Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Expectativas de aprendizagem em Língua Estrangeira - 6º ao 9º ano

Confira o que a turma deve aprender no Ensino Fundamental II

O ensino de inglês ou de espanhol deve ser focado em situações reais de uso do idioma e levar os jovens a conhecer outras culturas. A contextualização das informações é essencial para tornar o conhecimento efetivo e significativo. O desafio, então, é aproximar o idioma estudado da realidade dos alunos, levando a uma nova percepção da natureza da linguagem e de como ela funciona.

Especial Planejamento 2014

Expectativas de aprendizagem
■Analisar criticamente a importância e a finalidade de diversos gêneros, como textos literários, artigos, notícias, receitas, rótulos, diálogos e canções.
■ Compreender o contexto de produção e identificar os elementos da estrutura que compõem os gêneros.
■ Produzir textos informativos.
■ Entender e dar informações em situações informais.
■ Usar verbos e suas diversas conjugações, pronomes, conectivos, pontuação e vocabulário inseridos
nos diferentes gêneros.
■ Reconhecer o uso de voz passiva.
■ Entender, avaliar e responder a instruções ligadas a situações de sala de aula (fechar o livro, prestar atenção).
■ Avaliar ações de combinados, percebendo o uso de verbos para regra, pedido, obrigação e solicitação.
■ Utilizar dicionários e enciclopédias.
■ Localizar informações e ideias principais em textos.
■ Diferenciar narração de fatos e informação de opinião.
■ Apreciar um texto literário escrito em Língua Estrangeira.
■ Relacionar imagem e texto.
■ Selecionar palavras-chave para reconhecer significados e inferir o sentido de expressões com base no contexto.
■ Compreender regras e instruções (manuais, rótulos de embalagens, jogos etc.), identificando ações.
■ Expressar-se usando pronúncia e entonação apropriadas.
■ Compreender características culturais, finalidade e estrutura de diferentes tipos de música e gêneros literários.
■ Cantar ouvindo a canção, observando pronúncia e entonação.
■ Explorar experiências vividas em situações de aprendizagem, respeitando a sequência temporal e causal.

 Fonte: Orientações Curriculares da prefeitura do município de São Paulo

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários

 

Publicado em , Janeiro 2010.
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.