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Como trabalhar as definições de literatura em sala de aula

Depois de entrar em contato com várias abordagens do que é literatura, a turma tem de saber o que difere um texto desse tipo de outras produções

Anderson Moço, de São João del Rei, MG

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Foto: Pedro Motta
COMPREENSÃO REAL A turma do Centro Educacional Frei Seráfico estuda literatura usando um jornal literário. Fotos: Pedro Motta
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

Uma situação paradoxal paira sob as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental: a literatura não tem merecido a devida atenção nas aulas de Língua Portuguesa, embora estudar as questões literárias seja um dos objetivos da disciplina. Às vezes, a garotada até é convidada a ler algumas produções do tipo ou os professores as apresentam em aulas expositivas. Mas é raro encontrar estudantes debruçados sobre textos literários, aprendendo a ler e analisá-los. Com esse quadro, não é de estranhar que, ao perguntar "o que é literatura?", os jovens tenham dificuldade em responder ou usem definições simplistas, como "são textos de ficção".

Não faz sentido, portanto, o docente dizer que trabalhou com literatura em sala se não desenvolveu um trabalho para investigar qual a natureza e a função dela. "É primordial que os estudantes tenham clareza do que faz um texto ser literário e quais características garantem a identificação dele. E isso só é possível se todos tiverem familiaridade com esse tipo de leitura", diz João Luís Tápias Ceccantini, professor de Literatura da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Assis. Por ter percebido essa sutileza do conteúdo e trabalhado com ela de modo coerente, Maria Tereza Gomes, professora de Língua Portuguesa do Centro Educacional Frei Seráfico, em São João del Rei, a 180 quilômetros de Belo Horizonte, fez jus ao Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 de 2009. Focada no estudo da linguagem literária e da compreensão do que é literatura, ela organizou aulas para discutir com alunos de 8º e 9º anos várias questões com base na leitura e análise do jornal O Domingo, uma publicação especializada em literatura e crítica literária que circulou na cidade em 1885 e 1886. Ela também estimulou a percepção das diferenças que existem em textos literários e não literários usando o veículo (leia mais na segunda página). "Manejar um jornal especializado em literatura é algo refinado, diferente do que é proposto tradicionalmente, como estudar as definições de literatura que aparecem nos livros didáticos", diz Claudio Bazzoni, assessor da prefeitura de São Paulo e selecionador do prêmio.

Foto: Pedro Motta
PESQUISA HISTÓRICA Os alunos investigam o cotidiano da cidade no século 19 para entender a 
literatura da época

No entanto, definir o que é literatura não é fácil. São várias as abordagens possíveis e nenhuma é abrangente o suficiente - nem se basta isolada de outras. Até por isso, esse conteúdo deve ser encarado como algo estimulante e desafiador tanto para o docente como para os alunos. Literário é um conceito que depende de muitos fatores. Por isso, a prioridade tem de ser dada ao desenvolvimento do estudo, ajudando os estudantes a se aprofundarem em várias definições e desconstruí-las a fim de que construam outras e compreendam por que esse tipo de texto é tão especial. Evidentemente, não é possível ensinar tudo isso apenas falando. Apropriar-se do material literário propriamente dito é fundamental (leia o projeto didático).

 

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Especial Leitura Literária

 

 

Publicado em NOVA ESCOLAEdição 233, Junho/Julho 2010, com o título Definições valiosas
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