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As situações didáticas de Geografia

As aulas de Geografia devem incentivar não só a observação do espaço, mas também a interpretação de fatos e a relação entre eles

Amanda Polato Beatriz Santomauro e Rodrigo Ratier

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=== PARTE 1 ====
A Geografia estuda a organização da sociedade e da natureza, a produção do espaço e a interação entre esses elementos. Por meio da disciplina é possível compreender transformações e movimentos em diferentes âmbitos, das mudanças nos arredores de uma avenida que passa a ser centro financeiro aos conflitos entre a necessidade de preservação da natureza e do uso de seus recursos.

Há conceitos básicos que ajudam nesse entendimento, como os de paisagem, lugar e território. "Para estudar o bairro como lugar, por exemplo, vivências, valores e referências espaciais e trajetórias do grupo social a que os alunos pertencem são referências ricas", explica Sueli Furlan, selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

 

A turma deve ser chamada a observar, descrever, comparar e analisar cenas do cotidiano que possam exemplificar esses conteúdos (veja acima). Pensando nisso, Silvia Cristina Reis Costa Oliveira, que leciona para a 3ª série na UEB Professora Luzenir Mata Roma, em São Luís, propõe a confecção de representações cartográficas do bairro e do trajeto até a escola. Antes disso, as crianças ganharam repertório, conhecendo mapas de verdade e localizando, no do Brasil, regiões, tipos de vegetação e atividades econômicas.

1. Leitura e escrita sobre Geografia

O que é: Atividades em que a garotada tem contato com textos de diversos gêneros (informativos e literários), tanto por meio da leitura quanto da produção escrita. Os objetivos devem ser conhecer ou aprofundar um assunto, saber como um autor encara determinado problema, confrontar opiniões e incrementar o repertório de informações.

Quando propor: Uma vez por semana.

O que a criança aprende: A ler para buscar informações, pesquisar, estudar, tomar notas, formular perguntas e comunicar idéias levando em conta seus objetivos e o interlocutor.

=== PARTE 2 ====
=== PARTE 3 ====

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Publicado em NOVA ESCOLA Edição 213, Junho 2008. Título original: Pensar o mundo
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