Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Atividade Permanente

Do poeta ao aluno

Mais sobre leitura

Especiais

Especial Leitura Literária

Objetivos
Perceber as especificidades da linguagem poética.
Ler poemas ajustando a leitura ao texto escrito.

Conteúdos
Leitura.
Elementos da oralização das poesias: ritmo, rimas, entonação, falsas terminações etc.

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno em fase inicial de alfabetização)
Recitar poesias explorando os recursos  existentes na oralidade.

Anos
3º ao  5º ano.

Tempo estimado
Seis aulas.

Material necessário
Cartolina. Cópias de alguns textos do livro Manuel Bandeira - 50 Poemas Escolhidos pelo Autor e cópias xerocadas dos poemas que você escolher. Sugestões: Berimbau, Irene no Céu, Rondó dos Cavalinhos, Boca de Forno e Vou-me Embora pra Pasárgada.

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno em fase inicial de alfabetização)
Repertório facilitador para início de alfabetização, como poesias de Cecília Meireles e Cora Coralina.

Desenvolvimento
1ª etapa Pergunte aos alunos se eles já viram alguém recitando poesias. O que uma pessoa precisa fazer para tornar esse texto bonito de ouvir? Estimule-os a refletir sobre essa questão distribuindo cópias das poesias de Manuel Bandeira e tocando o CD que vem com o livro. Deixe a turma ouvir algumas vezes, levantando idéias sobre os recursos da leitura. Registre as mais pertinentes em um cartaz, que servirá como material de consulta para o restante do trabalho.

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno em fase inicial de alfabetização)
Solicite ao AEE um trabalho com o gênero, antecipando o repertório que será utilizado em sala. Sugira vídeos e áudios com declamações. Caso seja necessário, organize com os professores específicos (de informática ou de Arte), momentos para essa atividade complementar.

2ª etapa
Explique aos alunos que agora você fará a leitura dos poemas. Peça que eles observem sua forma de interpretar. Chame a atenção para a cadência pedindo que a classe acompanhe o poema com palmas em diversos ritmos. Em qual velocidade a leitura ficou melhor? Por quê? Em seguida, varie a entonação e pergunte: que tipo de voz transmite melhor as emoções presentes no texto? Discuta as sensações que cada interpretação despertou, enfatizando que o poema é um dos gêneros literários que melhor exprimem sentimentos - e que a leitura pode reforçar ou diminuir o efeito pretendido.

3ª etapa Organize as crianças em quartetos e entregue cópias de uma das poesias escolhidas. Explique que, enquanto uma delas lê a poesia em voz alta, as outras devem observar se a leitura segue as observações registradas no cartaz. Por fim, o grupo deve discutir o que cada um precisa melhorar para tornar a leitura mais envolvente.

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno em fase inicial de alfabetização)
Antecipe uma poesia ou parte dela para que o estudante memorize-a com o auxílio do professor do AEE, pois a participação dele será com um texto (ou parte dele) memorizado. Caso seja necessário, proponha a memorização de uma frase ou uma estrofe com a colaboração dos colegas e desafie o grupo a fazer uma apresentação.

Avaliação
Observe o desempenho da turma em relação a algumas questões, como: "O aluno lê com fluência?", "Lê alto e com entonação?", "Posiciona o texto adequadamente, sem cobrir o rosto?" e "Controla o ritmo da falar?". Levando em conta as dificuldades, auxilie cada um nos aspectos que devem ser melhorados com a análise de bons modelos: algum colega ou o CD que acompanha o livro.

Flexibilização para deficiência intelectual (aluno em fase inicial de alfabetização)
Avalie o aluno de acordo com o objetivo. Verifique também o conhecimento do repertório literário, a percepção da sonoridade e o aperfeiçoamento da oralidade.

Consultoria: Luara Leal
Professora da EMEF Ângelo Raphael Pellegrino, em São Caetano, SP.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.