Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade
Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola

NOVA ESCOLA no Facebook

Língua Portuguesa

O que você procura? Navegue pelo menu à esquerda para encontrar o conteúdo desejado.

Para apreciar os versos de Quintana

Ajude o grupo a se familiarizar com a linguagem poética usando a obra do gaúcho

Crônica: gênero entre o jornalismo e a literatura

Discuta a história e as características do gênero, promovendo a leitura de autores consagrados e a produção de textos

Análise de "O enfermeiro", de Machado de Assis

Veja o passo a passo para conduzir uma boa análise literária com a turma

Leitura e escrita de textos do gênero memórias literárias

Plano de aula sobre leitura e escrita de textos de memórias literárias para alunos de 5º a 8º ano

Desenvolvimento de uma TV online

Que tal montar uma TV online com a turma nas aulas de português? Veja a sequência

Análise dos personagens na narrativa

Plano de aula de Língua Portuguesa sobre a análise dos personagens para a compreensão do enredo da narrativa, para 7º, 8º e 9º anos

Leitura e produção de lendas urbanas

Sequência didática para ampliar o repertório de lendas dos alunos, aprimorar a escrita e comparar características da linguagem oral e da linguagem escrita

Interpretação de poemas

Sequência para o aluno compreender o papel das rimas e jogos de palavras na construção dos sentidos do poema

Como produzir textos argumentativos com o filme "Oliver Twist"

Plano e aula utiliza o filme "Oliver Twist" para estabelecer relações entre obras literárias que tratam dos jovens trabalhadores no século 19 e o cinema.

Explore diversidade da Língua Portuguesa com o documentário "Línguas - Vidas em Português"

Plano de aula utiliza o documentário "Línguas - Vidas em Português" para explorar as variantes linguísticas e culturais de diferentes países.

"A Festa de Babette": aproxime a garotada dos contos de Clarice Lispector

Plano de aula utiliza o filme "A Festa de Babette" para comparar as linguagens cinematográficas e literárias.

Leitura crítica de notícia

Sequência didática para trabalhar a leitura de textos jornalísticos com turmas de 6º e 7º anos.

A figura do herói nos contos de aventura

Projeto didático para produção de contos de aventura com turmas do 8º e 9º anos

Análise do conto "Negrinha", de Monteiro Lobato

Sequência didática para analisar o conto "Negrinha", de Monteior Lobato, com turmas de 8º e 9º anos.

Leitura de "Memórias de Emília", de Monteiro Lobato

Sequência didática de leitura compartilhada do livro "Memórias de Emília", de Monteiro Lobato

Uso dos pretéritos perfeito e imperfeito

Sequência didática para analisar os usos do pretérito perfeito e do imperfeito em um conto, sistematizando algumas regras.

Gramática com textos: 9º ano - modalizadores do discurso

Sequência didática de Gramática sobre modalizadores do discurso para 9º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 9º ano - relações causais e explicativas no discurso argumentativo

Sequência didática de Gramática sobre as relações causais e explicativas no discurso argumentativo e o uso dos conectivos ''pois'' e ''porque''.

Gramática com textos: 9º ano - construções contrastivas

Sequência didática de Gramática sobre o uso de mas e embora.

Gramática com textos: 9º ano - coordenação e subordinação de períodos

Sequência didática de Gramática sobre período composto para 9º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 8º ano - a vírgula

Sequência didática de Gramática sobre vírgula para 8º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 8º ano - ponto final, ponto e vírgula e dois pontos

Sequência didática de Gramática sobre ponto final, ponto e vírgula e dois pontos para 8º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 8º ano - sinônimos, hiperônimos e hipônimos

Sequência didática de Gramática sobre sinônimos, hiperônimos e hipônimos para 8º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 8º ano - pronomes como elementos coesivos

Sequência didática de Gramática sobre pronomes para 8º ano do Ensino Fundamental.

Literatura marginal

Sequência didática para compreender a literatura marginal como uma expressão de identidade.

Gramática com textos: 7º ano - complemento nominal

Sequência didática de Gramática sobre complemento nominal para 7º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 7º ano - complemento verbal

Sequência didática de Gramática sobre complemento verbal para 7º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 7º ano - período simples e ordem direta

Sequência didática de Gramática sobre período simples e ordem direta para 7º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 7º ano - pronomes pessoais e possessivos

Sequência didática de Gramática sobre pronomes pessoais e possessivos para 7º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 6º ano - subjuntivo e imperativo

Sequência didática de Gramática sobre subjuntivo e imperativo para 6º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 6º ano - futuro do presente

Sequência didática de Gramática sobre futuro do presente para 6º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 6º ano - presente do indicativo

Sequência didática de Gramática sobre presente do indicativo para 6º ano do Ensino Fundamental.

Gramática com textos: 6º ano - pretérito perfeito e imperfeito

Sequência didática de Gramática sobre pretérito perfeito e imperfeito para 6º ano do Ensino Fundamental.

Literatura na escola - 9º ano: Narrativa de Franz Kafka

Sequência didática de Língua Portuguesa para 9º ano do Ensino Fundamental sobre a narrativa de Franz Kafka. Décima sexta proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 9º ano: Narrativa de Dyonelio Machado

Sequência didática de Língua Portuguesa para 9º ano do Ensino Fundamental sobre a narrativa de Dyonelio Machado. Décima quinta proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 9º ano: Poemas de Baudelaire

Sequência didática de Língua Portuguesa para 9º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de poemas de Baudelaire. Décima quarta proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 9º ano: Contos de Julio Cortázar

Sequência didática de Língua Portuguesa para 9º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de contos de Julio Cortazar. Décima terceira proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 8º ano: Texto teatral de Dias Gomes

Sequência didática de Língua Portuguesa para 8º ano do Ensino Fundamental sobre leitura textos teatrais de Dias Gomes. Décima segunda proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 8º ano: Contos de A. Tchekhov

Sequência didática de Língua Portuguesa para 8º ano do Ensino Fundamental sobre leitura contos de Tchekhov. Décima primeira proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 8º ano: Poemas de Carlos Drummond de Andrade

Sequência didática de Língua Portuguesa para 8º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de poemas de Carlos Drummond de Andrade. Décima proposta da série "Literatura na escola"

Leitura de texto literário

Sequência didática para analisar construções linguísticas que provocam emoção estética em textos literários.

Literatura na escola - 8º ano: conto de Clarice Lispector

Sequência didática de Língua Portuguesa para 8º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de contos de Clarice Lispector. Nona proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 7º ano: Romance de José J. Veiga

Sequência didática de Língua Portuguesa para 7º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de romance de José J. Veiga. Oitava proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 7º ano: Poemas de Manuel Bandeira

Sequência didática de Língua Portuguesa para 7º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de poemas de Manuel Bandeira. Sétima proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 7º ano: Contos de Edgar Allan Poe

Sequência didática de Língua Portuguesa para 7º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de contos de Edgar Allan Poe. Sexta proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 7º ano: Crônicas de Luís Fernando Veríssimo

Sequência didática de Língua Portuguesa para 7º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de crônicas de Luis Fernando Veríssimo. Quinta proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 6º ano: Poemas de Paulo Leminski

Sequência didática de Língua Portuguesa para 6º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de poemas de Paulo Leminski. Quarta proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 6º ano: Contos de José J. Veiga

Sequência didática de Língua Portuguesa para 6º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de contos de José J. Veiga. Terceira proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 6º ano: A narrativa de Graciliano Ramos

Sequência didática de Língua Portuguesa para 6º ano do Ensino Fundamental sobre leitura da narrativa de Graciliano Ramos. Segunda proposta da série "Literatura na escola"

Literatura na escola - 6º ano - Contos de Carlos Drummond de Andrade

Sequência didática de Língua Portuguesa para 6º ano do Ensino Fundamental sobre leitura de contos de Drummond. Primeira proposta da série "Literatura na escola"

Transformação de gêneros narrativos

Projeto didático sobre a produção de um mural de resenhas de músicas, filmes e videoclipes em inglês.

Leitura de poema e análise semântica

Sequência didática para trabalhar a leitura de poemas em profundidade e conhecer recursos da linguagem poética

Reportagem radiofônica sobre meio ambiente

Sequência didática de Língua Portuguesa, sobre diferentes gêneros de linguagem utilizados em rádio

Como identificar e utilizar as marcas estilísticas de um autor

Sequência didática sobre produção de texto após a análise dos traços estilísticos do autor Marcelo Coelho no livro A professora de Desenho e Outras Histórias.

Adaptação de conto para peça teatral

Sequência didática para turmas de 6º ao 9º ano sobre adaptação de conto para o teatro usando o computador.

Leitura e escrita de textos informativos

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre ler para estudar textos informativos.

Saberes e sabores: a produção de um conto sobre o prato predileto

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre uso prática de leitura e escrita para distinguir gêneros literários para turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, com flexibilização de recursos, tempo e conteúdo para alunos com deficiência múltipla.

Editoriais de jornais - marcas linguísticas de locutor e interlocutor

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre marcas linguísticas em jornais.

Como identificar efeitos de ironia e humor em textos variados

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre leitura de textos de humor e ironia.

Como fazer relações entre textos com opiniões diferentes

Sequência didática de Língua Portuguesa sobre produção de texto argumentativo.

Interpretação de texto com auxílio de materiais gráficos

Sequência didática sobre interpretação de texto, usando materiais diversos,como propagandas, charges, tiraas gráficos etc.

Literatura e podcast

Projeto didático de Língua Portuguesa sobre oralidade para turmas de 7º ao 9º ano.

Do oral ao escrito

Sequência didática sobre retextualização, o processo de passagem do oral para o escrito.

Como escrever resenhas críticas

Projeto didático de Língua Portuguesa que prevê a publicação mensal no mural ou no jornal da escola de resenhas elaboradas pelos alunos.

Estudantes contadores e escritores de causos

Com a tradição oral, eles souberam diferenças entre fala e escrita e produziram textos

Desconstruindo os anúncios publicitários

Leve a garotada a identificar clichês e outras estratégias de persuasão nesses textos

Exercícios poéticos

Poemas produzidos pelos alunos do 6º e 7º anos dos docentes Leonaldo Batista dos Santos, de Praia Grande (SP), e Neli Santos, de Uberlândia (MG)

Como trabalhar "A Metamorfose", de Franz Kafka, em sala de aula

Explore o realismo fantástico do autor alemão com a leitura de uma de suas obras mais famosas

Dribles, pênaltis, gols... Crônicas sobre o futebol

Surpreenda a classe ao propor a leitura e a produção de crônicas sobre o mundo do futebol

Prepare-se para cenas dramáticas

A tarefa é analisar um novo gênero e escrever uma peça teatral

Quando a Wikipédia é bem-vinda em sala

Como a editação de verbetes da internet ajuda o grupo a desenvolver o olhar crítico e escrever melhor

Quando o objetivo é ler e apreciar poesia

Como ajudar os alunos a reconhecer a complexidade e a beleza dos textos e saber argumentar sobre eles

Crônica em sala de aula: entre literatura e jornalismo

Relembre características do gênero e conheça alguns dos autores que o alçaram ao status de literatura

Bons leitores, bons escritores

Conheça as situações didáticas essenciais para os alunos lidarem bem com textos

Advérbios e outros conectores para articular ideias com as palavras certas

Uso de advérbios, conjunções, preposições e alguns pronomes para desenvolver bons textos

O desafio de escrever cada vez melhor

Veja duas produções de texto comentadas pela professora Mariana Luz e saiba como melhorar as escritas da turma

O conceito de gênero textual e seu uso em aula

A especialista Rita Jover-Faleiros discute condições para que o trabalho com gêneros origine bons planos e relatos

A aula de Português do futuro já existe e é aqui

Uma TV online para trabalhar conteúdos como gramática, produção textual e oralidade

Em um ano, os alunos do 8º ano se tornaram escritores

Alunos com sérias dificuldades para ler e escrever mudaram sua história

Álbum: um projeto para formar escritores

Galeria de fotos do projeto de Antonio Oziêlton de Brito Souza, vencedor do Prêmio Victor Civita, em 2012

Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa

Trabalhe a produção de textos no gênero crônica com os alunos do 6º ao 9º ano

Rubem Braga: o maior cronista brasileiro do século 20

Conheça mais sobre a vida e a obra do jornalista e escritor de Cachoeiro de Itapemirim

Centenário de Rubem Braga é comemorado em Cachoeiro de Itapemirim

O maior cronista brasileiro recebe homenagens em sua cidade natal

Álbum: passo a passo da Web TV escolar

Veja as fotos e o passo a passo da CBB Web TV, trabalho do professor Jorge Cezar Barbosa Coelho

Como fazer análise das características do personagem

Reportagem explica como realizar com a turma um estudo desse elemento central do texto para além do que está escrito

Naguib Mahfouz

Reportagem sobre literatura africana elenca cinco autores contemporâneos que podem ser trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa: Mia Couto, Pepetela, Ondjaki, Nadime Gordimer e Naguib Mahfouz

Nadine Gordimer

Reportagem sobre literatura africana elenca cinco autores contemporâneos que podem ser trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa: Mia Couto, Pepetela, Ondjaki, Nadime Gordimer e Naguib Mahfouz

Pepetela

Reportagem sobre literatura africana elenca cinco autores contemporâneos que podem ser trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa: Mia Couto, Pepetela, Ondjaki, Nadime Gordimer e Naguib Mahfouz

Mia Couto

Reportagem sobre literatura africana elenca cinco autores contemporâneos que podem ser trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa: Mia Couto, Pepetela, Ondjaki, Nadime Gordimer e Naguib Mahfouz

Cinco termos para entender os fenômenos da internet

Matéria explica fenômenos dos memes, correntes, spams, virais e hashtags e sua disseminação nas redes virtuais.

Entrevista com Yolanda Reyes

Entrevista com a especialista colombiana em leitura Yolanda Reyes.

Como é certo dizer: "Vocês lembram" ou "vocês se lembram"? E "eles esquecem" ou "eles se esquecem"?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre a regência dos verbos lembrar e esquecer

Gramática a favor da leitura e da escrita

Reportagem sobre como trabalhar a gramática durante o estudo dos textos de diversos gêneros

Falar "a gente" é correto ou só é certo usar "nós"?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre o uso de pronomes pessoais

Reflexão sobre a linguagem

Texto da pesquisadora argentina Mirta Castedo sobre a análise e a reflexão sobre a língua.

Qual a diferença entre língua e linguagem?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre língua e linguagem.

A palavra "obrigado" tem a ver com obrigação?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre a origem da palavra "obrigação".

O que é a figura de linguagem chamada paradoxo?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre figura de linguagem.

O que são bibliotecas virtuais?

Matéria discute o conceito de bibliotecas virtuais e ensina os professores a se guiarem neste universo

Bibliotecas digitais complementam o ensino em sala de aula

Matéria discute o papel das bibliotecas e lista as principais existentes no Brasil

Analfabetismo do 6º ao 9º ano. Como resolver?

Reportagem sobre como alfabetizar alunos que chegaram no Ensino Fundamental 2 sem saber ler nem escrever.

É correto dizer "risco de vida" ou "risco de morte"?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre expressões "risco de vida" e "risco de morte".

Por que "mente" é um substantivo concreto?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre substantivos concretos e abstratos.

Fala

Conto "Fala", de João Anzanello Carrascoza.

Cinco respostas sobre o uso de best-sellers em sala de aula

Literatura: cinco perguntas e respostas sobre o uso de best-sellers em sala de aula.

Qual a diferença entre poema, poesia e soneto?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre poesia.

Sempre devo usar vírgula antes da palavra "mas"?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre a pontuação e o termo "mas"

Lendas urbanas conquistam a classe

Reportagem sobre como planejar um bom trabalho de leitura e análise de lendas urbanas com alunos de 6º e 7º anos.

O ensino da oração subordinada adjetiva: um exemplo de prática sedimentada

Artigo de Bernard Schneuwly, especialista em métodos de ensino de expressão oral e escrita, sobre o ensino de questões gramaticais na escola.

Formas e sons a serviço do conteúdo na poesia

Reportagem sobre como planejar uma bom trabalho com poesias no Fundamental 2.

Por que a letra "a" em "valer a pena" e "Educação a distância" não leva crase?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a ausência da crase em algumas expressões

Resenha do livro "A poesia na Escola", de Ana Elvira Luciano Gebara

Resenha do livro "A Poesia na Escola", de Ana Elvira Gebara

Conheça sonetos com Camões e Drummond

Página reúne dois vídeos em que Claudio Bazzoni discute textos literários, sonetos e compara dois poemas, um de Camões e um de Drummond, que se inspirou no português para compor seu soneto.

Como ensinar os alunos a ler o jornal com um olhar crítico

Reportagem sobre o trabalho de leitura crítica de jornal em sala de aula.

Em quais situações deve-se usar a palavra "bastante" no plural?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso da palavra "bastante".

Quando usar "em vez de" e "ao invés de"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso das expressões "em vez de" e "ao invés de".

Qual é a diferença entre "senão" e "se não"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso das expressões "senão" e "se não".

Twitter: uma ferramenta para ensinar síntese e coesão textual

Reportagem com orientações de como utilizar o Twitter para ensinar a produção de microcontos e coesão textual na internet.

Natalia Zuazo e Mirta Castedo falam sobre escrita no Twitter

Entrevista com as pesquisadoras Natalia Zuazo e Mirta Castedo sobre o uso do Twitter para escrever microcontos nas aulas de Língua Portuguesa.

O correto é dizer "entregue" ou "entregado", "chego" ou "chegado"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre os verbos no particípio.

Como fazer a concordância do verbo "haver"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a dúvida do leitor sobre a concordância do verbo "haver".

As escolas literárias do Brasil coincidem com as europeias?

Resposta de NOVA ESCOLA sobre a questão do leitor sobre literatura.

Qual a diferença entre "ter a ver" e "ter haver"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a dúvida do leitor sobre "a ver" e "haver".

Qual das frases é correta: "Convidamos os presentes a aplaudir" ou "Convidamos os presentes a aplaudirem"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a flexão dos verbos no infinitivo pessoal.

Gramática com textos

Programa completo com 16 sequências didáticas de Gramática para turmas do 6º ao 9º ano.

Joel Rufino dos Santos: "Não existe uma lista de livros imprescindíveis"

Entrevista com o professor de literatura Joel Rufino dos Santos.

Roger Chartier: "Os livros resistirão às tecnologias digitais"

Entrevista com Roger Chartier, especialista em história da leitura.

Qual é a diferença entre "através de" e "por meio de" e quando usá-los?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso das expressões "através de" e "por meio de".

Qual é a diferença entre "esse" e "este" e quando empregar os dois termos?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso dos pronomes demonstrativos "esse" e "este".

Literatura periférica na sala de aula

Reportagem sobre como trabalhar a literatura marginal ou periférica na sala de aula.

Qual a diferença entre "acerca de", "a cerca de" e "há cerca de"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso das expressões "acerca de", "a cerca de" e "há cerca de".

Literatura do 6º ao 9º ano: ensine a teoria sem deixar de lado as práticas de leitura

Reportagem mostra que, nos anos finais do Ensino Fundamental, é preciso ensinar literatura aos alunos, sem deixar de lado as atividades de leitura.

Tire suas dúvidas sobre como formar leitores literários

Fórum sobre leitura literária, com a consultora Patrícia Diaz, coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC.

Para José Mindlin, os livros são janelas para o mundo

Entrevista com José Mindlin, dono da maior biblioteca particular da América Latina

Ivana Arruda Leite: "Sem temas proibidos"

Entrevista com a escritora de literatura juvenil Ivana Arruda Leite

Qual é a origem do termo "etc."?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre a origem do termo “etc.”.

Qual das expressões é correta: "ao encontro" ou "de encontro"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre o uso das expressões “ao encontro” ou “de encontro”.

Como trabalhar as definições de literatura em sala de aula

Reportagem sobre como trabalhar literatura em sala de aula, com base no projeto de Maria Tereza Gomes, vencedora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, de 2009.

Como deve ser feita a regência da palavra "devido"?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a regência do termo devido.

Literatura na escola

Explicações sobre as sequências didáticas de Literatura para 6º ano do Ensino Fundamental, que fazem parte da da série 'Literatura na escola'.

Por que pronunciamos muitas palavras de um jeito diferente da escrita?

Explicação de NOVA ESCOLA sobre a diferença entre a escrita e a pronúncia de algumas palavras em Língua Portuguesa.

Como trabalhar a escrita de contos de terror com os alunos

Reportagem sobre o trabalho de escrita de contos de terror em sala de aula.

Proposta de plano plurianual de Língua Portuguesa

Sequências didáticas, atividades permanentes e projetos didáticos de Língua Portuguesa para trabalhar com turmas do 6º ao 9º ano.

O que ensinar em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano

Reportagem mostra que, mais do que a escrita, os alunos do 6º ao 9º ano devem aprender a ler textos de qualidade, além de desenvolver a oralidade.

Em uma oração, podemos usar a vírgula antes da conjunção "e"?

Explicação sobre o emprego da vírgula antes da conjunção "e".

Explorar a diversidade, priorizando gêneros literários e opinativos

Reportagem sobre a leitura e compreensão de gêneros que são menos abordados em outras áreas, como os da esfera literária (poemas, crônicas, contos) e os de opinião (artigos e editoriais)

Para Isabel Solé, a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias

Entrevista com a professora e pesquisadora Isabel Solé, sobre o papel do professor na formação de leitores competentes

Expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa - 6º ao 9º ano

Expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa para 6º a 9º ano do Ensino Fundamental

Em que contexto o infinitivo pessoal flexiona?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta de leitor sobre os casos de flexão do infinitivo pessoal.

Leitura Alternativa

Reportagem de Geografia que trata da paisagem cultural por meio da utilização de textos literários e jornalísticos.

Revisão de textos no computador

Reportagem de Língua Portuguesa sobre o processo de revisão de texto com auxílio do computador

Em que caso usar pelo qual, do qual, o qual e cujo?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre o uso dos pronomes relativos cujo e qual.

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 9º ano: variação linguística

Análise da questão de Língua Portuguesa, relacionada a variação linguística, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 9º ano: relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido

Análise das questões de Língua Portuguesa, relacionadas a recursos expressivos e efeitos de sentido, para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 9º ano: coerência e coesão no processamento do texto

Análise das questões de Língua Portuguesa, relacionadas a coerência e coesão textuais para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 9º ano: implicações do suporte e do gênero na compreensão do texto

Análise das questões de Língua Portuguesa, relacionadas à compreensão dos gêneros, para o 9º ano do Ensino Fundamental

Prova Brasil de Língua Portuguesa - 9º ano: procedimentos de leitura

Análise das questões de Língua Portuguesa e orientações relacionadas a Procedimentos de leitura para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Qual a diferença entre porcentagem e percentagem?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre o uso de porcentagem e percentagem.

Qual a diferença entre neologismo e estrangeirismo?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a diferença entre neologismo e estrangeirismo.

Leitura de textos informativos: um raio X na notícia

Reportagem sobre procedimentos de leitura para estudo de textos informativos.

Como saber quando é correto usar onde e aonde?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre o uso das palavras aonde e onde.

Quem inventou o livro?

Reportagem sobre quem inventou o livro.

Conheça as regras do hífen que foram alteradas pelo Novo Acordo Ortográfico

Texto mostra as regras do hífen que foram modificadas no Novo Acordo Ortográfico

Pelas novas regras ortográficas, como uso o hífen em segunda-feira, super-homem e bem-vindo?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre o uso do hífen.

Podcasts sobre Ariano Suassuna: um casamento proveitoso

Reportagem de sala de aula sobre o projeto vencedor do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 de 2008 da disciplina de Língua Portuguesa sobre o uso de podcasts para o trabalho com gêneros do oral

É possível calcular quantas palavras surgem por dia na Língua Portuguesa?

Reportagem sobre a velocidade de criação de neologismos

Há verbos com mais de uma regência?

Texto mostra verbos com mais de uma regência.

"Colorir" é um verbo defectivo?

Nova Escola responde dúvida sobre conjugação de verbo

Quando o verbo tem dois particípios, há alguma regra que determine o uso de cada um?

Texto fala sobre as regras do uso verbos no particípio.

Nasce o registro escrito de uma língua indígena

Reportagem sobre Educador Nota 10 que, ao levar nova língua para a sala de aula, chama a atenção para a passagem da oralidade para o texto escrito

O que são adjuntos adnominais?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta de um leitor sobre adjuntos adnominais.

O que muda em Portugal com o novo acordo ortográfico

Especial - Manual da Nova Ortografia. Veja o que muda em Portugal.

Novo acordo ortográfico: novas letras

Especial - Manual da Nova Ortografia: as mudanças no alfabeto.

Novo acordo ortográfico: uso do hífen

Especial - Manual da Nova Ortografia: as mudanças no uso do hífen.

Novo acordo ortográfico: trema, um sinal a menos

Especial - Manual da Nova Ortografia: as mudanças no uso do trema.

Novo acordo ortográfico: acento circunflexo

Especial - Manual da Nova Ortografia: as mudanças no uso do acento circunflexo.

Novo acordo ortográfico: acento diferencial

Especial - Manual da Nova Ortografia: as mudanças no uso do acento diferencial.

Novo acordo ortográfico: acento agudo

Especial - Manual da Nova Ortografia: as mudanças no uso do acento agudo.

Novo acordo ortográfico: mudanças no jeito de escrever

Reportagem sobre o novo acordo ortográfico entre os países de Língua Portuguesa.

Machado de Assis, um clássico para todos

Reportagem sugere atividades sobre a obra de Machado de Assis a partir do 3º ano escolar.

José Saramago: "ideias claras, escrita clara"

Entrevista com o escritor português José Saramago, que diz que a escola deve ensinar a lingua portuguesa como uma ferramenta de comunicação.

Blog: diário (de aprendizagem) na rede

Reportagem fala sobre como os blogs podem servir para divulgar e acompanhar projetos em qualquer disciplina na escola. Veja aqui dicas para montar um blog.

A arte da escrever bem com a literatura de cordel

Reportagem mostra um projeto em que alunos da 8ª Série aprendem a diferença entre a linguagem oral e escrita por meio de cordéis.

O dia em que a caça consolou o caçador no Pacaembu

Crônica "O dia em que a caça consolou o caçador no Pacaembu", escrita pelo jornalista Juca Kfouri. Veja sugestão de atividade em sala de aula sobre esse texto.

Chuê, chuá... As águas vão rolar

Letra e vídeo do samba enredo "Chuê, chuá, as águas vão rolar", composto por Jorginho Medeiros, Tiãozinho da Mocidade e Tôco e interpretado por Wander Pires

A Jardineira

Letra e vídeo da marchina de carnaval "A Jardineira", composta por Benedito Lacerda e Humberto Porto e interpretada por Orlando Silval

Sambas enredo

Lista das letras e vídeos de sambas-enredo do carnaval carioca para serem usadas em sala de aula

Marchinhas de Carnaval

Lista das letras e vídeos de marchinhas de carnaval para serem usadas em sala de aula

Três exemplos de lendas urbanas

Três lendas urbanas na íntegra: "A loira do banheiro", "O homem do saco" e "Vovó Maria"

Artur Azevedo, contador de casos e anedotas

Biografia resumida do escritor brasileiro Artur Azevedo

De cima para baixo

Conto de Artur Azevedo

Clarice Lispector, investigadora de intimidades

Biografia resumida da escritora brasileira Clarice Lispector

Restos do carnaval, de Clarice Lispector

Conto de Clarice Lispector

Uma galinha

Conto de Clarice Lispector

O primeiro beijo

Conto de Clarice Lispector

Alcântara Machado, repórter da imigração italiana

Biografia resumida do escritor brasileiro Alcântara Machado

João do Rio, repórter maldito da noite carioca

Biografia resumida do escritor brasileiro João do Rio

O homem de cabeça de papelão

Conto de João do Rio

Dentro da noite

Conto de João do Rio

Apólogo brasileiro sem véu de alegoria

Conto de Alcântara Machado

Miss Corisco

Conto de Alcântara Machado

Lima Barreto, inimigo da desigualdade social

Biografia resumida do escritor brasileiro Lima Barreto

Carta de um defunto rico

Conto de Lima Barreto

O homem que sabia javanês

Conto de Lima Barreto

Uma vela para Dario

Conto de Dalton Trevisan

Dois velhinhos

Conto de Dalton Trevisan

Dalton, Trevisan, literatura, brasileira, biografia

Biografia resumida do escritor brasileiro Dalton Trevisan

A cartomante

Conto de Machado de Assis

Missa do galo

Conto de Machado de Assis

Conto de escola

Conto de Machado de Assis

A literatura engajada de Lygia Fagundes Telles

Biografia da escritora paulistana Lygia Fagundes Telles

Minha Querida C.

Trecho da carta de Machado de Assis, publicada em Obra Completa.

O dia em que a caça consolou o caçador no Pacaembu

Crônica "O dia em que a caça consolou o caçador no Pacaembu", escrita pelo jornalista Juca Kfouri. Veja sugestão de atividade em sala de aula sobre esse texto.

Samba do Approach

Letra da música “Samba do Approach”, de Zeca Baleiro, com ilustrações de Fido Nesti. Veja também atividade para alunos da 5ª série, cujo tema é o uso de palavras estrangeiras incorporadas ao idioma português.

Dever e honra

“Era uma vez” - edição especial de contos, crônicas e poemas para crianças.

Jogo da literatura

Neste jogo, você avalia seu conhecimento sobre os livros clássicos relacionando as obras aos respectivos trechos.

Vídeo de causo contado pelo avô de um aluno

Com a rica tradição oral, a turma estudou as diferenças entre fala e escrita e produziu textos

Atividade de leitura de propagandas

Neste vídeo, a formadora de professores Heloisa Ramos sugere atividade de leitura de propaganda para alunos de 8o. ano.

Rubem Braga no Museu da Língua Portuguesa

Museu de Lingua Portuguesa tem esposição sobre Rubem Braga e sua obra.

Thiago Aguiar recomenda a leitura de 'O Labirinto do Mundo e o Paraíso do Coração'

Especial 100 livros | O professor Thiago Aguiar recomenda a leitura de 'O Labirinto do Mundo e o Paraíso do Coração', de Comenius.

Joana Schuartz recomenda a leitura de 'Irmão Lobo'

Especial 100 livros | A estudante Joana Schuartz, de 12 anos, recomenda a leitura de 'Irmão Lobo', de Michelle Paver.

Eva Furnari recomenda a leitura de 'A Bolsa Amarela'

Especial 100 livros | Eva Furnari recomenda a leitura de 'A Bolsa Amarela', de Lygia Bojunga Nunes.

Jorge Amado no Museu da Língua Portuguesa: vida política e Bahia de Jorge

Terceitra parte da visita à exposição 'Jorge Amado e Universal', no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, sobre a vida política do escritor e a Bahia de Jorge

Jorge Amado no Museu da Língua Portuguesa: mestiçagem e erotismo nas obras

Segunda parte da visita à exposição 'Jorge Amado e Universal', em cartaz no Museu da Língua Portuguesa até 22 de julho de 2012. O organizador William Nacked fala sobre a mestiçagem e o erotismo presentes na obra do autor.

Jorge Amado no Museu da Língua Portuguesa: obras e personagens

Primeira parte do vídeo sobre Jorge Amado no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, sobre as obras e os personagens do escritor baiano.

Diferentes sonetos, de Camões e Drummond

Neste vídeo, Cláudio Bazzoni, assessor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, compara dois sonetos: um de Luís de Camões e outro de Carlos Drummond de Andrade

O texto literário e o soneto tradicional

Vídeo com Cláudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo sobre a relação entre forma e conteúdo de um texto literário

Como propor bons questionários de leitura?

Cláudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, responde à dúvida sobre como elaborar bons questionários de leitura.

Prêmio Victor Civita: Panorama de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano

Depoimento de Cláudio Bazzoni, selecionador de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Prêmio Victor Civita 2010.

Machado de Assis no Museu da Língua Portuguesa - parte 2

Segunda parte do vídeo de Nova Escola sobre a exposição de Machado de Assis no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, em 2008.

Machado de Assis no Museu da Língua Portuguesa - parte 1

Vídeo produzido por Nova Escola na exposição que comemorou, em 2008, o centenário de morte de Machado de Assis no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

Textos literários nas aulas de Geografia

Sueli Furlan, docente da Faculdade de Geografia da USP, comenta as possibilidades de enriquecer o trabalho em sala de aula por meio da leitura de textos da literatura nacional e estrangeira.

Projeto de produção de texto com revisão coletiva de contos de terror

A professora Maria das Dores de Macedo Coutinho Raposo fala sobre seu trabalho vencedor do Prêmio Victor Civita 2009.

Panorama de Língua Portuguesa (6º ao 9º) - Prêmio Victor Civita 2009

O selecionador Claudio Bazzoni comenta os trabalhos de Língua Portuguesa (6º ao 9º) inscritos do Prêmio Victor Civita 2009.

Exposição Machado de Assis (parte 1)

Vídeo sobre a exposição Machado de Assis, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Exposição Machado de Assis (parte 2)

Vídeo sobre a exposição Machado de Assis, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Escrevendo nossa língua Paiter Suruí

Vídeo sobre o trabalho do Educador Nota 10 Joaton Suruí, de Cacoal, RO, vencedor do Prêmio Victor Civita 2008 na área de Língua Indígena.

Ariano Suassuna e podcast, o casamento suspeitoso

Vídeo sobre trabalho de oralidade realizado pelo Educador Nota 10 Jorge Marques.

Leitura de contos de terror

Oficina em vídeo com recomendações sobre como fazer uma boa leitura de contos de terror para alunos do Ensino Fundamental II.

Assine já a sua revista!
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.