Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Projeto

Reconto de histórias conhecidas

Mais sobre Alfabetização

Especiais

Tudo sobre Alfabetização

Objetivos
- Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor.
- Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.
- Ampliar a linguagem oral, o vocabulário e a estruturação de frases dos alunos com deficiência intelectual (síndrome de Down com pouca linguagem oral).

 

 Conteúdo
Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.

Anos
1º e 2º anos.

Tempo estimado 
Oito aulas.

Material necessário
Livros: Chapeuzinho Vermelho, Irmãos Grimm, 32 págs., Ed. Cosac Naify,tel. (11) 3218-1444, 25 reais; A Bela Adormecida, Charles Perrault, 32 págs., Ed. Peirópolis, tel. (11) 816-0699, 24 reais. Folhas,lápis de cor e computador com impressora.

Flexibilização para deficiência intelectual (síndrome de Down com pouca linguagem oral)
Cartazes com as ilustrações de personagens e cenas das histórias.

Desenvolvimento
1ª etapa
Em roda, leia para os alunos o conto Chapeuzinho Vermelho e avise que esse texto e A Bela Adormecida serão recontados pelo grupo e ditados para você. Proponha que o material faça parte de um livro e diga que todos vão ganhar um exemplar de presente.

Flexibilização para deficiência intelectual (síndrome de Down com pouca linguagem oral)
Envie para casa ou para o AEE os mesmos livros trabalhados em sala para sessões de leitura antecipadas, para que o aluno tenha acesso às histórias com antecedência. Isso amplia o repertório dele, favorece a memorização e uma participação mais efetiva na atividade.

2ª etapa
Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a atividade de produção do texto coletivo pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados pela garotada e, em alguns momentos, ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa. Por exemplo: "Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?" Releia aos poucos os trechos ditados. Ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.

Flexibilização para deficiência intelectual (síndrome de Down com pouca linguagem oral)
Utilize as ilustrações de personagens e cenas como referências para fazer os questionamentos.

3ª etapa
Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos precisam compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como "aí", "né" e "então") ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.

4ª Etapa
Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia A Bela Adormecida para a turma.

5ª etapa
Inicie a reescrita coletiva do texto A Bela Adormecida, seguindo as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa. Se necessário, dê novas recomendações aos estudantes para evitar, por exemplo, que um personagem saiba de algum detalhe da história que ele não presenciou. Ajude-os a enfrentar esses obstáculos.

6ª etapa
Discuta com todos as ilustrações que serão feitas para cada história e digite os textos, deixando espaços para inseri-las. Garanta uma cópia para cada estudante. Solicite ou faça marcações coloridas em algumas palavras ou frases que se repetem no texto e sejam significativas para os alunos.

7ª etapa
Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.

8ª etapa
Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.

Produto final
Livro com os contos Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida reescritos pelo grupo para ser levado para casa por todos.

Avaliação
O foco do projeto não deve ser a memorização dos contos pelos estudantes, mas a  produção das reescritas com a recuperação dos principais acontecimentos das narrativas. Levando isso em conta, analise os textos desenvolvidos pela turma em relação à presença de elementos da linguagem escrita. Durante o processo, observe os pontos frágeis do processo de revisão para serem retomados em outras ocasiões, com outros exemplos.

Flexibilização para deficiência intelectual (síndrome de Down com pouca linguagem oral)
Observe o desenvolvimento da linguagem oral, a ampliação do vocabulário e do uso de frases mais completas.

  

Consultora Clélia Cortez

Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.

 

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.