Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade
Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola

NOVA ESCOLA no Facebook

Matemática

O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado.

Expressões numéricas

Sequência didática para ensinar expressões numéricas.

Números negativos e as operações de multiplicação e divisão

Sequência didática para ensinar a turma a fazer essas operações com frações e números negativos

Operações com números negativos

Plano de aula de Matemática com sugestão de atividade para ensinar operações

Os diversos usos da fatoração de números naturais

Explore a decomposição em primos e os conceitos de MMC e MDC

Estudo da geometria com casas enxaimel

Veja como usar os cálculos de ângulos e área para estudar os polígonos das casas catarinenses

Iniciando o estudo da inequação do 1º grau

Plano de aula de Matemática sobre inequações do 1º grau para 8º e 9º anos

Gerenciamento do orçamento familiar

Sequência didática sobre Matemática Financeira, para ajudar os alunos na administração do orçamento doméstico.

DIVISIBILIDADE

Sequência didática sobre como trabalhar com multiplicação e divisão, ensinando a turma a antecipar resultados e checar estratégias.

Simetrias de reflexão, rotação e translação

Sequência didática para Identificar simetrias de reflexão, rotação e translação e encontrar o(s) eixo(s) e períodos dessas simetrias.

Introdução ao estudo de medidas de superfície

Sequência didática para construir a imagem mental da superfície de 1m² de área por meio da representação de diferentes formas geométricas.

Relações de ordem entre frações

Sequência didática para ordenar e localizar números fracionários entre inteiros

Multiplicação e progressão geométrica com base no filme "A Corrente do Bem"

Plano de aula utiliza o filme "A Corrente do Bem" para explorar o conceito de progressão e desenvolver a capacidade de analisar numericamente uma situação.

"A História da Matemática": como números e frações estão presentes em nosso cotidiano

Plano de aula utiliza o documentário "A História da Matemática" para estabelecer a relação entre a divisão de números naturais e as frações.

Ambientação com o Geogebra

Sequência didática para explorar o software Geogebra e geometria dinâmica com os alunos do 8º ano.

Conceito e gráfico da função afim

Sequência didática para aprofundar o conceito da função afim com alunos do 9º ano.

Função afim na resolução de problemas

Sequência didática para construir e analisar graficamente as funções afins.

Geometria da transformação: homotetia de figuras planas

Sequência didática para refletir sobre o conceito de homotetias de figuras planas, ou seja, como é a relação de semelhança entre figuras que foram ampliadas ou reduzidas.

Geometria da transformação: translação de figuras planas

Sequência didática para refletir sobre o conceito de translação de figuras planas.

Geometria da transformação: rotação de figuras planas

Sequência didática para refletir sobre o conceito de rotação de figuras planas.

Geometria da transformação: reflexão de figuras planas

Sequência didática para refletir sobre o conceito de reflexão de figuras planas.

Probabilidade: a sorte está lançada

Sequência didática sobre probabilidade e análise combinatória utilizando um jogo de dados.

Produtos notáveis: o quadrado da soma

Sequência didática para traduzir informações geométricas para linguagem algébrica, aplicando produtos notáveis.

Intercalar racionais e estabelecer equivalência entre frações

Sequência didática para estabelecer relações de equivalência entre diferentes frações.

Generalizações e cálculos algébricos

Sequência didática para

Teorema de Tales em várias situações

Sequência didática para usar o Teorema de Tales na resolução de problemas.

Quebra-cabeça da proporcionalidade

Sequência didática para encontrar a constante de proporcionalidade de um problema.

Antecipando resultados

Sequência didática para estimar, antecipando resultados aproximados sem calcular a resposta exata.

Introdução ao estudo de gráficos

Plano de aula de Matemática para séries iniciais do Ensino Fundamental sobre construção de gráficos.

Estatística: medidas de tendência central de pesquisa

Sequência para analisar o uso de medidas de tendência central de pesquisa (média, mediana e moda).

O papel dos ângulos

Sequência didática para conhecer ângulos, suas unidades e instrumentos de medida.

Velocidade média

Sequência didática mostra como definir o conceito de velocidade média, uma razão entre duas grandezas.

Raiz quadrada exata

Sequência didática sobre o trabalho inicial com raiz quadrada, explorando a área da figura geométrica quadrado.

Leitura de problemas com frações e anotações

Plano de aula para o aluno adotar procedimentos de leitura para compreensão de enunciados de problemas matemáticos.

Generalização de áreas

Sequência didática de Matemática para Ensino Fundamental II sobre áreas de polígonos.

Resolução de problemas usando regra de três composta

Sequência didática de Matemática para Ensino Fundamental II sobre a resolução de problemas usando regra de três composta.

Polígonos regulares com flexibilização para deficiência visual

Sequência didática de matemática sobre polígonos regulares com flexibilização para deficiência visual.

Explorando porcentagens

Sequência didática de Matemática sobre cálculos com porcentagem.

Como localizar números irracionais em uma reta numérica

Plano de aula de Matemática sobre números irracionais em uma reta numérica.

Estudo da relação a = b x c

Sequência didática de Matemática sobre álgebra para turmas do 6º e 7º anos.

Gráficos no Excel na aula de Matemática

Sequência didática de Matemática sobre realização de gráficos no programa Excel para turmas de 6º e 7º ano.

Multiplicação mental

Sequência didática de cálculo mental para compreender regras da multiplicação por potências de 10 com números decimais no 6º e 7º anos.

Introdução à álgebra

Sequência didática de Matemática com o objetivo de trabalhar números e operações sobre álgebra. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental II.

Propriedades das potências

Sequência didática de Ensino Fundamental II de Matemática sobre potenciação.

Geometria elementar no geoplano de papel

Projeto didático de Matemática sobre estudo de figuras poligonais em geometria. Atividade voltada para o Ensino Fundamental II.

Números negativos

Sequência didática de Matemática para ensinar os números integrais negativos a alunos do Ensino Fundamental II.

Investigações acerca do cálculo com radicais

Plano de aula de Matemática com roteiro de atividades para o professor ensinar a radiciação sem precisar usar exercícios burocráticos. Voltado para alunos do Ensino Fundamental II.

Usando a calculadora para aprender

Sequência didática de Matemática sobre o uso da calculadora na resolução de problemas e na verificação de resultados e de regularidades do sistema de numeração. Atividade para o Ensino Fundamental II.

Reaprendendo a contar

Sequência didática de Matemática sobre tratamento da informação, com foco para a introdução à análise combinatória. Atividade voltada para o Ensino Fundamental II.

Matemática da reciclagem

Projeto didático de Matemática que propõe a análise do processo de reciclagem de lixo para alunos do Ensino Fundamental I e II.

Calcular potências

Sequência didática sobre regularidades e propriedades das pontências no Ensino Fundamental II.

Explorando corpos geométricos

Sequência didática sobre as características dos sólidos geométricos e a representação plana de objetos tridimensionais para o Ensino Fundamental II.

Porcentagem é coisa para a criançada

Não espere os anos finas do Ensino Fundamental para explorar o assunto

Expressões numéricas que fazem sentido

Elas são um bom recurso para discutir as propriedades matemáticas com a garotada

Com monitores de Matemática, todos avançam mais

Educadora organizou as aulas para que os estudantes tirassem dúvidas dos colegas

A geometria na arte marajoara

Explore conceitos matemáticos nas faixas decorativas das cerâmicas

Os alunos vão aprender a pensar negativo

Como ensinar os números que antecedem o zero e como fazer cálculo com eles

Estratégias didáticas para o ensino da Matemática

Neste artigo, o professor Demerval Santos Cerqueira propõe o uso das sequências didáticas para o ensino da Matemática

À procura dos números primos

Com eles, é possível escrever outros números. Ensine a moçada a usar essa estratégia

Plano cartesiano muito além da batalha naval

Como funciona a localização dos pontos e as convenções matemáticas

Polígonos e ângulos entre vigas e colunas

Ao analisar construções típicas em Joinville, a classe aprendeu geometria

Moda, média e mediana. Quando usar e como interpretar os resultados?

O cálculo de moda, média e mediana é relevante, mas não o suficiente

Álbum: Estudo da geometria nas casas enxaimel

Conheça a professora Valkiria Grun Karnopp, que usou casas enxaimel para ensinar geometria

Passagem segura do 5º para o 6º ano em Matemática

Professores dialogam sobre as dificuldades dos alunos e mudam sua forma de trabalhar

Os primeiros passos no caminho das inequações

Reportagem sobre como planejar situações para ensinar inequações

Por que se usa a terminação "avos" nas frações?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre a nomenclatura das frações

10 dicas para aproveitar os estudos em Matemática

Matéria dá dicas de estudo de Matemática para alunos do Ensino Médio

Finanças: cálculos do nosso cotidiano

Reportagem sobre como introduzir o ensino de finanças na escola.

Divisibilidade: como ensiná-la à garotada

Reportagem explica como ensinar o conceito de divisibilidade por meio de problemas desafiadores.

O que são equações fracionárias?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre frações.

O metro quadrado na medida certa

Reportagem sobre o projeto de medida de áreas, desenvolvido por Célia Maria Ribeiro Batista, vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

Análise de simetrias com espelhos

Reportagem sobre o projeto de geometria, desenvolvido por Edson Thó Rodrigues, vencedor do Prêmio Victor Civita 2011.

A relação entre os sentidos de uma operação aritmética

Artigo de Mercedes Etchemendy, Patricia Sadovsky e Paola Tarasow, pesquisadoras da didática da Matemática, sobre a importância da relfexão coletiva sobre diferentes resoluções de problemas.

Dividir as dúvidas para compreender as frações

Reportagem sobre os erros mais comuns dos alunos no trabalho com frações com sugestões de como encaminhar as discussões para superá-los.

Todo tetraedro é uma pirâmide de base triangular?

Resposta de NOVA ESCOLA à questão da leitora sobre tetraedros.

Sete respostas sobre o software Geogebra

Reportagem sobre as funcionalidades do software Geogebra e como ele pode ser trabalhado com as turmas do 8º ano.

O que são números reais?

Resposta de NOVA ESCOLA à questão da leitora sobre números reais.

O jeito certo de ensinar a função afim

Reportagem sobre o projeto desenvolvido pela professora Rosilene Fagundes para ensinar função afim para os alunos do 8º e 9º anos.

Geometria das transformações

Reportagem da série com Temas Desafiadores sobre como ensinar geometria das transformações.

Temas desafiadores da Matemática

Série especial sobre os conteúdos mais complexos da Matemática do 6º ao 9º ano

Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios

Reportagem sobre o cálculo de probabilidades diante de acontecimentos incertos ou aleatórios.

Produtos notáveis

Reportagem da série com Temas Desafiadores sobre como ensinar operações envolvendo produtos notáveis.

Diferentes usos das frações

Reportagem sobre como ensinar diversos empregos para representações fracionárias.

Rosilene Anevan Fagundes

Resumo do projeto de Matemática da professora Rosilene Anevan Fagundes, vencedora do Prêmio Victor Civita 2010.

Generalizações algébricas

Reportagem sobre como ensinar generalizações algébricas para os alunos do 6º ao 9º ano.

Teorema de Tales: proporção aplicada à Geometria

Reportagem sobre como ensinar as aplicações do Teorema de Tales.

Problemas de proporção

Reportagem sobre como ensinar proporcionalidade.

Estatísticas bem trabalhadas

Reportagem sobre como ensinar a coleta, organização e interpretação de dados estatísticos.

Proposta de plano plurianual de Matemática

Sequências didáticas, atividades permanentes e projetos didáticos de Matemática para trabalhar com turmas do 6º ao 9º ano.

O que ensinar em Matemática do 6º ao 9º ano

Reportagem mostra como vencer as dificuldades de aprendizagem da disciplina, decorrentes do ensino mecânico.

Trabalho inicial com raizes de números exatos

Reportagem sobre o trabalho incial com raiz quadrada de números exatos.

Problemas matemáticos sem problemas

Reportagem sobre leitura e interpretação de enunciados de problemas, tabelas e gráficos

Expectativas de aprendizagem em Matemática - 6º ao 9º ano

Expectativas de aprendizagem em Matemática para 6º a 9º ano do Ensino Fundamental

Ampliando os horizontes na EJA

Reportagem sobre as situações didáticas para o Ensino de Matemática para turmas do 1º e 2º anos da EJA.

O símbolo que indica a raiz quadrada sempre foi assim? Quem o criou?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a origem do símbolo de raiz quadrada.

Prova Brasil de Matemática - 9º ano: tratamento da informação

Análise das questões de Matemática, relacionadas a Tratameno da informação para o 9º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil de Matemática - 9º ano: números e operações/álgebra e funções

Análise das questões de Matemática, relacionadas a Números e operações/Álgebra e funções para o 9º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil de Matemática - 9º ano: grandezas e medidas

Análise de uma questão de Matemática, relacionadaa a Grandezas e Medidas para o 9º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil de Matemática - 9º ano: espaço e forma

Análise das questões de Matemática, relacionadas a Espaço e Forma para o 9º ano do Ensino Fundamental

100% aprendizagem

Reportagem de Matemática sobre como trabalhar o conteúdo de porcentagem com turmas de 6º e 7º anos

Por que a multiplicação de números com sinais iguais resulta num número positivo e de sinais diferentes num negativo?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre multiplicação com sinais diferentes.

O ensino da álgebra

Reportagem de Matemática sobre como introduzir a álgebra para turmas de 6º e 7º anos, utilizando os conhecimentos aritméticos.

Ferramentas tecnológicas nas aulas de Matemática

Reportagem mostra como usar recursos tecnológicos nas aulas de Matemática.

Contas do cotidiano

Reportagem mostra prática implementada por professora que ensina matemática na prática

Quantas casas decimais têm o número representado pela letra grega pi (¶)?

Texto explica sobre as casas decimais do número representado pela letra grega pi.

Cálculo pensado

O professor Ademir Pereira Junior, Educador Nota 10 de 2008, ensinou os alunos do 6º ano a elaborar e compartilhar estratégias de cálculo mental e eleger a mais adequada

Sem medo de contas e equações

Reportagem fala sobre os vencedores das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas.

Para contar aos bilhões

Reportagem mostra como ensinar números grandes para as turmas de 6° e 7° anos, estudando populações como a chinesa.

Com aulas de nutrição, escola paulista torna as aulas de Matemática mais saborosas

Reportagem mostra como ensinar estatística e álgebra em aulas de nutrição.

Geometria eficaz

Reportagem sobre o Prêmio Victor Cívita, Educador Nota 10 na categoria Matemática, em 2008. Texto sobre a professora Andréia Silva Brito, que desenvolveu projeto de geometria para alunos do 6o ano em Rondônia.

É hora de ensinar proporção

Entrevista com a a psicóloga Terezinha Nunes, chefe do Departamento de Psicologia da Oxford Brookes University, que fala sobre o ensino de Matemática.

Contas de cabeça

Reportagem sobre o Prêmio Victor Cívita, Educador Nota 10 na categoria Matemática, em 2008. Texto sobre o professor Ademir Pereira, que desenvolveu projeto de cálculo mental com alunos da 5a série, em Maringá (PR).

A calculadora libera a turma para pensar

Reportagem fala sobre o bom uso da calculadora nas aulas de Matemática.

Observação da realidade e criação de figuras geométricas

Reportagem mostra como alunos de 6ª série podem aprendem sobre mosaicos ao observar exemplos na natureza e em decorações de construções históricas.

A Matemática do pega-varetas

Reportagem mostra que um simples jogo, como o pega-varetas, pode ensinar os alunos o conceito de vivisibilidade.

Sem medo dos números negativos

Reportagem traz como sugestão uma régua operatória para ajudar a ensinar os alunos a entender os números negativos e a escala númerica nas aulas de Matemática.

Professor mostra como a Geometria está presente na cultura indígena

Reportagem traz sugestões sobre como ensinar geometria observando a natureza, a arquitetura e as artes.

Cinco sextos por vinte-avos?

Reportagem mostra que é importante estabelecer relações da disciplina de Matemática com outras áreas do conhecimento.

Número resumido

Reportagem sobre a melhor maneira de ensinar potenciação a alunos do Ensino Fundamental 2

A Matemática do futebol

Reportagem mostra que é possível usar o jogo de futebol como tema nas aulas de Matemática. Os alunos podem, por exemplo, calcular estatísticas de número de passes e de gols.

Educação fiscal é lição de cidadania e de Matemática

Reportagem sobre educação fiscal nas aulas de Matemática. Os alunos aprendem a calcular os impostos dos produtos que compram.

Trabalho com função afim para a resolução de problemas

Portfólio do projeto ''Função afim na resolução de problemas'', da professora Rosilene Anevan Fagundes, uma das vencedoras do Prêmio Victor Civita em 2010.

Matemática: como garantir uma boa transição do 5º para o 6º ano

Vídeo mostra o diálogo entre dois professores de Matemática que querem garantir uma transição tranquila dos alunos que vão do 5º para o 6º ano.

Espelhos e caleidoscópios: investigações matemáticas sobre simetrias

Vídeo sobre o projeto do professor de Matemática, Edson Thó Rodrigues, de João Pessoa (PB), vencedor do Prêmio Victor Civita 2011.

Introdução ao estudo de medidas de superfície

Vídeo sobre o projeto da professora de Matemática, Célia Maria Ribeiro Batista, de Joinville (SC), vencedora do Prêmio Victor Civita 2011.

Como trabalhar com jogos nas aulas de Matemática do 6º ao 9º ano?

Ruy Pietropaolo, professor da Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), fala sobre o uso de jogos nas aulas de Matemática.

Escher e a geometria

Vídeo mostra como o artista holandês Maurits Escher utiliza a simetria, a divisão regular dos planos e o espelhamento de figuras geométricas em suas obras

Função afim na resolução de problemas

Vídeo com a Educadora Nota 10 Rosilene Anevan Fagundes, de Pinhais, PR. A educadora orientou a turma de 8º ano na investigação da interdependência entre grandezas representadas por um tipo específico de função

Prêmio Victor Civita: Panorama de Matemática

Depoimento de Ruy Pietropaolo, selecionador da disciplina de Matemática do 6º ao 9º ano do Prêmio Victor Civita 2010.

Porcentagens, médias e frações no Ensino Fundamental

A professora Vânia Horner de Almeida, Educadora Nota 10 em 2007. apresenta projeto que usa dados reais da produção agropecuária para trabalhar porcentagens, médias e frações.

Tecnologia e estatísticas para calcular o consumo médio de água

A professora nota 10 Daniela Mazoco fala sobre seu trabalho vencedor do Prêmio Victor Civita 2009.

Cálculo mental e registros em portfólio

Projeto de Matemática realizado pelo Educador Nota 10 Ademir Pereira Júnior, vencedor do Prêmio Victor Civita 2008, na área de Matemática.

Descobrindo poliedros e corpos redondos

Vídeo sobre atividade de Espaço e Forma, realizado pela Educadora Nota 10 Andréia Silva Brito, em 2008.

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.