Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade
Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola

NOVA ESCOLA no Facebook

Gestão da aprendizagem: Formação de professores

O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado.

Como um docente novato evita se contaminar com a desmotivação dos demais?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta da leitora sobre professor iniciante

Educação pós-ditadura: qualidade para todos

Universalização do ensino, avaliações externas e piso para professores no período democrático

O trabalho com problemas geométricos

Ana Flávia Alonço Castanho mostra a importância da resolução de problemas geométricos no ensino de geometria para o Fundamental 1.

Sou tímida e isso me atrapalha nas conversas com os pais. O que fazer?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta da leitora sobre timidez

Telma Vinha e Yves de La Taille discutem Educação moral nos dias de hoje

Eles refletem sobre valores, o papel da família e o da escola e a falta de formação dos educadores para lidar com a questão

Ditadura militar: aulas para o trabalho

Ideais tecnicistas marcaram a Educação no Brasil durante o regime militar

Era Vargas: profusão de ideias

Reportagem caracteriza a Educação no Brasil durante a Era Vargas

Primeira República: um período de reformas

Reportagem caracteriza a Educação no Brasil durante a primeira República

Mestres quase nobres

Reportagem caracteriza a Educação no Brasil durante o fim da colônia e no Império

"O reconhecimento me anima a continuar"

Depoimento de Jorge Luiz Marques de Morais, professor do Colégio Pedro II e vencedor do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10 de 2008

Ensino com catecismo

Reportagem explica como as primeiras salas de aula em nossa terra foram criadas pelos jesuítas para evangelizar os índios

Série especial: História da Educação no Brasil

Série com seis reportagens especiais sobre a trajetória da escol brasileira

Articulação online entre professores

Reportagem sobre educadores que trocam informações e atuam em conjunto nas redes sociais

Estou inseguro para dar aula. Não me sinto preparado. O que fazer?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta do leitor sobre postura profissional

"A literatura me aproxima dos alunos"

Depoimento de Maria Vilani, docente da EE Professora Adelaide Rosa Ferreira Machado de Souza, na capital paulista

Prêmio Victor Civita 2013: seu relato é nota 10

Guia para ajudar o professor a registrar sua experiência em sala

Viajar para estudar

Reportagem sobre cursos no exterior que possibilitam ter contato com novas metodologias

Recuperar o ano todo

Reportagem com estratégias adotadas por equipes que não admitem deixar ninguém para trás

10 desafios sobre sexo

Conheça dez professores que souberam lidar com situações que envolvem a sexualidade

O que fazer quando os alunos se unem para atrapalhar a aula?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta do leitor sobre indisciplina na sala de aula

"Eu me tornei professor após a aposentadoria"

Depoimento do professor Francisco Paulo dos Santos que aos 57 anos atua na Educação Infantil

A indisciplina e seus impactos no currículo escolar1

Artigo de Joe Garcia sobre a capacidade da indisciplina de induzir mudanças em práticas educacionais insatisfatórias

Módulo 3: Conhecer o mundo natural e social

3º módulo do projeto de formação em Educação Infantil

Lição de casa: sua escola se preocupa com ela?

Como envolver os estudantes, pais e professores e tirar o melhor proveito dessas atividades

Prêmio Victor Civita 2013: prepare o seu trabalho

Reportagem sobre o que não pode faltar no relato que você vai inscrever na maior premiação de Educação do país

Ensinar e aprender sobre a formação do arco-íris no Ensino Fundamental 1: realização de uma atividade investigativa

Projeto de formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 sobre a formação de arco-íris

A Educação Física mudou para melhor. Agora, ela é de todos

Neste artigo, Marcelo Jabu fala sobre as mudanças no ensino de Educação Física. Transformações têm o foco na aprendizagem de todos.

Proficiência em Inglês: o que isso significa?

Neste artigo, Celina Fernandes discute os desafios e as formas de tornar o aluno proficiente em Língua Estrangeira.

Reescrever, editar e remixar na era digital: novos conteúdos?

Artigo de Natalia Zuazo e Mirta Castedo sobre inclusão digital, leitura e produção de textos na escola

Devo incluir a produção final, revisada, no portfólio do aluno?

Resposta de Neurilene Martins, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre portfólios dos alunos

Módulo 2: Rodas de conversa

2º módulo do projeto de formação em Educação Infantil

Educar na cultura digital

Reportagem sobre os desafios de educar os alunos na cultura digital

Para que serve ensinar Ciências?

Neste artigo, a gerente de Formação Educacional Luciana Hubner fala do ensino de Ciências na escola e dos novos desafios para o professor desta disciplina.

Como orientar o aluno que bate no colega e diz que o pai mandou?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta da leitor sobre violência na escola e parceria com a família.

Como orientar o aluno que bate no colega e diz que o pai mandou?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta do leitor sobre violência

EduTec Rio: Educação e novos paradigmas

Nota sobre o Edutec, evento em que será apresentado o que está sendo produzido de conteúdo educacional nas mais diversas plataformas (televisão, celular, internet e games), em várias partes do mundo

Resenha do livro "O ensino da linguagem escrita", de Myriam Nemirovsky

Resenha do livro 'O ensino da linguagem escrita', de Myriam Nemirovsky.

Resenha do livro "Educar sem reprovar", de Márcia Aparecida Jacomini

Resenha do livro 'Educar sem reprovar', de Márcia Aparecida Jacomini

Resenha do livro "As Origens do Caráter na Criança", de Henri Wallon

Resenha do livro 'As Origens do Caráter na Criança', de Henri Wallon

Resenha do livro "Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território", de Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello

Resenha do livro 'Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território', de Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello

Resenha do livro "Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento um Processo Sócio-Histórico", de Marta Kohl de Oliveira

Resenha do livro 'Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento um Processo Sócio-Histórico', de Marta Kohl de Oliveira

Resenha do livro "Um Panorama Geral da Violência na Escola e o que se Faz para Combatê-la", de Luciene Tognetta

Resenha do livro 'Um Panorama Geral da Violência na Escola e o que se Faz para Combatê-la', de Luciene Regina Paulino Tognetta

Henri Wallon e o conceito de sincretismo

Nona reportagem da série "Teoria passada a limpo" trata do conceito de sincretismo elaborado pelo médico, psicólogo e filósofo francês Henri Wallon.

Agenda da Educação - Especial mês dos professores

Eventos especiais que acontecerão no mês dos professores do ano de 2011

Resenha do livro "A Prova Operatória"

Resenha do livro "Prova Operatória", de Paulo Afonso C. Ronca e Cleide do Amaral Terzi

Resenha do livro "Que (e como) é necessário aprender?", de Rosa María Torres

Resenha do livro "Que (e como) é necessário aprender?", de Rosa María Torres.

Resenha do livro "Itinerários pela Educação Latino-Americana", de Rosa María Torres

Resenha do livro "Itinerários pela Educação Latino-Americana" de Rosa María Torres

Resenha do livro "Educação e Imprensa", de Rosa María Torres

Resenha do livro "Educação e Imprensa", de Rosa María Torres del Castillo.

Dar brindes a quem faz a tarefa corretamente

Comentário de Heloisa Ramos, formadora de professores, sobre professores que dão presentes aos alunos que fazem a tarefa.

Como conscientizar crianças da creche sobre a importância da água?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre conscientização ambiental na creche.

Minha letra é ruim. Isso pode prejudicar meu trabalho?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre a letra do professor.

O que fazer ao ver alunos se drogando no banheiro?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta da leitora sobre drogas na escola.

Existe uma roupa certa para dar aulas?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta da leitora sobre roupa adequada na sala de aula.

Devemos separar gêmeas que sempre estudaram juntas?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta da leitora sobre alunos gêmeos.

Vygotsky e o conceito de pensamento verbal

Oitava reportagem da série "Teoria passada a limpo" trata do conceito de pensamento verbal elaborado pelo psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky.

Como orientar adolescentes que não cuidam da higiene?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta da leitora sobre higiene dos alunos adolescentes.

Um aluno de 4 anos perdeu a mãe e agora se comporta como se ela nunca tivesse existido. Devo tentar ajudar?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta da leitora sobre reação de uma criança que perdeu a mãe.

Escrever no quadro de forma desorganizada

Comentário de Heloisa Ramos, formadora de professores, sobre professores que não apresentam os conteúdos na lousa de maneira organizada.

Quais são os melhores critérios para avaliar uma apresentação oral?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre avaliação de comunicação oral.

Como agir com quem adora escrever, mas se recusa a desenhar?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre crianças que se recusam a desenhar.

Qual é a melhor maneira de lidar com uma criança considerada agressiva?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta da leitora sobre crianças violentas.

O jeito certo de trabalhar o folclore

Reportagem mostra como trabalhar o folclore na Educação Infantil, no Ensino Fundamental 1 e no Ensino Fundamental 2

Percalços da formação na América Latina

Artigo de Denise Vaillant, presidente do Observatório Internacional da Profissão Docente, traça panorama da formação continuada na América Latina.

Como impor respeito quando se é um professor muito jovem?

Resposta de Telma Vinha, professora da Universidade Estadual de Campinas, à pergunta da leitora sobre respeito pelo professor.

Escrever com erros de ortografia e concordância

Comentário de Heloisa Ramos, formadora de professores, sobre professores que têm dificuldade de escrever corretamente.

Quais cuidados tomar com um aluno diabético nas aulas de Educação Física?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta do leitor sobre cuidados com alunos diabéticos.

Como proceder quando se assume uma turma no meio do ano?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre substituição de professores.

O massacre em Realengo como marco da violência

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre o massacre na EM Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro.

7 erros do professor em sala de aula

Reportagem sobre sete situações comuns em sala de aula que devem ser evitada pelos professores.

Vygotsky e o conceito de zona de desenvolvimento proximal

Sexta reportagem da série "Teoria passada a limpo" trata do conceito de zona de desenvolvimento proximal elaborado pelo psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky.

Mapa da pesquisa confiável na internet

Reportagem com seis dicas fundamentais para realizar boas pesquisas na internet.

Passo a passo da tematização da prática

Reportagem sobre como conduzir um processo de tematização da prática, levando os professores a refletir sobre a atuação em sala de aula.

Como fica a questão da saúde na escola?

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre a questão da saúde de alunos e professores na escola.

Ignorar perguntas supostamente inoportunas

Comentário de Heloisa Ramos, formadora de professores, sobre o erro de cobrar dos alunos conteúdos não ensinados.

Qual é a finalidade dos portfólios?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre portfólios.

O que fazer quando a criança se nega a participar das atividades?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre participação do aluno.

Adaptação e equilibração

Quinta reportagem da série "Teoria passada a limpo" explica o que são os conceitos de adaptação e equilibração, elaborados por Jean Piaget.

O que é a Síndrome de Asperger?

Reportagem explica o que é a Síndrome de Asperger

O que é a Síndrome de Williams?

Reportagem explica o que é a Síndrome de Williams

O que é a Síndrome de Rett?

Reportagem explica o que é a Síndrome de Rett, um transtorno global do desenvolvimento (TGD)

O que são os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)?

Reportagem explica o que são os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

O que é paralisia cerebral?

Reportagem explica o que é e ensina como lidar com crianças com paralisia cerebral.

Como funciona o Orkut?

NOVA ESCOLA prepara um guia com os principais recursos disponíveis no Orkut

Como funciona o Twitter?

NOVA ESCOLA explica o que é o Twitter, a rede social que reúne microblogs

Como funciona o Facebook?

NOVA ESCOLA explica quais são os principais recursos oferecidos pelo Facebook

O que é o autismo?

Reportagem explica o que é o autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista.

O que é Síndrome de Down?

Explicação sobre a Síndrome de Down e como lidar com alunos com essa deficiência na sala de aula

Fórum sobre o respeito do aluno pelo professor com Ana Aragão

Fórum com Ana Aragão, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre a relação de respeito entre aluno e professor

Solicitar atividades não ensinadas

Comentário de Heloisa Ramos, formadora de professores, sobre o erro de cobrar dos alunos conteúdos não ensinados.

O que fazer para ser mais bem orientada pela coordenação pedagógica?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre coordenação pedagógica.

Como levar em conta os interesses dos alunos em uma turma grande?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta do leitor sobre sala de aula.

Como gerenciar a correção das tarefas de casa?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre correção de lição de casa.

Por que ficamos ofegantes depois de um esforço físico?

Resposta de NOVA ESCOLA sobre a questão do leitor sobre esforço físico.

Quem na escola tem de saber tudo?

Artigo de Luis Carlos de Menezes propõe que os educadores façam um diagnóstico da própria Educação.

Conhecimento prévio

Quarta reportagem da série “Teoria passada a limpo” explica o que é o conceito de conhecimento prévio, elaborado por Jean Piaget.

15 mitos da Educação

Reportagem sobre 15 ideias equivocados que são difundidas e reforçadas para justificar algumas práticas pedagógicas.

Ideias que jogam contra o ensino

Reportagem sobre conceitos equivocados e sem comprovação que são difundidos e reforçados para justificar algumas práticas pedagógicas.

Teoria passada a limpo

Série com reportagens especiais sobre teorias elaboradas por Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon

Passeio em Mato Grosso

Sugestões de museus e outros espaços culturais em Mato Grosso.

Passeio no Tocantins

Sugestões de museus e outros espaços culturais no Tocantins.

Passeio no Espírito Santo

Sugestões de museus e outros espaços culturais no Espírito Santo.

Passeio no Rio Grande do Norte

Sugestões de museus e outros espaços culturais no Rio Grande do Norte.

Passeio no Amapá

Sugestões de museus e outros espaços culturais em Amapá.

Passeio no Acre

Sugestões de parques e outros espaços culturais no Acre.

Passeio em Rondônia

Sugestões de museus e outros espaços culturais em Rondônia.

Passeio em Roraima

Sugestões de museus e outros espaços culturais em Roraima

Passeio no Mato Grosso do Sul

Sugestões de museus e outros espaços culturais no Mato Grosso do Sul.

Passeio no Distrito Federal

Sugestões de museus e outros espaços culturais no Distrito Federal.

Passeio no Paraná

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado do Paraná.

Passeio em Santa Catarina

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de Santa Catarina.

Passeio no Rio Grande do Sul

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado do Rio Grande do Sul.

Passeio no estado do Rio de Janeiro

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado do Rio de Janeiro

Passeios em Minas Gerais

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de Minas Gerais

Passeio em Goiás

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de Goiás

Passeio no Pará

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado do Pará.

Passeio em Sergipe

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de Sergipe.

Passeio no Maranhão

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado do Maranhão

Passeio no Ceará

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado do Ceará

Passeio na Bahia

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado da Bahia

Passeio em Pernambuco

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de Pernambuco

Passeio no Piauí

Sugestões de parques e outros espaços culturais no estado do Piauí

Passeio no Amazonas

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado da Amazonas

Passeio na Paraíba

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado da Paraíba

Passeio em Alagoas

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de Alagoas

Passeios no estado de São Paulo

Sugestões de museus e outros espaços culturais no estado de São Paulo

Mapa cultural do Brasil

Sugestões de museus e outros espaços culturais em todos os estados brasileiros e Distrito Federal.

A escola dos últimos 25 anos

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre avaliação docente.

David Buckingham fala sobre Educação para as mídias

Entrevista com David Buckingham sobre Educação para as mídias.

Como contextualizar o conhecimento em classe?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre contextualização em sala de aula.

Como passar informações de alunos com deficiência para a coordenação?

Resposta de Heloisa Ramos, formadora de professores, à pergunta da leitora sobre relatório de alunos com deficiência.

Esquemas de ação de Piaget

Terceira reportagem da série “Teoria passada a limpo” explica o que é o conceito de esquemas de ação, elaborado por Jean Piaget.

O desafio de ensinar Língua Portuguesa a alunos surdos

Reportagem fala sobre as expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa para alunos com deficiência auditiva.

Maria Cristina da Cunha Pereira fala sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos

Entrevista com Maria Cristina da Cunha Pereira, linguista da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

Lana de Souza Cavalcanti fala sobre o ensino de Geografia com novas abordagens

Entrevista com Lana de Souza Cavalcanti que destaca o dever da escola de ajudar o estudante a entender o espaço público como uma produção social, um direito e uma responsabilidade de todos.

O que devo fazer no meu primeiro dia como professor?

Resposta de Heloisa Ramos à pergunta do leitor sobre primeiro dia de aula.

Sobre emoção e compromisso

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre a importância do compromisso pessoal e do envolvimento emocional dos educadores para o desenvolvimento cultural e socioafetivo dos estudantes.

Alunos surdos cantam, dançam e interpretam na aula de Arte

Reportagem mostra exemplos de escolas que realizam trabalhos com alunos surdos envolvendo música, dança e teatro.

O sujeito epistêmico de Piaget

Reportagem explica o que é sujeito epistêmico, também chamado de sujeito cognoscente ou do conhecimento.

Para Alberto Carlos Almeida, só a escola garante uma sociedade ética

Entrevista com o sociólogo Alberto Carlos Almeida.

Pier Cesare Rivoltella: "Falta cultura digital na sala de aula"

Entrevista com Pier Cesare Rivoltella, especialista em Mídia e Educação da Universidade Católica de Milão

Charles Hadji: "É preciso apostar na inteligência dos alunos"

Entrevista com o pesquisador francês Charles Hadji sobre como a escola pode interferir na relação que a criança tem com a família e como organizar as práticas pedagógicas considerando o indivíduo

Bernard Charlot: "O conflito nasce quando o professor não ensina"

Entrevista com o pesquisador francês Bernard Charlot.

Tania Zagury: "O professor precisa ser ouvido"

Entrevista com a pesquisadora carioca Tania Zagury, que ouviu a opinião de 1172 professores de escola públicas e particulares da Educação Básica

Semana da Educação 2010

Textos e materiais apresentados pelos especialistas na Semana da Educação 2010, além de reportagens e vídeos sobre as palestras

Aprender também fora da escola

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre lição de casa, atividades que devem relacionar o conteúdo disciplinar com questões atuais e com a vida dos estudantes.

Professora de creche é consagrada Educadora do Ano

Reportagem apresenta os melhores momentos do Prêmio Victor Civita 2010.

Inatismo, empirismo e construtivismo: três ideias sobre a aprendizagem

Reportagem explica três concepções sobre a aquisição de conhecimentos pensadas por Platão, Aristóteles e Jean Piaget.

Teorias da aprendizagem

Série explica os principais conceitos das concepções construtivista e sociointeracionista da Educação.

20 qualidades do professor ideal

Lista das 20 características dos bons professores, elencadas pelo MEC.

"Esse aluno não sabe nada!"

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre como lidar com uma criança com dificuldades.

Anne-Marie Chartier destaca a importância da prática para a formação de professores

Entrevista com a pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier, sobre a formação de professores alfabetizadores e a relação entre conhecimentos científicos e o dia a dia na escola.

Angélica Arroio Quiqueto de Sousa

Resumo do projeto de Gestão Escolar da coordenadora pedagógica Angélica Arroio Quiqueto de Sousa, vencedora do Prêmio Victor Civita 2010.

Elas (e ele) são nota 10

Reportagem sobre o trabalho dos dez professores e da coordenadora pedagógica vencedores do Prêmio Victor Civita 2010.

Seis características do professor do século 21

Reportagem com seis professores que já incorporaram as características imprescindíveis ao educador do século 21.

O novo perfil do professor

Reportagem sobre as características necessárias ao professor do século 21.

Beatriz Aisenberg fala sobre leitura em História e Geografia

Entrevista com a pesquisadora argentina Beatriz Aisenberg sobre a importância do ensino da leitura nas disciplinas de História e Geografia

O círculo virtuoso da sociedade leitora

Artigo sobre a importância de se incentivar e ensinar a leitura na escola.

Prêmio Victor Civita 2010, um retrato do que o país ensina

Reportagem sobre o panorama dos 3,4 mil projetos enviados para concorrer ao Prêmio Victor Civita 2010.

Programação da Semana da Educação 2010

Reportagem sobre a programação da Semana da Educação Victor Civita 2010.

O educador Tião Rocha fala sobre folclore e cultura popular

Entrevista com o educador Tião Rocha, fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, sobre cultura popular e folclore

Nove clichês sobre folclore

Reportagem problematiza nove clichês sobre folclore facilmente encontrados nas escolas

Caderno: memórias de uma formação

Artigo sobre a importância dos registros dos alunos.

Será que existe professor(a) ideal?

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre as qualidades dos bons educadores, sem idealizações.

O que é mais adequado à introdução dessa disciplina no 1º ano?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre Educação Física no 1º ano.

É hora de valorizar nosso patrimônio cultural

Reportagem sobre como as aulas podem abordar o patrimônio cultural para que o aluno se sinta integrado com sua região.

Formação literária do professor: nunca é tarde para gostar de ler

Reportagem mostra ao professor como começar, ou ampliar, seu contato com a literatura.

A aprendizagem de crianças com deficiências múltiplas

Reportagem fala sobre a aprendizagem de crianças com deficiência múltipla em classes regulares.

Música e dança ajudam a incluir deficientes auditivos

Reportagem mostra como a atriz e dançarina Angela Baasch, de 11 anos, apresenta às outras crianças o modo pelo qual pessoas surdas, como ela, se comunicam

Caminhos da Inclusão no Brasil

Reportagem fala sobre os caminhos da inclusão no Brasil e traz como personagem a atriz Joana Morcazel, que tem Síndrome de Down.

Resenha e trecho do livro "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire

Resenha e trecho do livro "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire.

Alunos apáticos, escolas idem

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre as causas do desinteresse dos jovens pela escola.

Como ensinar os alunos a produzir bons resumos

Reportagem mostra estratégias para ensinar os alunos a produzir bons resumos em sala de aula.

Cinema na escola

Reportagem sobre como trabalhar com filmes em sala de aula.

Como explorar jogos na Educação Física para além da recreação

Reportagem sobre o evento Caravana da Educação que percorre o país ensinando a professores que a ideia de jogo vai além do trivial.

Escola: o melhor lugar para formar o professor

Artigo sobre a formação continuada que deve ser realizada dentro da própria escola.

O aluno deve aprender a chutar a gol com a perna direita e a esquerda?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre futebol na Educação Física.

O que é o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH)

Reportagem com 5 pistas para enteder o que é o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH).

Como corrigir os erros dos alunos com o objetivo de ajudá-los a avançar

Reportagem sobre a melhor maneira de corrigir os erros dos alunos.

O caminho da aprendizagem

Beatriz Gouveia, coordenadora de programas Além das Letras e Formar em Rede, do Instituto Avisa Lá, afirma que é papel do educador ajudar o aluno a redimensionar a autoconfiança e valorizar mais a reflexão do que o resultado de cada trabalho.

Resenha do livro "Folha Explica Paulo Freire", de Fernando José de Almeida

Resenha do livro que traz uma síntese sobre a obra e a vida de Paulo Freire.

As fronteiras da Educação

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre a importância de docentes bem formados e socialmente conscientes.

Educadores contam como aprenderam com seus erros

Quatro grandes educadores refletem sobre seus maiores erros pedagógicos e o que aprenderam com eles.

Autoavaliação: como ajudar seus alunos nesse processo

Reportagem sobre autoavaliação, com exemplos práticos de como promover a reflexão sobre o aprendizado de conteúdos, procedimentos e atitudes.

Entrevista com Philippe Perrenoud sobre a democratização do ensino

O sociólogo afirma que o professor precisa de capacitação para modificar sempre sua maneira de explicar até que todos os alunos aprendam

A seleção brasileira na Copa do Mundo

Linha do tempo da participação do Brasil na Copa do Mundo

Cópia: tempo perdido

Reportagem sobre didática que explica por que ninguém aprende nada só fazendo cópias.

A dispensa em Educação Física quer dizer que o aluno não precisa praticar atividades nem comparecer à aula?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre dispensa em Educação Física.

Faça o que eu faço

Reportagem sobre a importância do professor ter falas e atitudes coerentes e como essa influência interfere na formação dos alunos.

Lição de casa com a web 2.0

Reportagem de Geografia sobre como transformar a prática da lição de casa.

Ler (e entender)

Reportagem sobre como ensinar a ler e interpretar textos em todas as disciplinas

Trabalho integrado para ensinar a ler

Artigo sobre a importância de combinar, aplicar e exercitar procedimentos comuns em todas as áreas do saber com o objetivo de formar leitores ativos

O desafio de ler e compreender em todas as disciplinas

Reportagem sobre como ensinar a ler e interpretar textos em todas as disciplinas

A importância da garatuja

Reportagem sobre a importância da garatuja na produção das crianças de Educação Infantil.

O grande desafio de quem ensina

Reportagem sobre a importância da formação dos gestores e professores para o uso da tecnologia a serviço da aprendizagem dos conteúdos escolares

Diferenças: respeito versus preconceito

Escolas que recebem e educam os alunos, independentemente de origem, orientação sexual ou deficiência, ensinam a todos a viver.

Guy Brousseau: "A cultura matemática é um instrumento para a cidadania"

Entrevista com o educador francês Guy Brousseau sobre os pontos imprescindíveis no ensino de Matemática nas escolas.

Rudolf Steiner: o defensor da sensibilidade

Reportagem sobre Rudolf Steiner, o criador da Pedagogia Waldorf.

Bullying contra alunos com deficiência

Reportagem sobre bullying contra alunos com deficiência, com orientações sobre como resolver o problema.

O desenho e o desenvolvimento das crianças

Reportagem, parte da série sobre o desenvolvimento infantil, trata da evolução do desenho infantil como parte do desenvolvimento cognitivo e expressivo da criança.

Quem introduziu o ensino da Educação Física nas escolas?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta de leitor sobre o surgimento da Educação Física nas escolas.

Um dia, uma escola, várias lições

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre a visita a uma escola que, como qualquer outra, tem problemas, mas sabe encará-los de modo exemplar. E como as universidades poderiam aprender com casos como esse.

A cultura quilombola na escola

Reportagem sobre o uso da tradição oral como ferramentas de estudo na Comunidade Rural do Quilombo do Remanso, em Lençóis, na Bahia.

Martin Carnoy: "Aproveitar melhor o tempo de aula é o caminho cubano"

Entrevista com o pesquisador Martin Carnoy sobre pesquisa realizada na América Latina que mostra as vantagens de Cuba sobre Brasil e Chile.

Theodor Adorno e a educação para o pensar autônomo

Reportagem sobre Theodor Adorno, um dos criadores da Escola de Frankfurt. O filósofo acredita que a crise da Educação é, na verdade, reflexo da crise da formação cultural da sociedade capitalista como um todo.

A inclusão que ensina

Reportagem sobre a história da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Brasil e a história de Matheus Santana da Silva, aluno autista de São Paulo.

Saberes e atitudes de alunos com deficiência

Reportagem sobre como avaliar o conhecimento prévio dos alunos com necessidades educacionais especiais para planejar melhor os conteúdos.

Os fundamentos das deficiências e síndromes

Reportagem explica em detalhes os tipos de deficiências e síndromes mais comuns.

Cada um no seu ritmo

Reportagem sobre casos reais de escolas em que se respeita o ritmo de aprendizagem de todos os alunos, com ou sem deficiência.

Materiais da Semana da Educação 2009

Apresentações de slides utilizadas pelos palestrantes durante a Semana de Educação 2009

Peça a peça, o mundo se constrói

Reportagem, parte da série sobre o desenvolvimento infantil, trata da construção da noção de espaço pela criança

O corpo dançante

Reportagem sobre um projeto de dança para professores.

Como se resolve a indisciplina?

Reportagem com sete soluções para encaminhar o problema da indisciplina na escola.

Howard Gardner: "É difícil fazer o certo se isso contraria os nossos interesses"

Entrevista com o pesquisador Howard Gardner sobre os desdobramentos da teoria das inteligências múltiplas e sobre as cinco mentes par ao futuro

O primeiro grande defensor dos pequenos

Reportagem sobre Janusz Korczak, médico e educador polonês, especialista em direito infantil.

Sobre saberes, sabores e valores

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre a importância de motivar os alunos para o aprendizado e para a construção da cultura em sala de aula

Quando o aluno ajusta os ponteiros e descobre o tempo

Reportagem, parte da série sobre o desenvolvimento infantil, trata da construção da noção de tempo pela criança

Um teólogo que prega o diálogo

Reportagem conta a história de vida e o legado do teólogo Martin Buber para a educação

Como funciona o sistema Braille?

Reportagem sobre o que é o sistema Braille.

O que é doping esportivo?

Reportagem com explicações sobre o que é o doping esportivo.

Três dias de formação

Programação da Semana Victor Civita da Educação 2009.

Repletas de necessidades

Reportagem sobre o atendimento especializado que é necessário ter com alunos superdotados.

Qual o atual papel da filosofia?

Reportagem sobre a origem da filosofia e seu papel na socidade dos dias atuais.

Saber Ciências, direito e dever

Coluna assinada por Luis Carlos de Menezes, físico e educador da Universidade de São Paulo

Entrevista com Marcos Neira sobre o papel da Educação Física nas escolas

Entrevista com o professor Marcos Garcia Neira sobre os objetivos e a realidade da Educação Física na Educação Básica do Brasil.

Mikhail Bakhtin, o filósofo do diálogo

Reportagem apresenta e analisa o pensamento e as pesquisas do filósofo russo Mikhail Bakhtin.

O que é cultura pop?

Reportagem explica o conceito do que é cultura pop e dá exemplos de ícones pops como, Michael Jackson.

O ato de ensinar e a condição humana

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre o ato de ensinar.

Qual é a origem da câimbra e quais as consequências em nosso organismo?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Educação Física enviada por leitor.

Não desperdice o tempo didático

Texto explica o que deve ser evitado na hora de usar o tempo de sala de aula para atividades que não garantam o aprendizado dos alunos.

Bernard Charlot: ensinar com significado para mobilizar os alunos

Reportagem faz análise das pesquisas do francês Bernard Charlot sobre fracasso escolar e explica a relação dos jovens com o saber

Atividades em vídeo nas aulas de Educação Física

Reportagem mostra como o professor de Educação Física pode usar vídeos e outras tecnologias para explicar regras de jogos.

Como acontece a escolha do país-sede da Copa do Mundo?

Reportagem sobre a escolha de sedes para a Copa do Mundo.

O pensamento infantil sobre os fenômenos naturais

Primeira reportagem da série sobre o desenvolvimento infantil explica como os pequenos formulam as explicações sobre o mundo

Em que países a internet não é livre?

Reportagem sobre a censura à internet em países com regimes totalitários

Como funciona o pedido de concordata?

Reportagem que explica o processo de concordata e falência de empresas

Relatórios de formação do programa Matemática é D+

Relatórios de formação do programa Matemática é D+, realizado pela Fundação Victor Civita na Escola Estadual Victor Civita, em Guarulhos

Plano de formação de professores do projeto Matemática é D+

Exemplo de plano de formação de professores em Matemática, a ser executado pela coordenação pedagógica.

O aprendizado das lições ocultas

Artigo do educador Luis Carlos de Meneses sobre como expressões e atitudes de pais e professores podem influenciar profundamente a formação das crianças e jovens

Agressões contra professores pela internet

Reportagem mostra como o educador pode lidar com agressões que são feitas contra ele na internet.

O tempo e a história

Seção com resenhas de livros de formação

Direto na fonte

Reportagem conta a história de brasileiras que foram estudar com os grandes nomes da pedagogia

Como os alunos fazem buscas na internet

Reportagem sobre estudo realizado na Argentina mostrando como os alunos fazem pesquisas na internet

É ele quem faz os craques brilharem

Artigo do filósofo, pedagogo e docente da PUC sobre a importância do trabalho do coordenador pedagógico para a formação dos professores

Yves de La Taille: "Nossos alunos precisam de princípios, e não só de regras"

Entrevista com o especialista em psicologia moral Yves de La Taille, da USP, que fala sobre os limites que devem ser impostos em sala de aula e o papel da escola na formação moral do aluno.

Didáticas específicas são a chave do ensino

Reportagem trata de didáticas específicas para cada disciplina do Ensino Fundamental.

Aula de História a bordo do navio-escola Amistad

Reportagem mostra um navio-escola que ensina História sobre rebelião de escravos.

O preconceito está em nós

Artigo de Luis Carlos de Menezes, educador da Universidade de São Paulo (USP), sobre o preconceito na sala de aula e na escola.

Discurso vazio: as expressões que poucos sabem o que significam

Reportagem aponta algumas expressões usadas no meio educacional, que são utilizadas com um sentido diferente do que tinham originalmente, mostrando que muitos educadores estão se apoiando em ideias frágeis.

Walter Benjamin: repensar a história, rever a criança

reportagem descreve a produção do filósofo Walter Benjamin na área da Educação.

O aprendizado do trabalho em grupo

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre o trabalho em grupo

Desde quando e por que os pequenos devem usar cadernos nas tarefas de casa?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Educação Infantil enviada por leitor.

Sigmund Freud, o explorador da mente

Reportagem mostra a importância e influência de Freud na Educação.

Dizer que o aluno não aprende

Texto mostra que todo aluno é capaz de aprender

Qual é a universidade mais antiga do mundo?

Texto fala sobre a universidade mais antiga do mundo.

Espaço para estudar

Reportagem mostra uma biblioteca dentro de um palácio, na Argentina, que é exclusiva para professores.

Quatro mitos da dislexia

Reportagem que apresenta um debate sobre quatro mitos a respeito da dislexia.

Alicia Fernández: "Aprendizagem também é uma questão de gênero"

Entrevista com Alícia Fernandez, psicopedagoga argentina, sobre as questões de gênero do processo de ensino e de aprendizagem

Juan Delval: "É essencial saber como o aluno aprende"

Entrevista com o educador espanhol Juan Delval sobre a importância de conhecer as concepções sociais de crianças e adolescentes para ensinar bem

Condorcet, a luz da Revolução Francesa na escola

Reportagem da série Pensadores sobre o matemático Condorcet, que trouxe para a Educação ideais da Revolução Francesa

A língua em todas as disciplinas

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre a importância de a leitura e a escrita serem trabalhadas em todas as disciplinas

Crônica de La Plata

Reportagem sobre congresso internacional que reuniu autores das mais recentes pesquisas didáticas na área de ensino e aprendizagem de leitura e escrita.

Ensinar bem é identificar necessidades

Reportagem sobre como identificar as necessidades da turma e usar essa informação a favor da aprendizagem.

O que a garotada não diz, mas você vê

comportamento: observação das "mensagens" que o aluno não verbailiza. Relação professor aluno, orientação da diretora. Eu tiraria o caso inicial, pois enfatiza a idéia dos professores que qualquer agressão que comportamentos inadequados na escola é consequencia de família desustruturada, de agressões, etc

Liguem a TV: vamos estudar!

Reportagem sobre como fazer um bom uso da TV na sala de aula.

Loucos pelos Pokémon

Reportagem sobre o interesse das crianças por certos personagens em voga na mída.

O que você espera deles?

Reportagem sobre profecia auto-realizável, comportamento de professores que rotulam seus alunos no primeiro dia de aula.

Gagueira: como ajudar seu aluno a se expressar melhor

Reportagem que apresenta um debate sobre quatro mitos a respeito da dislexia.

Educar sem rótulos

Reportagem sobre as decorrências no uso de rótulos no tratamento com a turma.

O homem e a arte

Poema em forma de cordel sobre as linguagens artísticas, de Clotilde Tavares.

Dias para aprender

Reportagem sobre a Semana da Educação, que aconteceu entre 14 e 16 de outubro de 2008, em São Paulo.

Conhecimento didático: a base da sala de aula

Reportagem sobre didática, que ajuda a ensinar melhor cada um dos conteúdos escolares.

Todos aprenderam a produzir textos

Reportagem mostra o projeto da coordenadora pedagógica Adilma Sousa Oliveira, de Itupiranga (PA), que ganhou o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, na categoria gestão escolar.

Juan Casassus:"O clima emocional é essencial para haver aprendizagem"

Entrevista com o filósofo chileno Juan Casassus, que fala sobre as emoções na aprendizagem.

O que são objetivo, conteúdo e conceito?

Nota apresenta o que são objetivo, conceito e conteúdo.

Rotina semanal de formação continuada

Reportagem sobre a rotina semanal de formação continuada em uma escola pública e em uma escola particular.

O papel do professor na formação continuada

Reportagem que trata do papel do professor no processo de formação continuada.

A tematização da prática

Reportagem sobre tematização da prática, atividade fundamental a ser conduzida pelo coordenador pedagógico que faz a formação continuada de seus professores.

Pierre Bourdieu, o investigador da desigualdade

Reportagem sobre a colaboração do pensamento de Pierre Bourdieu para a Educação

Lawrence Stenhouse, o defensor da pesquisa do dia a dia

Reportagem sobre a colaboração do pensamento de Lawrence Stenhouse para a Educação.

Florestan Fernandes, um militante do ensino democrático

Reportagem sobre a colaboração do pensamento de Florestan Fernandes para a Educação.

Hannah Arendt, a voz de apoio à autoridade do professor

Reportagem sobre a colaboração do pensamento de Hannah Arendt para a Educação

B. F. Skinner, o cientista do comportamento e do aprendizado

Reportagem sobre a colaboração do pensamento de B.F. Skinner para a Educação

Carl Rogers, um psicólogo a serviço do estudante

Reportagem sobre a colaboração do pensamento de Carl Rogers para a Educação

Anísio Teixeira, o inventor da escola pública no Brasil

Reportagem sobre a contribuição do pensamento de Anísio Teixeira para a Educação.

Jean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio

Reportagem sobre a colaboração da teoria de Jean Piaget para a Educação.

Alexander Neill, o promotor da felicidade na sala de aula

Reportagem sobre a colaboração do pensamento de Alexander S. Neill para a Educação.

John Dewey, o pensador que pôs a prática em foco

Reportagem sobre a colaboração do pensamento de John Dewey para a Educação.

Karl Marx, o filósofo da revolução

Reportagem sobre as contribuições do pensamento de Karl Marx para a Educação.

Tomás de Aquino - O pregador da razão e da prudência

Reportagem sobre as contribuições do pensamento de Tomás de Aquino para a Educação.

Aristóteles, o defensor da instrução para a virtude

Reportagem sobre as contribuições dos pensamentos do filósofo grego Aristóteles para a Educação no mundo Ocidental.

Para Jeremy Kilpatrick, a única saída é a capacitação

Entrevista com o norte-americano Jeremy Kilpatrick, docente do Instituto de Educação em Matemática da Universidade da Geórgia, sobre formas de melhorar o ensino da disciplina na escola.

Escrita profissional: a importância dos registros feitos pelos professores

Reportagem sobre os registros dos professores e como eles contribuem para a prática.

Matemática em todas as disciplinas

Reportagem mostra como usar a Matemática nas disciplinas do Ensino Fundamental

A Revolução na sala de aula

Reportagem fala sobre a educação em Cuba, país que com território livre de analfabetismo há 45 anos.

Para ler e entender videogames

Reportagem orienta como auxiliar os alunos a analisar criticamente as imagens de videogames, quadrinhos e a mídia em geral.

Neide Nogueira fala sobre Educação Ambiental no Brasil

Entrevista com Neide Nogueira, coordenadora de Temas Transversais dos PCNs, sobre a Educação Ambiental nas redes estaduais.

Ciências naturais - Ler e escrever, muito prazer

Comentário de especialista sobre como são formados os icebergs.

Ciências - Português - Ler e escrever, muito prazer

Dica de especialista sobre como mostrar aos alunos o funcionamento da fonte de energia eólica.

Nós somos a biosfera

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre o fato de nós, seres sociais, sermos a biosfera, não apenas seus meros “moradores”.

Convidados especiais

Reportagem sobre como deixar os conteúdos curriculares mais saborosos, colocando os alunos em contato com pessoas públicas interessantes.

Uma biblioteca essencial para o bom educador

Dicas de livros que marcaram a vida profissional de 13 educadores.

Como se constrói identidade

Reportagem mostra uma discussão sobre o papel do professor na sociedade atual e as políticas públicas para a profissão.

Novo acordo ortográfico: uma questão de tempo

Especial - Manual da Nova Ortografia. Leia artigo do professor de Literatura Brasileira Miguel Sanches Neto.

A história da Língua Portuguesa no Brasil

Especial - Manual da Nova Ortografia. Conheça a história da Língua Portuguesa.

Educação não tem cor

Reportagem sobre a lei que obriga a inclusão da cultura africana no Ensino Fundamental.

Radio e escola, uma sintonia fina

Reportagem sobre educomunicação e legislação radiofônica no Brasil.

Edgar Morin: "A escola mata a curiosidade"

Entrevista com o educador francês Edgar Morin, que fala sobre o ensino e políticas educacionais.

Quatro razões para fazer da rotina sua aliada

Reportagem sobre a importância de planejar uma rotina na escola.

Inclusão: você está preparado?

Reportagem propõe um teste para saber se você está preparado para lidar com crianças com deficiência no ambiente escolar.

Vamos estudar juntos?

Reportagem sobre a interação das crianças em grupos.

Avaliar para crescer

Reportagem fala sobre como a avaliação escolar é importante para auxiliar o estudante a superar dificuldades.

Avaliação nota 10

Reportagem sobre como desenvolver uma avaliação eficiente em sua turma.

Avaliar para ensinar melhor

Reportagem sobre a avaliação formativa, focada no diagnóstico das necessidades dos estudantes.

Deficiência visual: o mundo pelo toque

Reportagem mostra como crianças com deficiência visual têm o tato, o olfato e a audição mais aguçados. Aproveitar isso pode fazer a diferença no processo de aprendizagem.

Educação Física no Ensino Fundamental I

Reportagem que resume as principais questões relativas à Educação Física nos Parâmetros Curriculares Nacionais do ciclo I do Ensino Fundamental.

São João traduzido para a Libras

Reportagem apresenta projeto pedagógico que aproveita os festejos juninos para ensinar para a turma a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, assim, integrar mais os alunos com deficiência auditiva.

Cada um aprende de um jeito

Reportagem mostra como é possível oferecer as mesmas atividades para alunos com e sem deficiência.

A sociedade em busca de mais tolerância

Reportagem parte de exemplos da vida real para tratar de educação inclusiva, ensinando professores a serem agentes de inclusão e combatentes do preconceito.

Avaliação não é ameaça

Artigo de Luis Carlos de Menezes sobre a avaliação, que não deve servir como meio de punição dos alunos.

A escola que é de todas as crianças

Reportagem mostra escolas que assumem propostas inclusivas e como a inclusão se dá na prática do ambiente escolar.

Inclusão promove a justiça

Entrevista com a educadora Maria Teresa Eglér Mantoan sobre as características de escola e do professor inclusivos.

Temos uma Educação Física Escolar dos anos 60

Reportagem sobre a os principais problemas da Educação Física hoje.

Renovação nas quadras

Reportagem sobre atividades alternativas inspiradas nos jogos olímpicos.

As lições do mestre Felipão

Reportagem sobre como estimular toda a turma na Educação Física, inspirando-se na postura do técnico Luiz Felipe Scolari.

Eu, o meu professor

Reportagem sobre a necessidade de sempre buscar atualização profissional. Discutir problemas e encontrar soluções com os colegas de trabalho é uma boa alternativa.

Em busca do corpo perfeito

Reportagem especial sobre a origem das Olimpíadas e sua abordagem em sala de aula.

ESTEBAN LEVIN ''O corpo ajuda o aluno a aprender''

Entrevista com o psicólogo argentino Esteban Levin, especialista em psicomotricidade.

Bate-bola sobre a Copa do Mundo na escola

Reportagem sobre possibilidades de abordagem do tema da Copa do Mundo em sala de aula.

John Locke, um explorador do entendimento humano

Reportagem sobre John Locke, filósofo inglês que dizia que a mente da criança era uma tela em branco que o professor pode preencher com informações e vivências.

Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social

Especial Grandes Pensadores sobre o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky, de cujo pensamento se originou a corrente pedagógica chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Sua obra ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças.

José Ortega Y Gasset - Um pesquisador do conhecimento

Especial Grandes Pensadores sobre José Ortega Y Gasset, filósofo espanhol que afirmava que tudo está em um permanente processo de mudança e que não é possível chegar ao entendimento sem perceber e superar as próprias circunstâncias.

Bertrand Russell - Um lógico na Educação

Especial Grandes Pensadores sobre Bertrand Russell, filósofo britânico que defendia que a escola deveria ensinar o aluno a avaliar argumentos e evidências para pensar por si mesmo.

Auguste Comte, o homem que quis dar ordem ao mundo

Especial Grandes Pensadores sobre Auguste Comte, pai do positivismo, que afirmava ser possível planejar o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade com critérios das ciências biológicas e exatas.

TOMÁS DE AQUINO O mestre da razão e da prudência

Especial Grandes Pensadores sobre São Tomás de Aquino, representante da filosofia escolástica. Ele mudou prioridades no pensamento medieval, valorizando o mundo real e o aprendizado pelo raciocínio.

Howard Gardner, o cientista das inteligências múltiplas

Especial Grandes Pensadores sobre Howard Gardner, cientista norteamericano que causou forte impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas.

Célestin Freinet, o mestre do trabalho e do bom senso

Especial Grandes Pensadores sobre Célestin Freinet, educador francês, expoente da chamada Escola Nova, movimento que se insurgiu contra o ensino tradicionalistas, focado no saber enciclopédico do professor, em defesa de uma Educação mais ativa em torno do aluno.

Comênio, o pai da didática moderna

Especial Grandes Pensadores sobre Comênio, filósofo tcheco considerado o pai da didática moderna, foi o primeiro pensador a respeitar as crianças como seres dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites.

Henri Wallon, o educador integral

Especial Grandes Pensadores sobre Henri Wallon, médico, psicólogo e filósofo francês, defensor da formação integral da criança, idéia que causou uma revolução no início do século 20.

Um álbum para suas memórias

Reportagem traz dicas para organizar um álbum de memórias sobre as férias, com ingressos de museus, fotos, mapas, roteiros etc.

Um exemplo de formação (relato do Caminhos do Brasil)

Reportagem traz relato sobre o curso de formação continuada de professores oferecido pelo Ceale (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita), um órgão da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Preguiça é coisa do passado (relato do Caminhos do Brasil)

Reportagem traz relato sobre visita a uma comunidade escolar em Iraquara, na Bahia, onde a formação de coordenadores e supervisores rende bons frutos.

Professor se forma na escola

Entrevista com o professor português Antonio Nóvoa, um dos mais importantes especialistas em formação de professores. Para ele, o bom professor se forma na escola.

Sócrates, o mestre em busca da verdade

Especial Grandes Pensadores sobre Sócrates, pensador grego que acreditava que só voltando-se para seu interior o homem é capaz de chegar à sabedoria e se realizar como pessoa.

Erasmo de Roterdã - O porta-voz do humanismo

Especial Grandes Pensadores sobre Erasmo de Roterdã, holandês que anunciou o término da predominância religiosa na educação. Ele era a favor da leitura dos clássicos e defendeu a importância do desenvolvimento do homem em todo o seu potencial.

O guerreiro da sala de aula

Especial Grandes Pensadores sobre Anísio Teixeira, educador baiano que teve papel decisivo na obrigatoriedade do ensino, na formação de professores e no fortalecimento de instituições de pesquisa como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Participou da elaboração da Lei de Diretrizes e Bases, promulgada em 1961.

Estudar faz bem a sua carreira

Reportagem destaca a importância de sempre estudar para manter-se atualizado na carreira docente. A formação continuada reforça a confiança em sala de aula e pode render melhoria salarial.

Anton Makarenko, o professor do coletivo

Especial Grandes Pensadores sobre Anton Makarenko, ucraniano que concebeu um modelo de escola baseado na vida em grupo, na autogestão, no trabalho e na disciplina, contribuindo para a recuperação de jovens infratores.

António Nóvoa, o garimpador de histórias de vida

Reportagem sobre António Nóvoa, português, historiador da Educação e reitor da Universidade de Lisboa, considerado um dos intelectuais de maior circulação internacional no debate pedagógico atual.

Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência

Especial Grandes Pensadores sobre Paulo Freire,o mais influente educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional, conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome.

Aprender sempre

Reportagem fala da importância da formação continuada e aponta a organização de grupos de estudo como uma das formas de debater questões atuais com colegas de trabalho.

Tão longe, tão perto

Reportagem destaca a educação a distância como um recurso para a formação continuada de professores. Via computador, o docente faz de tudo um pouco: lê textos, tira dúvidas e apresenta trabalhos.

O mundo em nossas mãos

Reportagem sobre professores que partem dos acontecimentos da atualidade para buscar um sentindo no passado, mostrando aos alunos que a História se constrói diariamente e que todos nós somos protagonistas.

Platão, o primeiro pedagogo

Especial Grandes Pensadores sobre Platão, filósofo grego que previu um sistema de ensino que mobilizava toda a sociedade para formar sábios.

Ao mestre curioso

Guia para ajudar o professor curioso a descobrir a história das palavras que fazem parte do dia-a-dia escolar.

Aprenda com eles e ensine melhor

Especial Grandes Pensadores destaca Emilia Ferreiro, Célestin Freinet, Paulo Freire, Howard Gardner, Jean Piaget e Lev Vygotsky.

O garimpador de histórias de vida

Reportagem sobre o português António Nóvoa, reconhecido historiador da Educação, participante ativo do debate sobre assuntos intra-escolares, como a formação de professores.

Pensar a escola, uma aventura de 2500 anos

Especial Grandes Pensadores sobre as correntes do pensamento educacional, cujas raízes estão fincadas na Grécia antiga.

Memória viva da educação

Reportagem sobre o passado, o presente e o futuro da escola no Brasil, a partir da década de 1930, com base nos relatos de quatro professoras.

Aprender sempre para ensinar mais

Reportagem sobre o impacto da formação continuada no desempenho dos estudantes.

Os mascates da formação contínua

Artigo assinado por Julio Groppa Aquino critica congressos e encontros de educadores que vendem a idéia de formação continuada abordando temáticas que não fazem parte do dia-a-dia da sala de aula.

Conheça o mundo de carona

Reportagem sobre como os sites de expedições mostram a História de um jeito que os livros nunca conseguiram apresentar.

Cada arraial, um São joão

Reportagem mostra como trabalhar as diferenças regionais, aproveitando o tema das festas juninas.

Eles são professores nota 10

Textos dos projetos sobre a sociedade egípcia, os militares e a história do Rio de Janeiro, inscritos no Prêmio Victor Civita.

Formando poetas (relato do Caminhos do Brasil)

Reportagem traz relato sobre iniciativa de formação continuada de professores em Itupiranga, na Bahia. Com orientação, os educadores trabalham até temáticas mais difíceis para crianças, como a poesia.

Folclore para que te quero

Reportagem fala sobre como cultivar o regionalismo para ajudar a formar a identidade cultural. Boa dica para estudar folclore brasileiro.

Maria Montessori, a médica que valorizou o aluno

Especial Grandes Pensadores sobre Maria Montessori, médica e pedagoga italiana, uma das mais influentes educadoras do início do século 20, para quem o potencial de aprender está dentro de cada ser humano.

Martinho Lutero, o autor do conceito de educação útil

Especial Grandes Pensadores sobre Martinho Lutero, fundador do protestantismo e um dos responsáveis por formular o sistema de ensino público que serviu de modelo para a escola moderna no Ocidente.

Jean-Jacques Rousseau, o filósofo da liberdade como valor supremo

Especial Grandes Pensadores sobre Jean-Jacques Rousseau, filósofo suíço que prega o retorno à natureza e o respeito ao desenvolvimento físico e cognitivo da criança.

Santo Agostinho, o idealizador da revelação divina

Especial Grandes Pensadores sobre Santo Agostinho, filósofo que afirmava que o homem só tem acesso ao conhecimento quando iluminado por Deus.

Edgar Morin, o arquiteto da complexidade

Especial Grandes Pensadores sobre Edgar Morin, sociólogo francês que fala sobre a religação dos saberes com novas concepções sobre a educação e o conhecimento.

Recorte e costura de fatos

Reportagem sobre como as práticas de selecionar, tematizar, conceituar e variar podem tornar mais dinâmicas as aulas sobre o passado da humanidade.

Herbert Spencer, o ideólogo da luta pela vida

Especial Grandes Pensadores sobre Herbert Spencer, filósofo inglês que buscou no evolucionismo os mecanismos e objetivos da sociedade, e defendeu o ensino da Ciência para formar adultos competitivos.

Michel de Montaigne, o investigador de si mesmo

Especial Grandes Pensadores sobre Michel de Montaigne, escritor francês que acreditava que interiorizar-se, duvidar e entrar em contato com outros costumes e pontos de vista eram requisitos essenciais a uma boa formação.

Michel Foucault, um crítico da instituição escolar

Especial Grandes Pensadores sobre Michel Foucault, filósofo francês que viu na educação moderna atitudes de vigilância e adestramento da mente e do corpo.

Émile Durkheim, o criador da sociologia da educação

Especial Grandes Pensadores sobre Émile Durkheim, sociólogo francês criador da sociologia educacional.

Herbart, o organizador da pedagogia como ciência

Especial Grandes Pensadores sobre J.F.Herbart, filósofo alemão do século 19 que criou a análise sistemática da educação e frisou a importância da psicologia na teorização do ensino.

Na formação continuada não basta (só) tapar os buracos

Reportagem sobre os problemas da formação continuada no Brasil e a forma como ela deveria ser feita.

Ovide Decroly, o primeiro a tratar o saber de forma única

Especial Grandes Pensadores sobre Ovide Decroly, médico e educador belga que defendia a idéia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo.

Pestalozzi, o teórico que incorporou o afeto à sala de aula

Especial Grandes Pensadores sobre Johann Heinrich Pestalozzi, educador suíço que acreditava que o processo de aprendizagem autônoma da criança era despertado pelos sentimentos.

Uma sessão de magia

Reportagem com dicas de filmes para se trabalhar em sala de aula, aproveitando o Dia do Cinema Brasileiro (19 de junho).

Antonio Gramsci, um apóstolo da emancipação das massas

Especial Grandes Pensadores sobre o filósofo italiano Antonio Gramsci, revolucionário do início do século 20, referência do pensamento de esquerda que via na escola o caminho para as mudanças que permitiram a tomada de poder pelo proletariado.

Cresça e aconteça - Arte para todos

Reportagem sobre programas gratuitos de museus e centros culturais para treinar professores a preparar as visitas dos estudantes às exposições.

Édouard Claparède, um pioneiro da psicologia infantil

Especial Grandes Pensadores sobre Édouard Claparède, cientista suíço que defendia o estudo do funcionamento da mente infantil. Para ele era importante estimular na criança um interesse ativo pelo conhecimento.

Friedrich Nietzsche, o filósofo da afirmação da vida

Especial Grandes Pensadores sobre Friedrich Nietzsche, filósofo alemão que propôs cultura e aprimoramento pessoal, ao invés de utilitarismo e uniformização.

Jacques Lacan, o analista da linguagem

Especial Grandes Pensadores sobre Jacques Lacan, médico francês que explorou os mecanismos de expressão, que gerou possibilidades novas de entendimento das relações na escola.

Como se constrói identidade

Reportagem sobre a imagem do professor na sociedade atual, começando com o relato da vida de Sócrates e terminando com um histório detalhado da educação no Brasil e no mundo, desde os povos primitivos.

As situações didáticas de História

Reportagem sobre a importância da aprendizagem das principais noções do pensamento histórico, como temporalidade e sucessão de acontecimentos.

Filme na aula de História: diversão ou hora de aprender?

Reportagem sobre a análise da construção da história da imagem dos bandeirantes por diversas fontes históricas.

Bruna Elena Giacopinni: "Cada criança é um indivíduo"

Entrevista com Bruna Elena Giacopini, coordenadora pedagógica de Reggio Emília (Itália). Sua principal visão é a de que as crianças devem ser vistas como construtoras de conhecimento.

Um outro conceito de aula

Leia artigo do físico e educador Luis Carlos de Menezes sobre Educação Infantil.

Friedrich Froebel, o formador das crianças pequenas

Conheça no site da NOVA ESCOLA o alemão Friedrich Froebel , o criador dos jardins-de-infância.

Profissão Professor

Galeria de fotos da produção do programa Profissão Professor, uma parceria da Fundação Victor Civita com a TV Cultura.

Jogo da memória: grandes pensadores da Educação

Jogo da memória sobre grandes pensadores da Educação. Você consegue relacionar o nome do pensador ao seu rosto?

Jogo da memória: grandes pensadores

Jogo da memória sobre grandes teóricos e pensadores da Educação. Você consegue relacionar o nome do pensador ao seu rosto?

Jogo da memória: grandes pensadores da Educação

Jogo da memória sobre grandes pensadores da Educação. Você consegue relacionar o nome do pensador ao seu rosto?

Diálogo sobre dislexia e dificuldades de aprendizagem

Conversa com Beatriz de Paula Souza, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), sobre dislexia e medicalização do ensino

Yves de La Taille e Telma Vinha respondem: há uma crise de valores?

Os professores Yves de La Taille e Telma Vinha falam sobre educação moral e o comportamento das novas gerações

Yves de La Taille e Telma Vinha debatem indisciplina e incivilidades

Yves de La Taille e Telma Vinha participam do Grandes Diálogos, promovido por NOVA ESCOLA, e falam sobre indisciplina e clima escolar

Yves de La Taille e Telma Vinha falam sobre indisciplina

Yves de La Taille e Telma Vinha participam de encontro promovido por NOVA ESCOLA e falam sobre indisciplina, bullying e comportamento

Contrato didático na Matemática: conclusão

Conclusão da leitura comentada do artigo "Contrato didático: 'o não dito' é essencial", escrito por Guy Brousseau

Contrato didático na Matemática: introdução à atividade

Nona parte da leitura comentada do artigo "Contrato didático: 'o não dito' é essencial", escrito por Guy Brousseau

Contrato didático na Matemática: a atividade e o texto

Oitava parte da leitura comentada do artigo "Contrato didático: 'o não dito' é essencial", escrito por Guy Brousseau

Contrato didático na Matemática: desvios, causas, consequências

Sétima parte da leitura comentada do artigo "Contrato didático: 'o não dito' é essencial", escrito por Guy Brousseau

Três paradoxos do contrato didático

Quinta parte da leitura comentada do artigo "Contrato didático: 'o não dito' é essencial", escrito por Guy Brousseau

Contrato didático: novas formas de desenvolver a atividade matemática

Quarta parte da leitura comentada do artigo "Contrato didático: 'o não dito' é essencial", escrito por Guy Brousseau

Contrato didático na Matemática: a idade do capitão

Leitura comentada do artigo "Contrato didático: 'o não dito' é essencial", escrito por Guy Brousseau

Contrato didático: a engenharia da devolução

Terceira parte da leitura comentada do artigo "Contrato didático: 'o não dito' é essencial", escrito por Guy Brousseau

Contrato didático na Matemática: o caso de Gäel

Segunda parte da leitura comentada do artigo "Contrato didático: 'o não dito' é essencial", escrito por Guy Brousseau

Contrato didático: leitura comentada do artigo de Guy Brousseau

Leitura comentada do artigo "Contrato didático: 'o não dito' é essencial", escrito por Guy Brousseau, publicado na revista Nova Escola na edição de agosto de 2013. Os comentários são feitos por Saddo Ag Almouloud, professor da PUC-SP, e por Priscila Monteiro, consultora de Nova Escola.

video-artigo-Brousseau

Vídeo com Saddo e Priscila comentando artigo de Brousseau

Inclusão: o que precisa mudar nas escolas?

A professora Eliane Correa, do CEU Navegantes, em São Paulo, mostra os desafios da profissão para quem tem deficiência.

A importância dos jogos na aprendizagem

Professor Lino de Macedo comenta a importância dos jogos para a aprendizagem

O pensamento de António Nóvoa: o que podemos aprender com a formação de médicos

O pensamento de António Nóvoa | Neste vídeo, o educador português fala sobre o que os professores podem aprender com a formação de médicos.

Rachel Trajber fala sobre o nosso papel para a sustentabilidade

Neste vídeo, a especialista em sustentabilidade, Rachel Trajber, fala sobre o papel de cada um no desenvolvimento sustentável.

Qual o principal problema na formação de professores?

Primeira parte da palestra com António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, sobre a formação de professores.

Anne-Marie Chartier fala sobre formação de professores

A pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier fala sobre a Educação na França e trata dos impactos que os mateiais didáticos causam nas práticas pedagógicas.

Anne-Marie Chartier fala sobre a leitura de textos informativos

Entrevista com a pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier sobre o trabalho com textos informativos desde a Educação Infantil.

Prêmio Victor Civita: Panorama de Inclusão

Depoimento de Daniela Alonso, selecionadora de Inclusão do Prêmio Victor Civita 2010.

Prêmio Victor Civita: Panorama de Educação Infantil

Depoimento de Beatriz Gouveia, selecionadora da área de Educação Infantil do Prêmio Victor Civita 2010.

Pensamento Infantil - Sexualidade

Vídeo sobre sexualidade no Desenvolvimento Infantil.

Gestão da sala de aula

A professora de Geografia, Karla Veloso Pinto, vencedora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 de 2009, sugere algumas dicas sobre como gerir o trabalho em sala de aula

Pensamento Infantil - O desenho da criança

O vídeo mostra crianças de 3 a 5 anos que desenham enquanto falam sobre suas produções. O desenvolvimento de desenho infantil é pontuado pela educadora Monique Deheinzelin.

Pensamento infantil - A construção da moralidade

No vídeo da série de Pensamento Infantil, crianças e adolescentes de 5 a 17 mostram sua forma de pensar e seus valores morais em falas que são comentadas pela educadora Monique Deheinzelin.

Lição de casa em ambiente virtual

A professora nota 10 Karla Emanuella Veloso Pinto fala sobre seu trabalho vencedor do Prêmio Victor Civita 2009.

Panorama de inclusão - Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 2009

A selecionadora Daniela Alonso fala sobre os trabalhos recebidos pelo Prêmio Victor Civita 2009 sob o ponto de vista da inclusão.

Panorama de Educação Infantil- Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 2009

Karina Risek, selecionadora de Educação Infantil, fala sobre o perfil dos trabalhos enviados para a edição 2009 do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

Pensamento Infantil - A noção de espaço

Vídeo da série de Pensamento Infantil sobre o desenvolvimento das noções de espaço.

Formação de professores em produção de texto

A formadora do Instituo Avisa Lá, Beatriz Gouveia, apresenta os conteúdos que a formação continuada deve ofercer ao professor que busca desenvolver suas próprias práticas de leitor e escritor, visando melhorar suas aulas de produção de texto.

Pensamento infantil - A noção de tempo

Vídeo da série de pensamento infantil sobre como a criança adquire a noção de tempo.

Pensamento infantil - A narrativa da criança

Vídeo da série de pensamento infantil sobre a contrução da narrativa pela criança. Contém falas de crianças de 3 a 6 anos e comentários de Monique Deheinzelin.

A experiência de Matheus, um aluno autista, na escola

Vídeo sobre a experiência do aluno autista Matheus Santana da Silva na escola.

Pensamento Infantil - Os fenômenos naturais

Vídeo da série de Pensamento Infantil sobre como as crianças entendem os fenômenos naturais.

Educação: informar, conhecer e saber

Palestra do professor e psicólogo Lino de Macedo, sobre os conceitos de informação, saber e conhecimento e a relação entre eles e a Educação.

Oito desafios da formação de professores (parte 2)

Entrevista em vídeo com a professora Bernardete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, sobre formação de professores.

Oito desafios da formação de professores (parte 1)

Entrevista em vídeo com a professora Bernardete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, sobre formação de professores.

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.