Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Projeto

Coletânea de textos poéticos memorizados

Mais sobre Alfabetização

Especiais

Tudo sobre Alfabetização

Objetivos
- Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente.
- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.
- Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.

Conteúdo
- Leitura na alfabetização inicial.

Anos 
1º e 2º anos.

Tempo estimado 
Um mês.

Material necessário
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas, canções).

Desenvolvimento
1ª etapa
Proponha o projeto: selecionar os textos poéticos conhecidos e preferidos para organizar uma coletânea e, com ela, montar um livro. Defina com as crianças o título da obra e quem será o destinatário: alunos da escola, pais, professores, amigos. Converse com o grupo sobre os textos poéticos que conheça e que gostaria de ver incluídos na coletânea.

2ª etapa
Forme duplas ou trios e distribua para cada grupo uma folha com quatro textos, sendo dois escolhidos pelo grupo. Se os textos forem parecidos na extensão, nas palavras e nas frases, será mais difícil para os alunos fazer a diferenciação entre eles, pois a tarefa exigirá que se debrucem sobre a composição de cada palavra. Para propor que os leitores não convencionais participem da atividade e aprendam com ela, é necessário garantir que conheçam de cor o texto em sua forma oral. Para os alunos que já leem convencionalmente, distribua livros com textos poéticos. Eles vão selecionar os que gostam mais para incluir na coletânea.

Flexibilização para deficiência auditiva
Forme um trio dos alunos com deficiência com outros mais avançados e competentes nessa tarefa. Escolha textos bem explorados em aula, os quais as capas sejam bem conhecidas e que tenham ilustrações que traduzam bem o conteúdo do texto.

3ª etapa
Proponha às crianças que ainda não leem procurar algumas palavras do texto ("Onde está escrito ... ?") e socialize com o grupo pistas utilizadas para encontrar a palavra. Peça que justifiquem as escolhas ("Por que você acha que é esta a palavra?"), pois essa intervenção convida os alunos a explicitarem o procedimento adotado para descobrir o que estava escrito. Para o grupo que ficou com os livros, peça que expliquem as razões da seleção e as estratégias utilizadas. Nessas atividades de leitura os pequenos são vistos como leitores plenos, e não meros decifradores ou sonorizadores de textos.

Flexibilização para deficiência auditiva
Estimule os amigos do trio a deixar o aluno participar ao relacionar o texto à capa. Deixe-o manusear o livro e se dedicar à leitura das ilustrações.

4ª etapa
Ao finalizar a leitura, organize uma conversa coletiva com o objetivo de compartilhar as descobertas e as estratégias para a localização dos textos. É um momento também para as crianças contarem os problemas que enfrentaram para encontrar o trecho destacado entre outros tão parecidos. Para concluir, é preciso organizar os textos selecionados em um livro e depois distribuir para os destinatários definidos.

Produto final
Coletânea de poesias.

Avaliação
Registre suas observações sobre a participação dos alunos: quais foram as pistas utilizadas, como justificaram as escolhas e se as duplas trabalharam bem.

 

 

Beatriz Gouveia
Coordenadora do Programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, em São Paulo, e consultora em Educação.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
Compartilhe
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.