Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Sequência Didática

Bacias hidrográficas: dimensões e usos

Objetivos
- Identificar bacias hidrográficas e suas relações com o relevo.
- Perceber que o espaço resulta das interações entre natureza e sociedade.
- Produzir desenhos de representação geográfica.

Conteúdos
- Relevo.
- Bacia hidrográfica.
- Usos dos recursos naturais.
- Desenhos de representação geográfica.

Anos 2º e 3º.

Tempo estimado Seis aulas.

Material necessário
Cópias do mapa da bacia hidrográfica da área e fotos de rios.

Desenvolvimento

1ª etapa Inicie a atividade com uma roda de conversa, apresentando aos alunos imagens de rios de planície e de planalto, poluídos e não poluídos. Ao pedir para a turma apontar as principais características de cada uma das fotos, chame a atenção para os aspectos de relevo - comente que é ele que dá forma ao "chão" onde vivemos e ao leito do rio - e para os usos da terra e das águas - mostre que tanto os processos naturais, como as chuvas, quanto os humanos, com o desmatamento e a descarga de esgoto, impactam toda a bacia.

2ª etapa Agora, questione a turma sobre os rios que passam pelo município ou pela região. As crianças atravessam pontes para ir à escola ou percorrem um caminho ao longo de um córrego ou rio? O terreno é plano ou tem subidas e descidas? As águas são limpas ou poluídas? Para finalizar essa etapa, peça que pesquisem em livros didáticos, publicações locais e sites de onde vem a água do rio principal da região. É sempre a mesma água? Ou ele muda ao longo do ano?

3ª etapa Divida a turma em grupos e distribua mapas para cada um, orientando para que marquem com círculos o rio principal e seus afluentes. Explique que os conjuntos destacados formam uma bacia hidrográfica, lembrando que represas artificiais e lagos naturais também fazem parte dessa área. Enfatize que em todas as bacias existe uma hierarquia na rede hídrica (desde os afluentes de primeira ordem, que são os que possuem menor vazão, passando pelos mais caudalosos, até chegar ao rio principal) e que as águas escoam dos pontos mais altos para os mais baixos, alcançando o mar. Explique, ainda, que as redes hídricas quase sempre abrangem áreas maiores que um município.

4ª etapa Entregue aos alunos cópias do mapa do rio e proponha um estudo do meio para observar os usos da terra. Prepare uma ficha de observação para que cada aluno possa anotar as ocorrências com símbolos: edificações, saídas de esgoto, lixo, peixes, aves etc. Peça, ainda, que cada criança escreva um pequeno texto relatando o que viu em campo.

Avaliação

Observe a compreensão de cada um sobre as noções de bacia hidrográfica e suas relações com o relevo e com o uso dos recursos naturais em cada setor do rio. Use as fichas e os textos produzidos em campo para determinar quais pontos precisam ser reforçados.

Consultoria: Sueli Angelo Furlan
Professora de Geografia da Universidade de São Paulo e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.