Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Atletismo

Camila Camilo

Ir para o Especial Olimpíadas Londres 2012
Prova de atletismo nos Jogos Olímpicos de Pequim. Foto: Alexandre Battibugli
Prova de atletismo nas Olimpíadas de Beijing

Quem participa? Competidores individuais ou equipes de quatro pessoas.

Regras: O atletismo reúne várias atividades esportivas: corridas, saltos, lançamentos e arremessos. As corridas incluem a praticada na pista do estádio, em distâncias que vão de 100 a 10.000 metros; a maratona, um percurso de 42,19 quilômetros feito na rua; as corridas com obstáculos, que variam de 100 a 3.000 metros e a prova de revezamento, em que cada corredor faz um quarto da pista antes de passar o bastão para outro atleta da equipe.
Nos saltos, o atleta toma impulso para alcançar a maior distância possível, medida na areia. No salto em altura, o competidor corre com uma vara antes de saltar por cima de uma barra horizontal chamada sarrafo. O praticante pode tocar nela, mas não pode deixá-la cair. A cada acerto, o sarrafo fica mais alto. Vence quem conseguir dar o maior salto sem errar.
Já nos lançamentos (de dardo, marte e disco) e no arremesso de peso, vence quem conseguir lançar o objeto mais longe. Nas Olimpíadas ocorre também o decatlo, a combinação de dez modalidades do atletismo e o heptatlo, que reúne sete atividades.

Países campeões: Os Estados Unidos são recordistas, com 315 medalhas de ouro.

Para ensinar aos alunos: Após a leitura da ficha, organize uma roda de conversa com o objetivo de socializar as experiências dos alunos sobre o que conhecem (observam na mídia, no bairro, nas academias, clubes, escolas de esportes e ou em outros espaços), principalmente sobre as provas que envolvem as corridas, disponibilize materiais (cones, bolas pesadas (medicine ball), frisbes, bambus etc.) e solicite aos alunos que recriem as provas da modalidade.

Leia mais Atletismo na Educação Física escolar

Saiba mais sobre as modalidades olímpicas no site oficial do Comitê Olímpico Brasileiro e no site do projeto Abril em Londres.

Consultoria Marcos Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino em Educação Física da Faculdade de Educação da USP Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar.
 
Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários

 

Publicado em Maio de 2012.
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.