Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Inclusão

Educação especial

  • Texto
  • Plano de Aula
  • Vídeo
  • Áudio
  • Jogo
  • Animação
  • Galeria

O que é a Síndrome de Asperger?

Reportagem explica o que é a Síndrome de Asperger

O que é a Síndrome de Williams?

Reportagem explica o que é a Síndrome de Williams

O que é a Síndrome de Rett?

Reportagem explica o que é a Síndrome de Rett, um transtorno global do desenvolvimento (TGD)

O que são os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)?

Reportagem explica o que são os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

O que é paralisia cerebral?

Reportagem explica o que é e ensina como lidar com crianças com paralisia cerebral.

O que é o autismo?

Reportagem explica o que é o autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista.

O que é Síndrome de Down?

Explicação sobre a Síndrome de Down e como lidar com alunos com essa deficiência na sala de aula

Como passar informações de alunos com deficiência para a coordenação?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre relatório de alunos com deficiência.

5 perguntas e respostas sobre inclusão de alunos surdos

Reportagem com resposta para cinco dúvidas comuns sobre os programas governamentais e a obtenção de materiais de apoio para inclusão de surdos

O desafio de ensinar Língua Portuguesa a alunos surdos

Reportagem fala sobre as expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa para alunos com deficiência auditiva.

Programas e materiais que ajudam na inclusão de surdos

Reportagem mostra quais são os programas e os materiais disponibilizados pelo governo para incluir alunos com deficiência auditiva nas turmas regulares.

Maria Cristina da Cunha Pereira fala sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos

Entrevista com Maria Cristina da Cunha Pereira, linguista da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

Alunos surdos cantam, dançam e interpretam na aula de Arte

Reportagem mostra exemplos de escolas que realizam trabalhos com alunos surdos envolvendo música, dança e teatro.

A falta que os intérpretes fazem na inclusão de alunos surdos

Reportagem sobre o panorama da inclusão de surdos nas escolas regulares

Recebi um aluno surdo. E agora?

Reportagem com sugestões de Roseli Baumel, professora livre-docente da Faculdade de Educação da USP, sobre inclusão de alunos com deficiência auditiva na escola

A aprendizagem de crianças com deficiências múltiplas

Reportagem fala sobre a aprendizagem de crianças com deficiência múltipla em classes regulares.

Música e dança ajudam a incluir deficientes auditivos

Reportagem mostra como a atriz e dançarina Angela Baasch, de 11 anos, apresenta às outras crianças o modo pelo qual pessoas surdas, como ela, se comunicam

Família e escola juntas na inclusão

Reportagem fala sobre o trabalho conjunto entre família e escola para melhorar a aprendizagem de uma criança com paralisia cerebral.

Conheça as salas de recurso que funcionam de verdade para a inclusão

Reportagem traz exemplos de trabalhos bem feitos com salas de recurso.

Assim não dá! Atender individualmente só quem tem deficiência

Comentário da NOVA ESCOLA sobre o atendimento individual de alunos com e sem necessidades específicas.

Bullying contra alunos com deficiência

Reportagem sobre bullying contra alunos com deficiência, com orientações sobre como resolver o problema.

Um trio afinado

Artigo da psicóloga Sonia Casarin, diretora do SOS Down, em São Paulo, sobre a relação entre família e escola na educação de crianças com deficiência.

Adequar é o caminho

Reportagem explica os novos conceitos dentro dos quais o professor deve trabalhar para garantir a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Saberes e atitudes de alunos com deficiência

Reportagem sobre como avaliar o conhecimento prévio dos alunos com necessidades educacionais especiais para planejar melhor os conteúdos.

Os fundamentos das deficiências e síndromes

Reportagem explica em detalhes os tipos de deficiências e síndromes mais comuns.

Cada um no seu ritmo

Reportagem sobre casos reais de escolas em que se respeita o ritmo de aprendizagem de todos os alunos, com ou sem deficiência.

A escola que ensina a todos

Reportagem sobre a história e estratégias para inclusão de alunos com necessidades especiais.

Como funciona o sistema Braille?

Reportagem sobre o que é o sistema Braille.

Tema igual, aula diferente

Reportagem sobre a flexibilização de conteúdo em sala de aula

Toda novidade é bem-vinda

Reportagem sobre o uso de materiais escolares flexibilizados por alunos com deficiênca.

Uma escola sem barreiras

Reportagem sobre a adaptação de espaços no ambiente escolar para alunos com deficiência.

Repletas de necessidades

Reportagem sobre o atendimento especializado que é necessário ter com alunos superdotados.

Formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência

Reportagem mostra quais são os comportamentos mais característicos dos deficientes intelectuais e as estratégias para trabalhá-las

Falar com as mãos

Reportagem sobre inclusão de surdos no ensino regular.

Escola inclusiva

Infográfico mostra detalhes da arquitetura e do mobiliário de uma escola inclusiva.

Ensino nas horas difíceis

Reportagem sobre o ensino em classes hospitalares e o preparo psicológico necessário para lidar com família, médico e escola de crianças internadas.

Inclusão: você está preparado?

Reportagem propõe um teste para saber se você está preparado para lidar com crianças com deficiência no ambiente escolar.

O fim do isolamento dos índios surdos

Reportagem mostra os desafios da educação de índios surdos.Além de estudar a Língua Portuguesa e a língua da aldeia, eles precisam aprender a linguagem dos sinais.

Recursos para a educação inclusiva

Reportagem mostra opções de equipamentos de alta e de baixa tecnologia que promovem a inclusão no ambiente escolar.

Literatura, prática e teoria

Reprotagem traz uma seleção de livros que abordam temáticas relacionadas a deficiências com orientação para o trabalho do professor em sala de aula.

A inclusão de crianças com deficiência física

Reportagem sobre como pais e professores auxiliam crianças com deficiência física a frequentar a escola e participar de todas as atividades.

Os avanços de um aluno com deficiência intelectual

Reportagem conta a história de crianças com deficiência intelectual que aprendem tudo a seu ritmo, graças ao apoio de pais e professores.

Deficiência visual: o mundo pelo toque

Reportagem mostra como crianças com deficiência visual têm o tato, o olfato e a audição mais aguçados. Aproveitar isso pode fazer a diferença no processo de aprendizagem.

Trabalho de equipe

Reportagem traz uma entrevista com a mãe e a professora de Patrick Nerys, um menino de nove anos com paralisia cerebral. Elas contam como juntas garantem o aprendizado do garoto.

Aparências diferentes? Talentos também

Reportagem sobre como o educador inclusivo pode ajudar a reforçar a identidade de alunos com deficiência.

São João traduzido para a Libras

Reportagem apresenta projeto pedagógico que aproveita os festejos juninos para ensinar para a turma a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, assim, integrar mais os alunos com deficiência auditiva.

Cada um aprende de um jeito

Reportagem mostra como é possível oferecer as mesmas atividades para alunos com e sem deficiência.

A sociedade em busca de mais tolerância

Reportagem parte de exemplos da vida real para tratar de educação inclusiva, ensinando professores a serem agentes de inclusão e combatentes do preconceito.

Juntos, todos aprendem mais

Reportagem conta como uma professora integrou ao restante da escola sua turma de seis alunos com deficiência.

A escola que é de todas as crianças

Reportagem mostra escolas que assumem propostas inclusivas e como a inclusão se dá na prática do ambiente escolar.

Prêmio Victor Civita: Panorama de Inclusão

Depoimento de Daniela Alonso, selecionadora de Inclusão do Prêmio Victor Civita 2010.

Panorama de inclusão - Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 2009

A selecionadora Daniela Alonso fala sobre os trabalhos recebidos pelo Prêmio Victor Civita 2009 sob o ponto de vista da inclusão.

A experiência de Matheus, um aluno autista, na escola

Vídeo sobre a experiência do aluno autista Matheus Santana da Silva na escola

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.