Assine Nova Escola
Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade
Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola

NOVA ESCOLA no Facebook

Língua Portuguesa: Análise e reflexão sobre a língua

O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado.

Uso dos pretéritos perfeito e imperfeito

Sequência didática para analisar os usos do pretérito perfeito e do imperfeito em um conto, sistematizando algumas regras.

Gramática com textos: 9º ano - modalizadores do discurso

Sequência didática de Gramática sobre modalizadores do discurso para 9º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 9º ano - relações causais e explicativas no discurso argumentativo

Sequência didática de Gramática sobre as relações causais e explicativas no discurso argumentativo e o uso dos conectivos ''pois'' e ''porque''.

Gramática com textos: 9º ano - construções contrastivas

Sequência didática de Gramática sobre o uso de mas e embora.

Gramática com textos: 9º ano - coordenação e subordinação de períodos

Sequência didática de Gramática sobre período composto para 9º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 8º ano - a vírgula

Sequência didática de Gramática sobre vírgula para 8º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 8º ano - ponto final, ponto e vírgula e dois pontos

Sequência didática de Gramática sobre ponto final, ponto e vírgula e dois pontos para 8º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 8º ano - sinônimos, hiperônimos e hipônimos

Sequência didática de Gramática sobre sinônimos, hiperônimos e hipônimos para 8º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 8º ano - pronomes como elementos coesivos

Sequência didática de Gramática sobre pronomes para 8º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 7º ano - complemento nominal

Sequência didática de Gramática sobre complemento nominal para 7º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 7º ano - complemento verbal

Sequência didática de Gramática sobre complemento verbal para 7º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 7º ano - período simples e ordem direta

Sequência didática de Gramática sobre período simples e ordem direta para 7º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 7º ano - pronomes pessoais e possessivos

Sequência didática de Gramática sobre pronomes pessoais e possessivos para 7º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 6º ano - subjuntivo e imperativo

Sequência didática de Gramática sobre subjuntivo e imperativo para 6º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 6º ano - futuro do presente

Sequência didática de Gramática sobre futuro do presente para 6º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 6º ano - presente do indicativo

Sequência didática de Gramática sobre presente do indicativo para 6º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 6º ano - pretérito perfeito e imperfeito

Sequência didática de Gramática sobre pretérito perfeito e imperfeito para 6º ano do Ensino Fundamental.

Gramática a favor da leitura e da escrita

Reportagem sobre como trabalhar a gramática durante o estudo dos textos de diversos gêneros

Reflexão sobre a linguagem

Texto da pesquisadora argentina Mirta Castedo sobre a análise e a reflexão sobre a língua.

É correto dizer "risco de vida" ou "risco de morte"?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre expressões "risco de vida" e "risco de morte".

Por que "mente" é um substantivo concreto?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre substantivos concretos e abstratos.

Sempre devo usar vírgula antes da palavra "mas"?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre a pontuação e o termo "mas"

O ensino da oração subordinada adjetiva: um exemplo de prática sedimentada

Artigo de Bernard Schneuwly, especialista em métodos de ensino de expressão oral e escrita, sobre o ensino de questões gramaticais na escola.

Por que a letra "a" em "valer a pena" e "Educação a distância" não leva crase?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a ausência da crase em algumas expressões

Em quais situações deve-se usar a palavra "bastante" no plural?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso da palavra "bastante".

Quando usar "em vez de" e "ao invés de"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso das expressões "em vez de" e "ao invés de".

Qual é a diferença entre "senão" e "se não"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso das expressões "senão" e "se não".

O correto é dizer "entregue" ou "entregado", "chego" ou "chegado"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre os verbos no particípio.

Como fazer a concordância do verbo "haver"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a dúvida do leitor sobre a concordância do verbo "haver".

Qual a diferença entre "ter a ver" e "ter haver"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a dúvida do leitor sobre "a ver" e "haver".

Qual das frases é correta: "Convidamos os presentes a aplaudir" ou "Convidamos os presentes a aplaudirem"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a flexão dos verbos no infinitivo pessoal.

Gramática com textos

Programa completo com 16 sequências didáticas de Gramática para turmas do 6º ao 9º ano.

Qual é a diferença entre "através de" e "por meio de" e quando usá-los?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso das expressões "através de" e "por meio de".

Qual é a diferença entre "esse" e "este" e quando empregar os dois termos?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso dos pronomes demonstrativos "esse" e "este".

Qual a diferença entre "acerca de", "a cerca de" e "há cerca de"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso das expressões "acerca de", "a cerca de" e "há cerca de".

Qual das expressões é correta: "ao encontro" ou "de encontro"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso das expressões “ao encontro” ou “de encontro”.

Como deve ser feita a regência da palavra "devido"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a regência do termo devido.

Em uma oração, podemos usar a vírgula antes da conjunção "e"?

Explicação sobre o emprego da vírgula antes da conjunção "e".

Em que contexto o infinitivo pessoal flexiona?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta de leitor sobre os casos de flexão do infinitivo pessoal.

Em que caso usar pelo qual, do qual, o qual e cujo?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre o uso dos pronomes relativos cujo e qual.

Qual a diferença entre porcentagem e percentagem?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre o uso de porcentagem e percentagem.

Como saber quando é correto usar onde e aonde?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre o uso das palavras aonde e onde.

Conheça as regras do hífen que foram alteradas pelo Novo Acordo Ortográfico

Texto mostra as regras do hífen que foram modificadas no Novo Acordo Ortográfico

Pelas novas regras ortográficas, como uso o hífen em segunda-feira, super-homem e bem-vindo?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre o uso do hífen.

Há verbos com mais de uma regência?

Texto mostra verbos com mais de uma regência.

"Colorir" é um verbo defectivo?

Nova Escola responde dúvida sobre conjugação de verbo

Quando o verbo tem dois particípios, há alguma regra que determine o uso de cada um?

Texto fala sobre as regras do uso verbos no particípio.

O que são adjuntos adnominais?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta de um leitor sobre adjuntos adnominais.

O que muda em Portugal com o novo acordo ortográfico

Especial - Manual da Nova Ortografia. Veja o que muda em Portugal.

Novo acordo ortográfico: novas letras

Especial - Manual da Nova Ortografia: as mudanças no alfabeto.

Novo acordo ortográfico: uso do hífen

Especial - Manual da Nova Ortografia: as mudanças no uso do hífen.

Novo acordo ortográfico: trema, um sinal a menos

Especial - Manual da Nova Ortografia: as mudanças no uso do trema.

Novo acordo ortográfico: acento circunflexo

Especial - Manual da Nova Ortografia: as mudanças no uso do acento circunflexo.

Novo acordo ortográfico: acento diferencial

Especial - Manual da Nova Ortografia: as mudanças no uso do acento diferencial.

Novo acordo ortográfico: acento agudo

Especial - Manual da Nova Ortografia: as mudanças no uso do acento agudo.

Novo acordo ortográfico: mudanças no jeito de escrever

Reportagem sobre o novo acordo ortográfico entre os países de Língua Portuguesa.

Escrevendo nossa língua Paiter Suruí

Vídeo sobre o trabalho do Educador Nota 10 Joaton Suruí, de Cacoal, RO, vencedor do Prêmio Victor Civita 2008 na área de Língua Indígena.

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas impressas!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.