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Língua Portuguesa

Prática pedagógicaComunicação oral

Sequência Didática Ensino Fundamental II

Comunicação oral - entrevista no contexto de estudo

Bloco de Conteúdo
Língua oral

Conteúdo
Escuta e Produção oral

Objetivos
- Aprimorar a fala em situação de comunicação oral formal.
- Participar de uma situação de comunicação oral formal.
- Reconhecer algumas das características e funções de uma entrevista.
- Ampliar sua capacidade de ler entrevistas.

Conteúdos
- Características e funções de uma entrevista.
- Adequação da fala à situação formal de entrevista.
- Adequação das perguntas às respostas dadas pelo entrevistado.
- Prática do discurso em situação de interlocução, mantendo o propósito de obter informações.
- Utilização de recursos próprios à situação de entrevista.
- Realização de leitura de textos informativos para obter informações sobre o entrevistado e sua obra.

Anos
6º ao 9º ano.

Tempo estimado
17 aulas.

Material necessário
Computador com acesso à internet, gravador entrevistas em vídeo, áudio e em papel (para leitura), fichas para sistematização, material para pesquisa sobre a vida do artista.

Desenvolvimento
1ª etapa
Compartilhando os objetivos - 1 aula

A partir das informações disponíveis sobre o artista estudado, a entrevista deve surgir como a melhor forma de obter novas informações e aprofundar o conhecimento que se tem. Nesse sentido, a primeira atividade deve ser compartilhar o objetivo com os alunos. PARA QUE se vai realizar a entrevista: obter mais informações sobre a vida e obra do artista.

2ª etapa. Definir o que se quer saber do entrevistado - 3 aulas
Uma vez definido o objetivo da entrevista, oriente os estudantes para organizar o que o grupo já sabe sobre a vida e a obra do artista. Divida os alunos em grupos e distribua as fontes de informações já utilizadas no estudo - material impresso, áudio, vídeo, pesquisas realizadas na internet. Cada grupo deverá listar as informações contidas em sua fonte de pesquisa. Após a realização desta tarefa, sistematize na lousa as informações organizadas pelos alunos, em forma de lista, sob o título "O que já sabemos". Em seguida, faça outra coluna na lousa intitulada "O que queremos saber" e questione os alunos sobre o que ainda falta saber sobre a vida e obra do artista estudado. Vá inserindo as informações que os alunos levantarem, preocupando-se em evidenciar quando houver a citação de alguma informação que já se tem. Ao final, cheque com os alunos se tudo o que a classe deseja saber consta da lista. Copie as duas listas em papel grande e deixe-as no mural da classe. Nesta etapa é possível realizar uma apreciação das obras do artista pesquisado. Para isso, é importante oferecer um roteiro de observação aos alunos. Depois, faça uma conversa para compartilhar as observações de cada um e, caso haja alguma informação que possa enriquecer a lista do que se quer saber, insira-a na lista que você afixou no mural.

3ª etapa. A Construção de repertório sobre uma boa entrevista - 3 aulas
Faça várias copias da fita da entrevista e entregue uma para cada grupo, que deverá transcrever, cada um, uma parte da entrevista, previamente definida. Ao final, compare as soluções e as dificuldades encontradas pelos grupos.

Uma vez definido o que se quer saber, é preciso ampliar o conhecimento que o grupo tem sobre este gênero. Apresente e analise com os alunos vídeos, áudios e impressos que contenham entrevistas. Oriente a observação dos alunos para cada entrevista apresentada, destacando aspectos importantes para quem está aprendendo a ser um entrevistador: o objetivo da entrevista, as informações obtidas, a adequação das perguntas feitas pelo entrevistador, o ajuste das perguntas às respostas do entrevistado, as perguntas que "nasceram" durante a entrevista, etc. Volte à mesma entrevista várias vezes: primeiro ouça/veja/leia a entrevista inteira e depois ouça/veja releia trechos da entrevista que destaquem determinados aspectos. Analise o que se soube a partir da entrevista enfocada e o que faltou saber. Levante o que os alunos perguntariam ao entrevistado caso fossem o entrevistador. Faça exercícios a partir de uma entrevista, como por exemplo, ler a resposta dada pelo entrevistado e pedir que os alunos formulem a pergunta que resultou naquela resposta. Esta é também uma excelente oportunidade para que os alunos observem as falhas da entrevista realizada ou as dificuldades que surgiram e com as quais o entrevistador teve que lidar, como por exemplo, quando o entrevistado responde de forma lacônica ou quando muda de assunto, deixando de responder à pergunta. Analise com os alunos o que fez o entrevistador e o que fariam eles caso fossem o entrevistador.

4ª etapa. Elaborando um roteiro para a entrevista - 3 aulas

Uma vez que todos tenham compartilhado o que já se sabe e o que falta saber, chega a hora de elaborar um roteiro para a entrevista. Na primeira atividade desta etapa, retome a lista "O que queremos saber" que foi feita na segunda etapa. Releia-a com os alunos e verifique se ela está completa. Acrescente novas sugestões. Em seguida, junto com os alunos, agrupe as questões por blocos temáticos: sobre a infância do artista, sobre o início da carreira, sobre a vida pessoal, sobre a vida profissional, sobre a sua obra, curiosidades de sua vida, opiniões do artista, etc. Eleja um destes blocos temáticos para, junto com a classe, elaborar perguntas. Durante esta atividade, relembre as características das boas entrevistas e os aspectos observados quando foi realizada a análise das entrevistas. Após esta atividade coletiva, divida a classe em grupo e entregue um bloco temático para cada grupo desenvolver as questões daquele bloco. Oriente-os para que observem o que já sabem (na lista afixada na classe) de forma a não elaborarem perguntas desnecessárias. Após, apresente a produção de cada grupo para a classe para que todos possam fazer suas observações e dar suas sugestões. Construa o roteiro final coletivamente.

5ª etapa. Marcando a entrevista e definindo os papéis de cada aluno na realização da entrevista - 1 aula
Após ter o roteiro pronto, já se pode agendar a entrevista. Combine com a classe quem vai entrar em contato e qual a data boa, quando a turma já estiver pronta para a realização da entrevista. Em seguida, defina o que precisará ocorrer na entrevista: fazer as perguntas, gravar, acompanhar e assinalar numa lista as perguntas já feitas. Cada grupo que elaborou as questões por bloco temático deverá definir quantos entrevistadores (pode haver vários, desde que as perguntas sejam feitas de forma organizada e o ritmo da entrevista seja mantido) e deverá haver pelo menos:

• Uma pessoa responsável por operar o gravador.
• Uma pessoa responsável por tomar notas sobre aspectos não perceptíveis na gravação, como uma expressão facial ou um gesto que complementa a fala, uma palavra não bem pronunciada. Estas anotações também ajudarão no momento da transcrição.
• Uma pessoa que irá acompanhar a lista das perguntas a fim de verificar se alguma pergunta ficou esquecida ou se seria interessante incluir uma nova pergunta não prevista no roteiro.
Nessa atividade, cabe ao professor orientar sobre cada uma destas tarefas aos alunos que as assumirão.

6ª etapa. Ensaio da entrevista - 2 aulas
Após ter o roteiro pronto e definidos os papéis de cada um, faça um ensaio com os alunos. Promova uma simulação na qual você será o entrevistado e os alunos, os entrevistadores. Nessa simulação, crie situações possíveis de serem vividas numa entrevista para ver como os alunos se saem, tais como: responda às questões de forma lacônica, com monossílabos; desvie do assunto perguntado; fale sobre muitos assuntos; antecipe um assunto ainda não perguntado, de forma a que eles tenham que ajustar as perguntas previstas no roteiro. Em seguida, analise a forma como ocorreu: ouça a gravação com os alunos e aponte os problemas - se os alunos falaram simultaneamente, dificultando a compreensão da pergunta, se há perguntas que necessitam ser refeitas ou mesmo descartadas, se o uso do gravador foi adequado, se todas as perguntas foram feitas.

7ª etapa. Realização da entrevista - 1 aula
No dia da realização da entrevista verifique se cada grupo está com os instrumentos necessários para a realização da entrevista: gravador, pilhas extra, lápis ou caneta e papel, prancheta ou caderno para anotar, roteiro da entrevista. Os alunos deverão estar cientes de suas funções. No momento da entrevista, o professor poderá fazer perguntas não previstas no roteiro e sinalizar o grupo caso ocorra repetição de perguntas, por exemplo. Deve, no entanto, fazer isso com cuidado para que seja apenas uma intervenção pontual e a entrevista seja realizada pelos alunos.

8ª etapa. Avaliação da entrevista - 1 aula
Na primeira aula após a realização da entrevista é importante fazer uma rodada para que todos possam manifestar suas impressões e falar sobre o que acharam da entrevista. Nessa ocasião é muito importante que o professor retome todo o processo, marcando as aprendizagens realizadas, os avanços que os alunos realizaram. Cabe aqui também levantar as falhas que possam ter ocorrido na realização da entrevista e retomar porque elas ocorreram. Aqui vale destacar que uma boa entrevista depende da capacidade de interação do entrevistador com o entrevistado e de seu conhecimento sobre o assunto.

9ª etapa. Transcrição - 2 aulas
A transcrição da entrevista, embora trabalhosa, é muito importante, pelas aprendizagens que pode promover, pois consiste em um trabalho de transposição da linguagem oral para a linguagem escrita. Selecione um trecho em que haja a presença de elementos da língua oral que possam ser trabalhados coletivamente com a classe e analise com os alunos de que forma se podem representar, na língua escrita, os recursos que apóiam a língua oral, como por exemplo, os silêncios, os gestos, o tom de voz, as expressões faciais que acompanham uma interjeição. Outro aspecto que deve ser enfocado é o que pode ser eliminado sem comprometer o conteúdo (as repetições e gaguejos, algumas interjeições como por exemplo, "né", ou "então" ou "aí"etc).

Faça várias copias da fita da entrevista e entregue uma para cada grupo, que deverá transcrever, cada um, uma parte da entrevista, previamente definida. Ao final, compare as soluções e as dificuldades encontradas pelos grupos.

Consultora Ana Amélia Inoue
Coordenadora do Instituto Pedagógico Acaia, em São Paulo, SP, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

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