimado
Três aulas

Material necessário
Livros de contos produzidos em diferentes países e épocas. Sugestões:

- Histórias de Sabedoria e Encantamento (Ed. Martins Fontes)
- Volta ao Mundo em 52 Histórias (Ed. Companhia das Letrinhas)
- Três Príncipes, Três Presentes (Ed. Companhia das Letrinhas)

Desenvolvimento
1ª etapa
Acomode os alunos em roda e disponha diversos livros de contos no centro. Apresente a atividade: em três aulas serão lidos contos com histórias sobre outros lugares e épocas. Explique que a intenção é transportá-los para essas realidades. Inicie lendo em voz alta - selecione um texto com assuntos instigantes, que mostre, por exemplo, terras distantes e exóticas. Peça comentários e compartilhe suas impressões. Comente que os livr os do centro da roda têm contos de vários lugares do mundo e que todos podem escolher um exemplar para ler durante a semana e comentar na próxima roda.

Flexibilização para deficiência física - cadeirante
Na roda, posicione o aluno sentado no chão, junto à parede ou utilize o apoio próprio. Se ele tiver dificuldade para se expressar oralmente, peça auxílio ao AEE para que leia os textos com ele e seja escriba das suas impressões. Avise-o para levar, na semana seguinte, os registros para ser lidos pelo colega no momento dos comentários sobre os livros lidos.

2ª etapa
Leia um conto diferente do apresentado na etapa anterior e que desperte a curiosidade e a expectativa das crianças. Investigue o que elas acharam. Qual é o pap el de cada personagem? Onde se passa a história? O que parece mais diferente ou curioso naquele local? Em seguida, instigue a troca de comentários sobre os contos lidos em c asa. Ajude os alunos a formar uma linha de raciocínio para contar a história aos demais, deixando o fim em aberto. Assim, quem ficar interessado pode ler o mesmo livro. Entre as falas dos alunos, pergunte se o conto era parecido com outro. Ao final, uma nova obra deve ser escolhida.

3ª etapa
Obedeça à mesma seqüência das etapas anteriores, com leitura para a classe em voz alta, comentários sobre caracterização de cenários e personagens e empréstimo de publicações.

Avaliação

Estimule a análise dos elementos linguísticos dos contos, estabelecendo relações entre eles.

Especial Leitura Literária

 

Consultora Ana Flavia Alonço Castanho
Formadora de professores do Projeto Entorno, da Fundação Victor Civita, e do Projeto Dica.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
Compartilhe
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.