Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Projeto

Texto informativo sobre filhotes

Objetivos
- Ler e selecionar informações.
- Registrar o que se entendeu dos textos lidos pelo professor e pelos alunos ou dos vídeos assistidos.

Conteúdo
- Produção de textos informativos ditados ao professor.

Anos 
1º e 2º anos.

Tempo estimado 
15 aulas.

Material necessário
Livros sobre animais, revistas e, quando possível, vídeos e DVDs.


Desenvolvimento
1ª etapa
Levante os conhecimentos prévios que as crianças têm sobre o tema. Registre num cartaz: "O que já sabemos sobre os filhotes". Pergunte que animais as crianças se interessam em estudar e coloque questões do tipo "como será que as mães cuidam dos filhotes?" e "o que será que elas trazem para eles comerem?". Compartilhe a ideia do projeto: elaborar um encarte informativo sobre filhotes. Liste em outro cartaz os animais escolhidos e o que se quer saber sobre eles.

Flexibilização para deficiência física (cadeirante, com dificuldade na mobilidade dos membros superiores e de comunicação oral)
Antecipe essa etapa para o aluno pedindo que ele traga figuras de animais de que gosta. No momento da introdução ao tema, solicite a participação, mostrando-as ao grupo.

2ª etapa
Leia textos informativos para a turma. Converse sobre o que foi lido e pergunte o que é importante anotar para ser usado depois. Mostre diferentes formas de registrar informações (quadros esquemáticos, sequência de itens, desenhos com legendas, tabelas etc.).

Flexibilização para deficiência física (cadeirante, com dificuldade na mobilidade dos membros superiores e de comunicação oral)
Dirija perguntas ao estudante que exijam respostas objetivas ou expressas pela afirmação ou negação com o movimento da cabeça.

3ª etapa
Programe a exibição de um vídeo sobre os animais estudados. Antes de começar, compartilhe que tipos de informação buscar. Distribua pranchetas para a anotação e faça pequenas pausas na tela depois de algo importante. Peça que a turma construa um registro coletivo. 

Flexibilização para deficiência física (cadeirante, com dificuldade na mobilidade dos membros superiores e de comunicação oral)
Se o aluno tiver a competência da escrita, adapte o material para registro com prancha inclinada e papel em tamanho maior.

4ª etapa
Entregue para cada dupla ou trio um livro sobre um animal que a sala está estudando e diga que tipo de informação vai encontrar ali (exemplo: "Neste livro está escrito como a onça ensina os filhotes a caçar"). Peça que eles registrem o que aprenderam.

Flexibilização para deficiência física (cadeirante, com dificuldade na mobilidade dos membros superiores e de comunicação oral)
Organize um trio e, caso o cadeirante ainda não escreva, estimule sua contribuição, acompanhando atentamente o trabalho dos amigos. Atue intermediando a expressão de suas ideias para os colegas.

5ª etapa
Com base nas anotações coletivas, a turma planeja, junto com você, como escrever um texto sobre o que foi aprendido. Os alunos ditam e depois verificam se está de acordo com o planejamento. Revise no fim.

6ª etapa
Peça que todos escrevam notas do tipo "Você sabia?" com base nas anotações que fizeram em duplas ou trios.

7ª etapa
Coordene a edição do encarte. Peça que organizem o texto, os "Você sabia?" e as ilustrações produzidas.

Avaliação
Observe o que as crianças aprenderam sobre filhotes e as estratégias de leitura que usaram para buscar informações.

Produto final
Encarte informativo sobre filhotes.

Consultora Ana Flávia Alonço
Formadora de professores do Projeto Entorno, da Fundação Victor Civita

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.