Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Tudo sobre leitura

Foto: RICARDO JAEGGER

Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Pensando nisso, preparamos um especial com tudo o que você precisa saber sobre leitura! Confira reportagens, vídeos e planos de aula desenvolvidos especialmente para ajudar você a despertar em seus alunos o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais diversos tipos de texto. BOA LEITURA!

Veja uma coletânea de livros no site do Educar para Crescer

Comente

Luiz Carlos Freitas Barbosa - Postado em 20/02/2013 21:42:06

" A LEITURA PREJUDICA SERIAMENTE A INGNORÂNCIA". Não é minha mas gostei muito.

aldania oliveira diana - Postado em 20/12/2012 16:30:28

Leitura deve ser um ato de extrema responsabilidade tanto dos pais como da escola. A leitura quando é incentivada desde de cedo torna-se um ato de paixão, um descobrimento de segredos e sonhos alcançados além de qualquer outro ato. Ler é muito mais que viajar dentro da leitura, é descobrir o mundo.

giovana goudinho stropper - Postado em 30/07/2012 19:22:20

Boa noite; Sou professora e atualmente atuo como supervisora escolar da rede pública. Nesse tempo em que atuo como supervisora tendo acesso a todas as salas de aula,tenho presenciado pouca discussão a respeito de leitura e muita reclamação dos professores em relação aos alunos. Não vejo infelizmente professores lendo na sala e o que é pior não os vejo motivando os alunos para que a faça. Não consigo aceitar que um professor de pré escola por exemplo não tenha ainda experimentado sentar no chão junto aos seus alunos e desvendar o mundo que existe dentro de um livro ou de uma história que seja. Quando questionados a respeito do assunto a resposta é uma só. SEMPRE FAÇO ISSO NAS MINHAS AULAS.Não é o que aparenta e não é o resultado que estamos vivenciando. Portanto... Nossas escolas estão bem equipadas com o material ,o que precisamos é apostar no pedagógico.Este sim está deixando a desejar...

Claudio Teixeira Freire de Barros Filho - Postado em 30/07/2012 14:46:29

Engrçado, o bibliotecário que tem um papel fundamental como mediador da informação se faz ausente.Enfim, não adianta reclamar da minha classe, eu vou fazer o meu melhor para ajudar os professores a formar leitores! =)

rosely hourneaux de almeida - Postado em 15/07/2012 13:24:26

A apresentação de livros de qualidades para as nossas crianças é necessária, pois infelizmente há quem não saiba e nem lê. A qualidade do texto, coerência com a ilustração,interesses de cada fase da criança, linguagem, repertóro vocabular, ideologias, questões afetivas, divertimentos e outros aspectos importantíssimos devem ser prioridades.

Raquel Eduardo da Silva - Postado em 24/06/2012 15:15:15

Sou a favor de um ambiente propricio que favoreça a formação de leitores. Em suas casas geralmente não existe este ambiente favorecedor. A escola deve ter este olhar.

Teresa de Sousa Martins - Postado em 15/06/2012 21:14:02

Concordo que o melhor jeito de formar leitores é deixar as crianças livres para investigar, folhear e escolher o que quiserem com a orientação e o incentivo do professor, dessa forma fortalece o interesse pela leitura.

marilin rocha pereira - Postado em 10/06/2012 21:21:52

A leitura sem dúvida faz parte do cotidiano da sala de aula, pois como já ficou provado por diversas teorias, a criança se espelha no adulto, em seu processo de desenvolvimento e na aquisição de novos saberes. Uma leitura bem feita cativa qualqer pessoa, pois desperta a curiosidade e acentua a atenção. É ouvindo a leitura de diferentes portadores de textos, que o sujeito peceberá as diferenças existentes em suas funções e a estrutura necessária a cada um.

Rosirene Ferreira da Silva Reis - Postado em 01/06/2012 21:05:45

Devemos incentivar os alunos a interagir com as diversas tipologias textuais, o professor deve ser referência de leitor para o seu aluno

Ronilço Oliveira - Postado em 01/05/2012 09:27:57

Adorei a matéria sobre incentivo à leitura. Sou fundador de um projeto em Campo Grande - MS, onde trabalhos o incentivo à leitura através dos quadrinhos. Nosso site: www.gibiteca.org.br

Eliana de Santana - Postado em 06/12/2011 12:17:10

Estou 4º de pedagogia e estamos estudando a importância da leitura na vida da criança. Li comentário Edna sobre o seu tcc, porque é um tema q me interessa muito. Gostaria de comunicar com vc Edna Aparecida Detomazi. meu Email:anaile.rocha@hotmail.com

EDNA APARECIDA DETOMAZI GIL - Postado em 21/08/2011 11:01:35

quero fazer uma correção: estamos trabalhando HISTÓRIAS EM QUADRINHOS...

EDNA APARECIDA DETOMAZI GIL - Postado em 21/08/2011 11:00:10

Antigamente, o magistério era considerado como um curso técnico,era sequência da 8ª série, algum tempo depois todos os professores que tinham apenas o magistério e quisessem continuar dando aulas, teriam que ingressar no curso de pedagogia, achei isso muito interssante, pois hoje trabalhamos com uma base muito melhor, no caso estamos desenvolvendo nosso TCC com hisótiras em quadrinhos, está ficando maravilhoso e amplo. abraços á todos que compartilham de tudo isso que é tão maravilhoso.

Glória Jaine Lopes Santos - Postado em 19/05/2011 07:57:26

Concordo plenamente que em nossos dias o maior problema em relação à falta de leitura não seja o não acesso aos livro, e sim a falta de incentivo para que esses livros, de fato sejam lidos. Todos nós, inclusive crianças e adolescentes precisamos desse incentivo para nos tornarmos leitores. A competência leitora é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo em todos os aspectos e deve partir dos familiares e principalmente da escola.

jessika matos - Postado em 11/03/2011 06:35:46

Concordo com os colegas quando dizem que o problema dos últimos 20 anos, não é acesso aos livros, pois o governo vem disponibilizando bibliotecas nas escolas, centros e locais públicos de forma gratuita e de fácil acesso, o problema é talvez falta de estimulo a leitura por parte de professores e pais, e também formato e temas atrativos a estas crianças de forma que possam atrair o interesse dos alunos nativos digitais que se apresentam no momento.

Fernando Dark Batista - Postado em 04/02/2011 20:32:11

Eu gostaria de saber sobre professor que esta se formando agora pela Pedagogia e Educação Distancia, porque antigamente era magisterio. Eu to começando agora a faculdade de pedagogia.

ELENICE DE SOUZA CARDOSO - Postado em 04/02/2011 17:12:40

Realmente, hoje o maior problema não é o acesso aos livros e sim a cultura de ler, pois meus pais como não foram alfabetizados, não criaram o costume de ler. Minha mãe que sempre me incentivou a estudar a fim de adquirir uma profissão boa. Na escola que fui descobrindo o prazer da leitura.

Maria Lígia de Amorim - Postado em 20/10/2010 11:41:52

DESABAFO. Quero pedir desculpas a Zoara Failla, gerente execultiva de projetos do Instituto Pró-Livro, pois discordo totalmente de sua afirmação na revista (Ler na escola, agosto)."O professor médio brasileiro do ensino público teve pouco acesso a ler...?". Fui aluna e hoje leciono em escola pública e posso afirmar que sempre tivemos exelentes acervos em nossas bibliotecas. O problema é que muitos colegas ñ gostam de ler e procuram o culpado por essa atitude chegando a afirmar que temos pouco acesso as obras. Fui pobre e ñ podia comprar livros mas nunca faltou uma boa obra em minhas mãos. Cheguei até a possuir 3 carteirinhas de bibliotecas públicas. Não podemos encobrir mais essa triste realidade e quero parabenizar a revista pela exelente reportagem e pela página na WEB que essa sim é 10. Obrigada. Maria Lígia,Antônio Martins-RN

 

 

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.