Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Geografia

Prática pedagógicaPercepção ambiental

Atividade Permanente Ensino Fundamental I

Água e energia

Planeta Sustentável

Bloco de Conteúdo
Geografia

Conteúdo
Cultura e Ambiente

Introdução
Esta é a última proposta de trabalho de uma série de cinco sobre a questão da água no Brasil e no mundo. Até aqui, os professores e estudantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com temas e assuntos como o ciclo da água, a distribuição e a disponibilidade de água na Terra – face às condições naturais e, principalmente, aos usos desse recurso – e também suas modalidades de utilização e repercussões. Na quarta sequência didática esteve em questão a gestão dos recursos hídricos no Brasil e no mundo, apontando a necessidade de visões integradas e usos compartilhados das bacias hidrográficas. 

Agora, vamos examinar o uso da água para a produção de energia e avaliar seus limites e possibilidades, com destaque para a situação do Brasil, onde as usinas hidrelétricas são as responsáveis por mais de dois terços da energia elétrica gerada no país.

Objetivos
• Identificar a produção de energia a partir de usinas hidrelétricas no Brasil e no mundo, avaliando o potencial energético e a capacidade instalada em diferentes bacias hidrográficas.
• Avaliar limites e possibilidades e eventuais impactos socioambientais provocados pela instalação dos sistemas de geração de energia a partir de usinas hidrelétricas.
• Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos hídricos e evitar usos inadequados da energia disponível.

Conteúdos
Água e energia: matriz energética; geração de energia a partir de usinas hidrelétricas no Brasil e no mundo; uso da água para geração de energia e impactos socioambientais.

Áreas do conhecimento
Geografia, Ciências e História

Ano
1º ao 5º ano

Tempo estimado
Três aulas

Desenvolvimento das atividades

Primeira e segunda aulas
De onde vem a energia elétrica que utilizamos todos os dias? Como é a composição da matriz energética nacional? Nesse quadro, qual é o papel da energia hidrelétrica? Por que, mesmo com a disponibilidade de recursos naturais no Brasil, são instituídos planos e aparecem recomendações para economizar energia? Essas e outras questões podem compor planos de aula, projetos de trabalho na escola e sequências didáticas sobre a relação entre água e energia.

Peça que a turma se divida em grupos. Cada um deve preparar listas com as atividades diárias de cada membro que envolvem o consumo de energia elétrica, desde o despertar até a hora de dormir. Proponha que listem também os aparelhos utilizados nessas atividades. A seguir, faça uma roda de conversa com os resultados, aproveitando para lançar algumas questões: como a energia chega até a casa de cada família? A família de cada aluno consome muita ou pouca energia? Esse consumo vem aumentando ou diminuindo? Como é possível descobrir essa informação? O que se pode fazer para evitar gastos desnecessários de energia? Para começar a responder a essas questões, proponha que cada aluno examine a conta de luz de sua casa e traga os resultados para a aula seguinte. Na conta de luz, há obrigatoriamente um campo chamado de “Informações de Leitura”. Nele, aparece um pequeno gráfico de barras comparando o consumo dos meses do ano. Assim, com a ajuda dos adultos, cada estudante pode descobrir como estão os níveis de consumo na residência.

Terceira aula
Faça uma roda de conversa com a turma sobre os resultados da leitura da conta de luz. Considere as variações para menos no consumo de energia elétrica nos meses de férias ou recesso escolar e verifique se há redução no período de vigência do horário de verão, de outubro a fevereiro. Geralmente, há redução de consumo nesses meses, já que a iluminação natural ocorre durante mais tempo.

Em relação ao sistema que abastece as residências, mostre que a energia chega pela rede elétrica instalada, que, por sua vez está ligada a subestações e às usinas geradoras. Como a energia gerada não poe ser armazenada, é preciso evitar gastos desnecessários, como deixar lâmpadas e aparelhos ligados na ausência de pessoas. O mesmo vale para banhos demorados e uso excessivo de torneiras elétricas, que consomem muita água e energia. Explique que a economia de energia contribui para reduzir a pressão sobre os recursos naturais, em especial na instalação de novas usinas hidrelétricas (consulte a reportagem Energia Desperdiçada no Brasil supera os R$ 10 bilhões por ano, no Planeta Sustentável).

Proponha que os alunos, em pequenos grupos, elaborem desenhos e cartazes abordando a importância da economia de energia por todos os setores. Combine com a eles a exposição dos resultados na escola. 

Avaliação
No caso das turmas do Fundamental I, considere a participação dos estudantes nas tarefas coletivas e individuais. Examine com atenção os relatórios da leitura de conta de luz e avalie os produtos finais sobre a economia de energia. Nas conversas e na produção de textos, observe a compreensão da importância da economia de água e energia e seu significado para reduzir a pressão sobre os recursos. Nas turmas do Fundamental II, é essencial avaliar o domínio dos conceitos, noções e processos em jogo, como os de matriz e fonte energética, recurso renovável e não-renovável e as análises sobre a produção de energia hidrelétrica. Avalie o conjunto das produções de texto e a participação de cada um. Reserve um tempo para que as turmas avaliem as experiências. 

Quer saber mais?

Internet 
-  Balanço Energético Nacional 2008
Balanço publicado pelo Ministério das Minas e Energia e Empresa de Pesquisa Energética com dados sobre produção, consumo e oferta por fonte de energia no país. 

- Atlas da Energia Elétrica, da Aneel 
Atlas do órgão com tabelas, mapas e gráficos sobre as fontes de energia do Brasil. 

 

Geógrafo, autor de livros didáticos e consultor educacional Roberto Giansanti

Abril CPFL BUNGE SABESP PETROBRS CAMARGO CORREA CAIXA

Professor, dê suas opiniões, críticas e sugestões sobre este Plano de Aula: planetasustentavel@abril.com.br

Comente

Nome não registrado - Postado em 11/01/2012 12:01:36

neste ano de 2012, irei dar aula de sustentabilidade para ensino fundamental 1 e gostaria de planos de aula para trabalhar com elel. A escola é na zona Rural da Cidade de Araras,interior de SP, a diretora gostaria que trsbslhasse com reciclagem e destino de resto de alimentos, pois a escola é integral e todos almoçam lá e sobre comida, por favor respondam no meu email e dê idéia para trabalhar com eles. Muito obrigada. Sou professora de Arte do 1 ao 9 ano, mas darei Sustentabilidade só para ensino fundamental 1. Obrigada.

PATROCÍNIO Patrocinadores Edições SM Edições SM Editora Ática Editora Scipione
Fundação Victor Civita - 25 anos

Fundação Victor Civita © 2014 - Todos os direitos reservados.