Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Atividade Permanente

Leitura de títulos de histórias conhecidas

Objetivos 
- Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente. 
- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.

Conteúdo 
- Leitura na alfabetização inicial.

Anos 
1º e 2º anos.

Tempo estimado 
Rotina semanal em dias alternados com as atividades de escrita.

Material necessário
Lista de contos de fadas conhecidos dos alunos, escritos em letra de forma. Exemplos para duas sequências de leitura:
I. O Pequeno Polegar, O Patinho Feio, O Príncipe Sapo, O Gato de Botas e O Alfaiate Valente.
II. A Guardadora de Gansos, A Gata Borralheira, A Bela Adormecida, A Roupa Nova do Rei e A Princesa e a Ervilha.

Desenvolvimento
1ª etapa
As crianças devem localizar em uma lista de vários títulos de contos de fadas o livro que você lerá para elas. Selecione títulos muito semelhantes em quantidade e variedade de letras para que elas busquem ler a parte central do texto, já que as diferenças não se encontram todas nos segmentos iniciais e finais. Apresente a lista de títulos afixada a uma altura próxima dos olhos. Conte que vai ler todas as histórias para eles ao longo da semana e que hoje devem encontrar o título do conto O Patinho Feio. Leia cada um deles em voz alta para os alunos, mas não na mesma ordem em que aparecem escritos. Essa leitura é fundamental para que as crianças saibam "o que" está escrito e tentem encontrar "onde".

Flexibilização para deficiência visual com baixa visão
Entregue ao aluno uma lista com letras em tamanho ampliado ou letras móveis ou texturizadas.

2ª etapa
Diga: "Agora, para encontrar o título, vamos observar apenas estes aqui". Mostre os três primeiros e cubra os dois últimos com uma folha ou cartolina. "Onde está escrito O Patinho Feio?" Procure ajudar os alunos com base no que for sendo colocado por eles. Pode-se aqui pedir que comparem com os nomes dos colegas. Se alguém aponta o título O Pequeno Polegar como sendo O Patinho Feio e diz que começa com "p", de Paulo, chame a atenção de todos para o que o colega descobriu. Em seguida, mostre que os outros dois títulos também começam com "p" : "O que acham destes aqui?"

Flexibilização para deficiência visual com baixa visão
Coloque-o sentado ao lado de uma dupla e com letras móveis, peça que o colega entregue as letras na ordem que a professora mostrar no quadro.

3ª etapa
Volte a O Pequeno Polegar e pergunte: "Onde está escrito ‘patinho’ aqui?" Se algum aluno indicar a palavra "pequeno", dirija-se a todos e pergunte se estão de acordo. Então pergunte com que letra termina a palavra "patinho". Provavelmente dirão "o". Nesse momento, indique que não apenas "pequeno" termina com "o", mas "patinho" também. Mostre, assim, que devem seguir outro caminho. Compare a escrita de "pequeno", "príncipe" e "patinho" e observe que "pequeno" tem a letra "e" e "príncipe" a letra "r" após o "p". Para essa atividade, os alunos têm de olhar para o que está escrito, a grafia das palavras.

4ª etapa
Prossiga a investigação perguntando onde está escrito "feio" nos três títulos, já que procuram O Patinho Feio. Quando os alunos localizarem a palavra "feio", leia o título todo para eles e também os outros dois que estavam sendo comparados. Comente que são parecidos porque os três começam com "p" e dois deles terminam com "o". Peça que marquem com X o título que será lido na aula.

Avaliação
Procure garantir a participação de todos nas várias etapas da atividade. O ideal é que tenham oportunidade de expor suas estratégias e que elas sejam socializadas para o grupo, promovendo a discussão sobre cada uma delas.

Flexibilização para deficiência visual com baixa visão
Algumas vezes, deixe que o aluno vá bem próximo à lista de títulos.

 

 

Consultora Mônica Gouvêa França Pereira
Professora de Projetos em Língua Portuguesa do Colégio Santa Cruz, em São Paulo.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.