Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Alfabetização cartográfica

Os alunos precisam compreender a função dos mapas para que consigam interpretar e produzir suas próprias representações do espaço. Saiba como iniciá-los nesse trabalho

Anderson Moço

Página de > >|
=== PARTE 1 ====
Exercício de orientação com base em
foto aérea 
A imagem mostra a EE Victor
Civita e seus arredores, em Guarulhos,
na Grande São Paulo. Veja como ler uma
foto desse tipo em classe seguindo
os três passos

Clique para ampliar

Conhecer a cartografia, um conteúdo essencial para a compreensão das relações entre espaço e tempo, permite ao aluno atender às necessidades que aparecerão no seu cotidiano (qual o melhor caminho para chegar a um lugar? Como conseguir localizar um amigo que vive em outra região?) e também estudar o ambiente em que vive. Sendo assim, a representação do espaço precisa ser dominada até o fim do Ensino Fundamental. Interpretar e produzir mapas são habilidades que se formam gradualmente. Por isso, é preciso desenvolver atividades com esse objetivo desde cedo. Por meio da alfabetização cartográfica, a turma entende conceitos básicos para conseguir interpretar e produzir representações com proficiência crescente.

Para tratar da cartografia de modo aprofundado, NOVA ESCOLA planejou cinco reportagens. A série conta com apoio pedagógico da professora Rosângela Doin de Almeida, livre-docente em Prática de Ensino de Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e autora de diversos livros sobre o tema. Neste mês, você encontra as melhores formas de introduzir esse conteúdo nas turmas de 4º e 5º anos, além de um exemplo de atividade que não pode ficar de fora do planejamento (veja imagem ampliada).

Nas próximas quatro edições, mostraremos como progredir na complexidade dos trabalhos, com sugestões de atividades para o 6º, 7º, 8º e 9º anos. A história e a linguagem dos mapas, a forma de interpretá-los e estabelecer correlações entre eles, bem como a produção de um mapa de síntese são os pontos discutidos nas próximas reportagens.

=== PARTE 2 ====
=== PARTE 3 ====

Continue lendo

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
Página de > >|

 

Publicado em NOVA ESCOLAEdição 242, Maio 2011, com o título Como fazer a iniciação cartográfica da turma
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.