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Geografia: Paisagem

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Observação de nuvens

Sequência didática para introduzir noções de tempo e clima e relacionar questões ambientais ao clima, tomando como base a observação das nuvens.

O lugar do comércio no mundo e o mundo do comércio no lugar

Projeto didático para levar os alunos a investigar o comércio no lugar em que moram e desvendar o papel dele na trajetória local.

Como tornar as cidades brasileiras mais sustentáveis?

Plano de aula para 8º e 9º anos discute como tornar a vida nas cidades mais sustentável.

Interpretação de mapas de síntese

Sequência didática para analisar um mapa com base no título e na legenda e interpretar os fenômenos cartografados.

Ambiente e ação humana nas florestas

Plano de aula para 6º e 7º anos sobre a ação humana nas florestas brasileiras.

"Viagem ao Centro da Terra" permite conhecer a estrutura do planeta

Plano de aula utiliza o filme "Viagem ao Centro da Terra" para discutir as diferenças entre o centro da Terra e a biosfera e as características essenciais para a existência de vida.

Interpretação de mapas com figuras proporcionais

Sequência didática para trabalhar a interpretação de mapas temáticos com turmas de 8º e 9º anos.

A Amazônia ganha com a divisão do Pará?

Plano de aula discute a possível divisão do Estado do Pará em dois novos estados: Carajás e Tapajós

Variação de escala dos mapas

Sequência didática para aprofundar a noção de escala, legenda e linguagem cartográfica com turmas do 7º ano.

História da cartografia

Sequência didática para reconhecer a função social e histórica dos mapas.

Comparação entre paisagens

Sequência didática para desenvolver habilidades de leitura da paisagem.

Mobilidade urbana: delimitação cartográfica

Sequência didática para avaliar o espaço urbano e entender as condições de mobilidade existentes.

Biodiversidade: Parte 8 - Unidades de Conservação no Brasil

Sequência didática de Geografia para Ensino Fundamental II sobre unidades de conservação no Brasil

Biodiversidade: Parte 7 - convenções internacionais da biodiversidade

Sequência didática de Geografia para Ensino Fundamental II sobre convenções internacionais da biodiversidade

Biodiversidade: Parte 5 - Formas sustentáveis de uso da biodiversidade

Sequência didática sobre formas sustentáveis de uso da biodiversidade para 7º a 9º ano

Biodiversidade: Parte 6 - movimento ambientalista e Legislação Ambiental

Sequência didática de Geografia para Ensino Fundamental II discuta o movimento ambientalista no Brasil e no mundo

Biodiversidade: Parte 3 - Hotspots ambientais

Sequência didática de Geografia sobre biodiversidade que apresenta aos alunos o conceito de hotspot ambiental.

Biodiversidade: Parte 4 - Etnobiodiversidade

Sequência didática sobre biodiversidade que explica o conceito de etnobiodiversidade, como sendo a relação entre os povos tradicionais e o desenvolvimento sustentável.

Biodiversidade: Parte 1 - Países megadiversos

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre países megadiversos

Biodiversidade: Parte 2 - Megadiversidade no mundo tropical

Sequência didática para Ensino Fundamental II sobre a megadiversidade no mundo tropical.

Mapas de outras épocas

Sequência didática para refletir sobre a influência da linguagem dos mapas na constituição da nossa visão de mundo.

Biomas brasileiros: Parte 8 - Desafios da conservação II

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre os desafios da conservação. Oitavo plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Biomas brasileiros: Parte 7 - Desafios da conservação I

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre sustentabilidade. Sétimo plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Biomas brasileiros: Parte 6 - No Pantanal, nos campos e no litoral

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre Pantanal, Matas de Araucária, Pampas e ecossistemas costeiros. Sexto plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Biomas brasileiros: Parte 5 - Caatinga

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre Caatinga. Quinto plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Entre a praia e a mata: qual é o futuro das restingas no Brasil?

Sequência didática para conhecer as principais características da restinga e as principais ameaças a esse ecossistema

Biomas brasileiros: Parte 4 - Cerrado

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre Cerrado. Quarto plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Biomas brasileiros: Parte 3 - Mata Atlântica

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre Mata Atlântica. Terceiro plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Abalos da natureza

Sequência didática para compreender terremotos como fenômenos da dinâmica natural da Terra.

Biomas brasileiros: Parte 2 - Amazônia

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre Amazônia. Segundo plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Relações entre natureza e sociedade

Sequência didática ensina a turma a ler, interpretar e produzir textos escritos e orais para sobre espacialidade dos fenômenos em diferentes escalas.

Biomas brasileiros

Sequência didática ensina as principais características para reconhecer os biomas brasileiros e entender por que precisamos conservá-los.

Biomas brasileiros: Parte 1 - mapeamento

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre biomas brasileiros. Primeiro plano da série desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Série sobre energia
Plano de aula 4 - Uso da energia eólica

Sequência didática de Geografia sobre a produção de energia eólica e a situação dessa geração no Brasil e no mundo.

Sistemas de orientação e localização: as coordenadas geográficas

Sequência didática de Geografia sobre coordenadas geográficas e sistemas de orientação e localização para 6º ano do Ensino Fundamental

Leitura e interpretação de mapas

Sequência didática de Geografia sobre leitura e interpretação de mapas para 7º ano do Ensino Fundamental.

Leitura de mapas e produção de croquis sobre desmatamento da mata Atlântica

Sequência didática sobre leitura e interpretação de mapas e produção de croquis sobre o desmatamento da mata Atlântica

Série sobre energia
Plano de aula 3 - Uso da energia solar

Sequência didática de Geografia sobre o aproveitamento da energia solar no Brasil e no mundo.

A dinâmica do relevo terrestre

Sequência didática de Geografia sobre a formação e transformação dos relevos.

Série sobre energia
Plano de aula 2 - Biodiesel e etanol

Sequência didática de Geografia para um estudo detalhado das fontes de energia alternativas e complementares.

Série sobre energia
Plano de aula 1 - Energia no mundo

Está é a primeira de uma série de quatro sequências didáticas sobre a questão da energia no Brasil e no mundo.

Os efeitos do aquecimento global

Plano de aula de Geografia que propõe o estudo dos efeitos do aquecimento global.

Ensine cartografia para a turma usando o Google Earth

Sequência didática de Geografia sobre uso dos recursos do programa Google Earth para desenvolver noção espacial e cartografia

Desmatamento no Brasil

Projeto didático de Geografia propõe atividades para introduzir o tema do desmatamento no Brasil e ainda ajuda a retomar conceitos de cartografia, como legenda e escala. Para alunos do Ensino Fundamental II.

Representação da paisagem

Sequência didática de Geografia sobre as várias formas de observação da paisagem, com seus elementos intactos ou degradados, e sobre as formas de representação dessa paisagem. Para alunos do Ensino Fundamental II.

Nossas regiões hidrográficas

Sequência didática de Geografia que envolve pesquisa e organização de dados sobre bacias hidrográficas brasileiras. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental II.

A reciclagem do lixo no Brasil

Sequência didática de Geografia com atividades para que a turma do Ensino Fundamental II debata as formas de reciclagem e o consumo de embalagens.

Projeções cartográficas

Plano de aula de Geografia orienta como apresentar as representações planas da Terra (planisférios) a partir de uma análise do mapa-múndi e de seus aspectos ideológicos. Para alunos do Ensino Fundamental II.

Leitura da paisagem turca: terremotos

Sequência didática de Geografia mostra ao professor como pode ser feita uma leitura da paisagem turca, tomando como referência os terremotos que atingiram o país em 2005. Para alunos do Ensino Fundamental II.

Escala, localização e orientação

Plano de aula de Geografia orienta o professor a desenvolver atividades sobre escala, localização e orientação com seus alunos usando um mapa-múndi. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental II.

Limites espaciais

Plano de aula de Geografia orienta como desenvolver com os alunos do Ensino Fundamental. I noções de limites espaciais com base no mapa político do Brasil.

A cartografia dos deslocamentos da família para o trabalho

Sequência didática de Geografia sugere como abordar com os alunos os deslocamentos das famílias para o trabalho por meio da análise de textos e mapas. Atividade voltada para estudantes do Ensino Fundamental II.

A moçada interferiu em seu entorno

Com projeto de recuperação de um córrego, todos estudaram a mata ciliar

Em croquis, a turma inventa paisagens

Criar lugares permite relacionar conceitos importantes, como clima, relevo e hidrografia

Geografia e Educação ambiental: entendimento e ação

Artigo de Sueli Furlan, doutora em Geografia Física e professora assistente de Geografia na Universidade de São Paulo (USP)

A cidade que temos. A cidade que queremos

Leve a sala a elaborar propostas para transformar o entorno seguindo o conceito de sustentabilidade

Vegetação nativa em situação de risco

As formações vegetais do país podem ser relacionadas às mudanças da paisagem

Como construir um relógio de Sol com os alunos

O trabalho permite discutir conceitos como latitude, fuso horário e rotação

Como fazer bons projetos didáticos para ensinar Geografia

Sueli Furlan fala sobre a elaboração de bons projetos para ensinar Geografia

Por que não chove no sertão nordestino?

Entenda os fatores que interferem na dinâmica das chuvas no nordeste

Retratos da América recém-descoberta

Análise de documentos, quadros, mapas e filmes para pensar o continente no século 16

Inscrições abertas para a quinta edição da maior Olimpíada de Geografia do Brasil

Inscrições abertas para a edição 2012 do Desafio Viagem do Conhecimento, a maior olimpíada brasileira de Geografia, para alunos de 8º e 9º anos

Cinco perguntas sobre petróleo

O texto responde cinco perguntas sobre o petróleo, explicando a origem, a formação geográfica e as questões econômicas que envolvem recurso.

O que a turma precisa saber sobre nuvens

Reportagem sobre como trabalhar a observação de nuvens com 6º e 7º anos.

Uma Teresina que não existe nos livros

Reportagem sobre o projeto de geografia, desenvolvido por Luís Carlos Batista Rodrigues, vencedor do Prêmio Victor Civita 2011.

Por que no inverno chove no Norte e o Sudeste fica seco?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre clima e estações do ano.

Mapa de síntese: resumo contado em imagens e símbolos

Quinta e última reportagem da série sobre cartografia explica como ensinar os alunos a ler e interpretar mapas de síntese.

Resenha do livro "Novos Rumos da Cartografia Escolar", de Rosângela Doin de Almeida

Resenha do livro “Novos Rumos da Cartografia Escolar”, de Rosângela Doin de Almeida

Mapas temáticos para avançar na interpretação

Quarta reportagem da série sobre cartografia explica como trabalhar a interpretação de mapas temáticos.

Os elementos que compõem um mapa

Reportagem da série sobre cartografia explica os seis principais itens cartográficos e a função de cada um deles na interpretação dos mapas.

Série especial sobre cartografia

Série especial com cinco reportagens e cinco planos de aula sobre cartografia.

A história dos mapas e sua função social

Segunda reportagem da série de cinco textos sobre cartografia, aborda o trabalho com a história dos mapas no 6º e 7º anos.

É verdade que o gelo dos polos está derretendo em ritmo acelerado?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre derretimento do gelo nos polos.

O que é ciclo das rochas?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre os fenômenos naturais que levam um tipo de rocha se transformar em outro.

Alfabetização cartográfica

Primeira reportagem da série de cinco reportagens sobre cartografia, explica como o professor pode apresentar o conteúdo às turmas de 5º ano.

Trabalho de campo sobre a paisagem

Reportagem sobre leitura da paisagem com trabalho de campo.

O que é e como se forma a chuva ácida?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre chuva ácida.

Por que ocorrem incêndios espontâneos quando o clima está seco?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre as causas dos incêndios ditos espontâneos.

Maria Níceas Oliveira França

Resumo do projeto de Geografia da professora Maria Níceas Oliveira França, vencedora do Prêmio Victor Civita 2010.

Entenda o que é o efeito estufa e a camada de ozônio

Infográfico explica o que são o efeito estufa e a camada de ozônio, que protegem a vida no planeta Terra.

A ação do homem e o aquecimento global

Reportagem fala sobre como as atitudes dos homens afetam a temperatura do planeta.

Biomas brasileiros

Série sobre Biomas Brasileiros para Ensino Fundamental II, produzida em parceria com o Planeta Sustentável

Que fatores interferem na amplitude térmica?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre as variações de temperatura no deserto.

Como interpretar diferentes mapas

Reportagem sobre como interpretar mapas.

Análise sobre diferentes mapas do Brasil

Todos os componentes de um mapa comunicam. Tipos de projeções, escalas e métricas, assim como as formas, são carregados de significado para mostrar diferentes representações do mundo. Para entender melhor essa ideia, leia os comentários da professora da USP, Fernanda Padovesi, sobre quatro mapas do Brasil

Como os vulcões se formam e agem? No Brasil, os já extintos podem voltar à atividade?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre vulcões.

O que é a inversão térmica?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre inversão térmica.

Cidades sustentáveis

Mapa interativo aponta grandes centros urbanos do mundo que possuem boas práticas sustentáveis, como Seul, Amsterdã e Bogotá.

Assim surge um deserto

Infográfico que explica o processo de desertificação do solo

O que é a arenização?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre a arenização.

Restinga: a vegetação do litoral em perigo

Reportagem explica como abordar discussões ambientais por meio do estudo da restinga nas aulas de Geografia.

Como analisar fenômenos naturais como os terremotos

Reportagem sobre o trabalho de analisar fenômenos naturais como terremotos.

Se os continentes mudam de posição continuamente, muda também a nossa posição no GPS?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre GPS.

Quais as semelhanças e diferenças entre furacão, tufão e ciclone?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre furacão, tufão e ciclone.

Leitura de mapas e paisagens

Reportagem sobre a leitura de mapas, reportagens e textos literários nas aulas de Geografia

Em quantas partes se divide a atmosfera? Quais as diferenças entre elas?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de leitor sobre as camadas da atmosfera.

Como se formam os raios?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre freqüência de raios.

Como se forma a chuva de granizo?

Reportagem sobre o que é a chuva de granizo.

Trabalhar cartografia só com cópia de mapas

Texto sobre os problemas de trabalhar cartografia só com cópia de mapas

Um monte é menor que uma montanha. Por que, então, o Everest é um "monte"?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a denominação do monte Everest.

O que é um tsunami? Um deles pode atingir o Brasil?

Reportagem explica o que é um tsunami.

Quais frutas são originais do Brasil?

Reportagem sobre as frutas originárias do Brasil.

Por que é raro ocorrer terremotos no Brasil?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre terremotos no Brasil

O que são terremotos e como se mede sua intensidade?

Reportagem explica o que é um terremoto e como ele é medido.

O que é efeito estufa e quais são suas consequências?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre o efeito estufa.

O que é era glacial?

Reportagem sobre a era glacial.

O que é o novo acordo sobre o clima?

Reportagem explica o que é o novo acordo sobre o clima.

O que é uma frente fria?

Reportagem sobre o que é uma frente fria.

O que é e como se calcula o índice pluviométrico?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Geografia enviada por leitor.

Utilize mapas virtuais para ensinar cartografia

Reportagem mostra como usar recursos tecnógicos nas aulas de Geografia

Quais são os projetos de despoluição do Rio Tietê e da Baía de Guanabara?

Reportagem sobre os projetos de despoluição do rio Tietê e da Baía de Guanabara.

Onde podemos encontrar a Mata Atlântica e como preservá-la?

Reportagem sobre o que resta da Mata Atlântica

O planeta é nosso

Dica para uso do mapa mundi no ensino

O que são regiões insulares?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Geografia enviada por leitor.

Existem desertos gelados?

Nota explica o que são desertos gelados.

O céu bem de perto

Reportagem apresenta o planetário de Fortaleza, que tem uma programação com 60 aulas específicas sobre diversos temas relacionados às disciplinas de Geografia, Química, Biologia, História, Artes e Matemática.

O Amazonas que não está nos livros

geografia, rio amazonas, nascentes, américa do sul, amazônia, floresta, água

Tic-tac das sombras

Reportagem mostra como fazer um relógio do sol com isopor, aparelho que mostra como são os movimentos do planeta Terra. Atividade de Geografia para alunos de 5ª a 8ª série.

O fim da seca?

Reportagem mostra como alunos de 5ª a 8ª série podem estudar a transposição do Rio São Francisco e analisar o futuro ambiental e social da região Nordeste.

O conhecimento que vem do oiti

Reportagem mostra que, projeto de rearborização pode ajudar os alunos de 5ª a 8ª séries a entender como o desmatamento interfere no clima.

Desmatamento no Brasil: o verde em perigo

Reportagem mostra como o desmatamento no Brasil tem desdobramentos sérios, como o empobrecimento da biodiversidade.

Há diferença no uso das palavras oceano e mar?

Reportagem explica a diferença entre os termos geográficos mar e oceano, dando exemplos como o mar Mediterrâneo e o oceano Pacífico para facilitar o entendimento.

Site sobre o bairro une Geografia e informática

Reportagem mostra um projeto didático de pesquisa sobre o bairro de uma escola de Juiz de Fora, em Minas Gerais, que depois foi publicado na internet.

Pesquisa no próprio quintal

Reportagem mostra como explorar a cidade, o bairro e a rua nas aulas de Geografia e História.

Ensinando a ler mapas e paisagens

Reportagem aborda a importância da cartografia nas aulas de Geografia, como ferramenta útil para compreender a realidade.

De olho no aquecimento global

Reportagem fala sobre o efeito estufa e de suas consequências, como o aquecimento do planeta, as enchentes, as secas e a poluição.

Sua turma sabe qual a função da escala?

Reportagem mostra a importância das escalas ao estudar mapas.

Saber subterrâneo

Reportagem sobre a importância de mostrar os tipos de solo como produto de uma série de ações da natureza e do homem.

Trabalho de campo na Caatinga

Portfólio do projeto “Geografia – um novo olhar ao vivo e em cores”, realizado pela professora Maria Níceas Oliveira França, de Sobral, CE, vencedora do Prêmio Victor Civita em 2010.

Trabalho de campo na caatinga

Vídeo com a Educadora Nota 10 Maria Níceas Oliveira França, de Sobral, CE. Seu projeto fez com que a turma do 5º ano ampliasse a visão sobre a caatinga com saídas a campo completas, da pesquisa inicial à reflexão sobre os dados.

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