Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Sequência Didática

A ONU e o mundo

Objetivo
- Conhecer o contexto do surgimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e qual é seu papel no mundo no âmbito das relações internacionais.

Conteúdos
- Relações internacionais.
- Organismos multilaterais.

Anos
8º e 9º.

Tempo estimado
Quatro aulas.

Material necessário
Mapa mostrando a inclusão dos países na ONU entre 1945 e 2006, como o intitulado Ano de Admissão, do Atlas da Mundialização - Compreender o Espaço Mundial Contemporâneo (pág. 114, Ed. Saraiva) e computadores com acesso à internet.

Desenvolvimento 
1ª etapa
Inicie uma conversa com os alunos perguntando quem eles acham que governa o mundo e se sabem o que quer dizer a expressão "relações internacionais". Com base no que for dito, direcione a atenção do grupo para o que pretende explorar - as relações entre os países nos âmbitos político, econômico e cultural, entre outros, e como elas são regulamentadas. Feito isso, questione a turma sobre o papel da ONU nesse contexto. Durante as falas dos estudantes, é importante desmistificar a ideia simplista de que ela seja somente uma organização que prega a paz mundial. Para isso, ao longo do bate-papo, pontue suas indagações com as ações da ONU que abordam questões de saúde e de cuidados com a infância, por exemplo, realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), respectivamente. 

2ª etapa
Reúna a garotada em duplas ou trios e convide todos para ir ao laboratório de informática. É hora de pesquisar o tema na internet. Distribua os seguintes tópicos entre os grupos: criação da ONU e contexto histórico que marcou a época, objetivos da instituição, órgãos que a compõem, documentos criados por ela e ações atuais da organização. Instrua os alunos a explorar o site oficial, uma fonte confiável para a atividade. Oriente que tomem notas sobre os itens acima.

3ª etapa
De volta à sala de aula, socialize o conhecimento levantado pelos grupos, com foco nas questões iniciais da proposta de trabalho. 

4ª etapa
Apresente aos alunos o mapa Ano de Admissão, do Atlas da Mundialização. Porém oculte o gráfico Cronologia das Admissões, que aparece logo abaixo dele - para que a turma chegue sozinha a pelo menos algumas conclusões indicadas nele. Estimule uma análise a respeito dos países ingressantes na ONU a partir de 1946. Quais as características comuns a eles? Peça que, mais uma vez, todos tomem nota das observações que realizam ao longo da exploração.

Avaliação
Peça que os jovens elaborem uma dissertação a respeito do papel que a ONU desempenha hoje e o cenário que dominava o mundo na época em que foi criada. Avalie se eles pontuam a importância do organismo para estabelecer regras em diferentes esferas, mas que elas não ferem a soberania dos Estados nacionais.

Consultoria: Elias Noronha
Professor da EE Professora Benedita Arruda, em Jundiaí

Roberto Giansanti
Geógrafo, autor de livros didáticos e consultor educacional.

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.