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Plano de Aula

Aprender a debater

Objetivos
- Aprender a planejar textos orais em situações comunicativas simuladas.
- Refletir sobre seminários e formas de apresentação.

Conteúdos
- Planejamento de textos orais.
- Leitura de textos.

Anos
Do 3º ao 5º ano.

Tempo estimado
Cinco aulas.

Material necessário
Noticias relacionadas ao tema do debate: "Achado não é roubado". Clique aqui para ver um exemplo.

Desenvolvimento
1ª etapa
Informe seus alunos que eles irão participar de um debate sobre um assunto bastante controverso. Pergunte se eles conhecem o dito popular "achado não é roubado, na porta do mercado". Converse sobre eles sobre o significado desse dito e proponha que troquem opiniões sobre o assunto.

Flexibilização para deficiência visual
Pergunte ao aluno se ele sabe o que é um debate, amplie seus conhecimentos explicando as regras, a importância de um texto que apoie a fala e como as pessoas devem se comportar. Combine com a turma de cada um dizer seu nome, assim como é feito fora da escola, antes de dar sua opinião. Dessa forma, ele poderá acompanhar melhor o debate.

2ª etapa
Entregue notícias, extraídas de sites ou jornais, sobre pessoas que encontram objetos e valores e devolvem aos seus donos. Antecipe o assunto dos textos e pergunte o que eles pensam sobre isso. Explique que essa é uma discussão moral importante e que todos, em algum momento, se perguntam o que fariam em uma situação como essa. Leia em voz alta e proponha uma discussão sobre os sentidos do texto lido. Ajude a recheálo de informações e relacione com outras experiências do repertório das crianças. É importante que todos compartilhem suas opiniões, dúvidas, impressões, que possam relacioná-las com fatos vividos por eles ou familiares. Solicite que ampliem as ideias conversando em casa com os familiares sobre o assunto.

3ª etapa
Divida a classe em grupos de quatro alunos, dando a alguns a tarefa de defender a devolução de valores ou objetos achados e a outros a missão de defender a apropriação por aquele que achou. Deixe claro que eles não estarão defendendo posições pessoais sobre o assunto, mas argumentado sobre essas ideias. Peça que discutam entre os integrantes do grupo primeiro. Proponha que um aluno registre os argumentos levantados pelo grupo, para ajudálos na hora do debate, e as perguntas que poderão ser feitas aos grupos que defenderão a posição contrária.

4ª etapa
Pergunte aos alunos se eles já assistiram a algum debate e se lembram como as pessoas se comportam nesses momentos. Para repertoriar a turma, passe um vídeo de um debate gravado ou leve-os para assistir a um. Em classe, elabore coletivamente uma lista de expressões que devem ser usadas na hora de debater, como: "concordo porque...", "discordo porque...", "concordo com fulano porque...", discordo em parte desta opinião..." etc. Discuta as regras do debate: quanto tempo terá cada grupo para defender sua posição, como serão as intervenções do grupo opositor.

5ª etapa
Realize o debate e, se possível, registre-o em DVD para que os alunos possam vê-lo, tendo a possibilidade de aprimorarem a discussão em outra ocasião. Ao apresentar o debate filmado, faça algumas paradas para a descrição das cenas que estão sendo mostradas.

Produto final
Debate entre os alunos.

Avaliação
Observe o desempenho da turma em relação a algumas questões: o aluno respeita os combinados formulados na organização do debate? Mostra-se interessado em debater? Contribuiu com ideias no momento do planejamento? Usa as expressões típicas da organização da fala em situações de debate? Escuta com atenção e interesse os argumentos dos colegas?

Consultoria Rosangela Veliago

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