Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Projeto

Exposição oral sobre vulcões

Objetivos
- Pesquisar informações com base na leitura de textos informativos.
- Elaborar registros informativos.

Conteúdos
- Escuta e produção oral.
- Leitura.

Anos
1º e 2º anos

Tempo estimado
Dois meses.

Material necessário
Livros, enciclopédias, revistas, vídeos e DVDs que informem sobre vulcões, globo terrestre, cartolina, papéis, tintas, isopor ou caixa de papelão e argila ou barro.

Flexibilização para deficiência visual
Caixa de areia, massa de modelar, barbante, livros em braille ou em áudio sobre vulcões.

Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente imagens de vulcões e converse com os alunos sobre o por que eles lançam fogo. Registre num cartaz: "Nossas ideias sobre os vulcões" e deixe exposto na sala. Convide-os a fazer pesquisas para confirmar, ampliar ou modificar suas ideias.

Flexibilização para deficiência visual
Peça a colaboração do grupo para explicar ao estudante como é um vulcão e o que ele faz. Faça o modelo de um vulcão numa caixa de areia e apresente ao aluno.

2ª etapa
Apresente os materiais informativos e fale com a garotada sobre as diferentes fontes de consulta para uma pesquisa. Em seguida, levante sugestões de como seria possível compartilhar com a comunidade e demais alunos da escola o conhecimento adquirido ao
longo do projeto. É importante discutir as sugestões de modo que as crianças percebam que uma das possibilidades é uma exposição com diferentes formas de registros (como desenhos, textos informativos e maquete).

Flexibilização para deficiência visual
Leia com o estudante os títulos dos livros em braile, a palavra "vulcão" e outras que ele já for capaz de ler.

Encaminhe o livro para o AEE ler com ele. Reproduza imagens de livros sobre o tema e contorne o vulcão com barbante, modificando a superficie.

3ª etapa
Programe a exibição dos DVDs e dos vídeos. Antes, retome o cartaz: "Nossas ideias sobre os vulcões", de modo a orientar as informações que o grupo deve buscar na tela. Leia as sinopses e, após a exibição do vídeo, monte um registro coletivo em que as crianças ditam para você as informações que julgam importantes. Proponha que elaborem desenhos que recuperem algumas das imagens mostradas no filme para serem colados no cartaz.

Flexibilização para deficiência visual
Em alguns trechos do vídeo, pare a exibição e descreva a imagem. Enquanto os alunos desenham, dê ao aluno massa de modelar e proponha a construção de um vulcão.

4ª etapa
Retome o cartaz das ideias iniciais e elabore um novo registro com o título: "O que já sabemos sobre os vulcões". Para aprofundar a pesquisa, determine alguns pontos que precisam ser mais bem investigados (o que são, quais benefícios e problemas causados pelas erupções, etc.). Escolha entre os materiais um texto que atenda a um dos itens para ler para as crianças de modo que se aproximem da linguagem específica do gênero. Nessa leitura, você pode chamar atenção não só para o conteúdo como para palavras e expressões utilizadas pelo autor do texto e elementos de coesão. Converse sobre as principais ideias do texto e, em seguida, escreva coletivamente um resumo das informações selecionadas.

5ª etapa
Organize a sala em pequenos grupos. Explique que cada um deles será responsável tanto pela pesquisa como pela explicação na exposição. Se houver crianças com escrita alfabética, elas podem assumir nos grupos o papel de escriba. Em seguida, cada grupo
deve buscar uma forma de registrar as informações (desenho, pintura, marcas no mapa dos países onde há vulcões ativos etc.). Durante o trabalho, circule pela sala e oriente a pesquisa, ajudando, por exemplo, os alunos a descartar informações irrelevantes.

Flexibilização para deficiência visual
Auxilie o estudante a fazer parte de um grupo que escolha uma maneira tátil de registrar a pesquisa, como uma maquete.

6ª etapa
Com base nas anotações coletivas, a turma planeja como escrever um texto sobre o que foi aprendido para cada um dos itens, considerando o conteúdo e a forma. Os alunos ditam e depois verificam se está de acordo com o planejamento. Revise coletivamente e adeque o que for necessário.

7ª etapa
Planeje com os alunos a exposição dos trabalhos. Você pode organizar diferentes espaços na sala como um canto para os cartazes ou painéis com os textos elaborados, um espaço para os livros e todo o material utilizado para pesquisa. Realize um ensaio com   as crianças de modo que cada grupo se apresente para a sala, a fim de que observem em que precisam melhorar (como tom da voz, ritmo da explicação e a posição das mãos).

Flexibilização para deficiência visual
Oriente os colegas a fazerem o percurso da exposição com o estudante, contando-lhe sobre o material exposto.

8ª etapa
Convide a comunidade e demais alunos da escola para participar da exposição e aprender sobre vulcões.

Produto final
Exposição sobre vulcões.

Avaliação
Observe o cartaz das ideias iniciais e o que as crianças descobriram, analisando o que foi aprendido sobre o tema e a respeito do ato de pesquisar e produzir textos informativos.

Consultoria Renata Frauendorf

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.