Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Sequência Didática

Regras nas aulas de Inglês

Objetivos
- Definir e seguir combinados.
- Utilizar verbos no imperativo e verbos modais nas expressões de permissão.

Conteúdos
- Verbos no imperativo.
- Verbos modais (may, can, shall, need, must).

Anos
5º e 6º.

Tempo estimado
Seis aulas.

Material necessário
Cartolinas, canetas coloridas, TV e aparelho de DVD.

Desenvolvimento
1ª etapa
Para apresentar à turma o contexto de produção dos combinados (o que acontece na atividade social, quem participa dela, quando ocorre, onde ocorre e por que acontece), apresente trechos de diferentes filmes que mostrem aulas - algumas sugestões são Sociedade dos Poetas Mortos, A Corrente do Bem, Mr. Holland e a série Harry Potter. Faça perguntas para levar a garotada a entender os elementos básicos de cada cena e refletir sobre os aspectos que as unem: What is the scene about? Who is involved? What are they doing? Where does the scene take place? When does the scene take place? Why are these people involved in the scene? How are these scenes related?

2ª etapa
Para introduzir os verbos no imperativo, apresente aos estudantes o jogo Simon Says...,
no qual os participantes devem fazer tudo o que Simon (o professor ou outro estudante) disser. Inicie o jogo propondo ações de permissão e proibição, como "Simon says... raise your hands" e "Simon says... don't touch the floor". Depois de algumas ordens, passe a vez para que todos participem. Conforme a turma fala, registre no quadro as expressões utilizadas em duas colunas - uma para permissões e outra para proibições. Utilize como título de cada coluna o símbolo das placas de trânsito - o permitido representado por um círculo vazio e o proibido por um círculo cortado na transversal.

3ª etapa
Relembre as expressões construídas com os verbos no imperativo para debater as regras da aula de Inglês. Inicie discutindo a necessidade de realizar combinados para a participação em aula - ainda que a turma use o Português, você deve se expressar em Inglês, recorrendo a gestos e imagens para resolver as principais dúvidas de compreensão. Em seguida, peça sugestões para construir uma lista similar à das ações do jogo, com permissões e proibições para o convívio em sala. Continue utilizando os símbolos de trânsito e escreva always para permissões e never para proibições.

4ª etapa
Se a turma já tiver um domínio razoável das construções básicas em Inglês, torne a lista de combinados mais sofisticada. Peça que os estudantes separem as ações em grupos que expressem possibilidades, necessidades e obrigações, usando colunas com os seguintes verbos: can, can't, need to, don't need to, mustn't e don't forget to. No fim, oriente os alunos a registrar as regras num cartaz, colocando-o em local visível para consulta.

Avaliação
Analise se os alunos expressam permissões e proibições em Inglês, usando corretamente os verbos no imperativo e os modais. Uma dúvida frequente é a confusão entre verbos de permissão (may, can) e ordem (need, must). Se essa dificuldade aparecer, enfatize a gradação entre os verbos por meio de exemplos baseados nas regras do combinado.

Consultoria: Andrea Vieira Miranda Zinni
Formadora de professores, coordenadora da escola bilíngue Stance Dual, em São Paulo, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.