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Geografia

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Para onde vai o lixo?

Instigue a turma a refletir sobre a produção e o destino dos resíduos sólidos com base nas experiências pessoais de cada um

Categorias geográficas na elaboração de um jornal escolar

Estude noções de lugar e paisagem criando um jornal escolar com a turma

Cooperativismo e seus impactos no espaço geográfico

Plano de aula de Geografia para alunos do 7º e do 8º ano do Fundamental

Cidadania sustentável e sustentabilidade

Plano de aula de Geografia para o Ensino Fundamental aborda sustentabilidade e cidadania sustentável

Resultados da Rio+20

Plano de aula propõe uma análise sobre os resultados da Rio+20.

Observação de nuvens

Sequência didática para introduzir noções de tempo e clima e relacionar questões ambientais ao clima, tomando como base a observação das nuvens.

O lugar do comércio no mundo e o mundo do comércio no lugar

Projeto didático para levar os alunos a investigar o comércio no lugar em que moram e desvendar o papel dele na trajetória local.

Como tornar as cidades brasileiras mais sustentáveis?

Plano de aula para 8º e 9º anos discute como tornar a vida nas cidades mais sustentável.

Interpretação de mapas de síntese

Sequência didática para analisar um mapa com base no título e na legenda e interpretar os fenômenos cartografados.

Ambiente e ação humana nas florestas

Plano de aula para 6º e 7º anos sobre a ação humana nas florestas brasileiras.

"O Senhor das Armas": tráfico, guerras e geopolítica

Plano de aula utiliza o filme "O Senhor das Armas" para explorar o tráfico, as guerras e a política internacional.

Como comparar os sistemas de produção ao longo dos séculos com "Tempos Modernos"

Plano de Aula utiliza o filme "Tempos Modernos" para compreender os sistemas de produção do início do século 20 e compará-los ao do século 21.

"Viagem ao Centro da Terra" permite conhecer a estrutura do planeta

Plano de aula utiliza o filme "Viagem ao Centro da Terra" para discutir as diferenças entre o centro da Terra e a biosfera e as características essenciais para a existência de vida.

"Ilha das Flores": o descaso com o lixo e a ampla desigualdade social

Plano de aula utiliza o documentário "Ilha das Flores" para explicar a questão do tratamento do lixo no Brasil e como algumas pessoas dependem dele para sobreviver.

Interpretação de mapas com figuras proporcionais

Sequência didática para trabalhar a interpretação de mapas temáticos com turmas de 8º e 9º anos.

Urbanização: cidades que crescem em meio às florestas

Plano de aula discute a urbanização e o crescimento de cidades em meio a núcleos florestais.

A Amazônia ganha com a divisão do Pará?

Plano de aula discute a possível divisão do Estado do Pará em dois novos estados: Carajás e Tapajós

Variação de escala dos mapas

Sequência didática para aprofundar a noção de escala, legenda e linguagem cartográfica com turmas do 7º ano.

História da cartografia

Sequência didática para reconhecer a função social e histórica dos mapas.

Conflitos na África e no Oriente Médio

Projeto didático para compreender a ligação entre os protestos populares contra governos ditatoriais que vêm ocorrendo nos últimos meses em diversos países do norte da África e no Oriente Médio.

Comparação entre paisagens

Sequência didática para desenvolver habilidades de leitura da paisagem.

Mobilidade urbana: delimitação cartográfica

Sequência didática para avaliar o espaço urbano e entender as condições de mobilidade existentes.

Biodiversidade: Parte 8 - Unidades de Conservação no Brasil

Sequência didática de Geografia para Ensino Fundamental II sobre unidades de conservação no Brasil

Biodiversidade: Parte 7 - convenções internacionais da biodiversidade

Sequência didática de Geografia para Ensino Fundamental II sobre convenções internacionais da biodiversidade

Biodiversidade: Parte 5 - Formas sustentáveis de uso da biodiversidade

Sequência didática sobre formas sustentáveis de uso da biodiversidade para 7º a 9º ano

Biodiversidade: Parte 6 - movimento ambientalista e Legislação Ambiental

Sequência didática de Geografia para Ensino Fundamental II discuta o movimento ambientalista no Brasil e no mundo

Biodiversidade: Parte 3 - Hotspots ambientais

Sequência didática de Geografia sobre biodiversidade que apresenta aos alunos o conceito de hotspot ambiental.

Biodiversidade: Parte 4 - Etnobiodiversidade

Sequência didática sobre biodiversidade que explica o conceito de etnobiodiversidade, como sendo a relação entre os povos tradicionais e o desenvolvimento sustentável.

Invasão norte-americana do Iraque

Sequência didática para entender os motivos da ocupação militar norte-americana no Iraque.

Biodiversidade: Parte 1 - Países megadiversos

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre países megadiversos

Biodiversidade: Parte 2 - Megadiversidade no mundo tropical

Sequência didática para Ensino Fundamental II sobre a megadiversidade no mundo tropical.

Mapas de outras épocas

Sequência didática para refletir sobre a influência da linguagem dos mapas na constituição da nossa visão de mundo.

Biomas brasileiros: Parte 8 - Desafios da conservação II

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre os desafios da conservação. Oitavo plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Biomas brasileiros: Parte 7 - Desafios da conservação I

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre sustentabilidade. Sétimo plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Biomas brasileiros: Parte 6 - No Pantanal, nos campos e no litoral

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre Pantanal, Matas de Araucária, Pampas e ecossistemas costeiros. Sexto plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Biomas brasileiros: Parte 5 - Caatinga

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre Caatinga. Quinto plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Entre a praia e a mata: qual é o futuro das restingas no Brasil?

Sequência didática para conhecer as principais características da restinga e as principais ameaças a esse ecossistema

Biomas brasileiros: Parte 4 - Cerrado

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre Cerrado. Quarto plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Biomas brasileiros: Parte 3 - Mata Atlântica

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre Mata Atlântica. Terceiro plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Abalos da natureza

Sequência didática para compreender terremotos como fenômenos da dinâmica natural da Terra.

Biomas brasileiros: Parte 2 - Amazônia

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre Amazônia. Segundo plano da série sobre biomas brasileiros, desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Relações entre natureza e sociedade

Sequência didática ensina a turma a ler, interpretar e produzir textos escritos e orais para sobre espacialidade dos fenômenos em diferentes escalas.

Biomas brasileiros

Sequência didática ensina as principais características para reconhecer os biomas brasileiros e entender por que precisamos conservá-los.

Biomas brasileiros: Parte 1 - mapeamento

Plano de aula de Geografia para Ensino Fundamental II sobre biomas brasileiros. Primeiro plano da série desenvolvida em parceria com o Planeta Sustentável

Série sobre energia
Plano de aula 4 - Uso da energia eólica

Sequência didática de Geografia sobre a produção de energia eólica e a situação dessa geração no Brasil e no mundo.

Ambiente virtual da turma

Projeto didático para 7º ao 9º ano sobre a elaboração de um ambiente virtual para trabalhar os conteúdos recursos renováveis e não renováveis.

Sistemas de orientação e localização: as coordenadas geográficas

Sequência didática de Geografia sobre coordenadas geográficas e sistemas de orientação e localização para 6º ano do Ensino Fundamental

Leitura e interpretação de mapas

Sequência didática de Geografia sobre leitura e interpretação de mapas para 7º ano do Ensino Fundamental.

Leitura de mapas e produção de croquis sobre desmatamento da mata Atlântica

Sequência didática sobre leitura e interpretação de mapas e produção de croquis sobre o desmatamento da mata Atlântica

A ONU e o mundo

Sequência didática sobre a origem e o papel da Organização das Nações Unidas.

Série sobre energia
Plano de aula 3 - Uso da energia solar

Sequência didática de Geografia sobre o aproveitamento da energia solar no Brasil e no mundo.

Migração nordestina

Sequência didática para discutir o processo migratório por meio de trechos de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.

A dinâmica do relevo terrestre

Sequência didática de Geografia sobre a formação e transformação dos relevos.

Série sobre energia
Plano de aula 2 - Biodiesel e etanol

Sequência didática de Geografia para um estudo detalhado das fontes de energia alternativas e complementares.

Série sobre energia
Plano de aula 1 - Energia no mundo

Está é a primeira de uma série de quatro sequências didáticas sobre a questão da energia no Brasil e no mundo.

Painéis sobre migração

Projeto didático sobre como identificar os fluxos migratórios internos, compreender as transformações no espaço e avaliar a interação cultural para turmas de 8º e 9º anos

Os efeitos do aquecimento global

Plano de aula de Geografia que propõe o estudo dos efeitos do aquecimento global.

Ensine cartografia para a turma usando o Google Earth

Sequência didática de Geografia sobre uso dos recursos do programa Google Earth para desenvolver noção espacial e cartografia

Qualidade de vida nas cidades: como aferir?

Projeto didático de Geografia propõe atividades de avaliação dos fatores que devem ser considerados na hora de aferir a qualidade de vida em uma cidade. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental II.

Desmatamento no Brasil

Projeto didático de Geografia propõe atividades para introduzir o tema do desmatamento no Brasil e ainda ajuda a retomar conceitos de cartografia, como legenda e escala. Para alunos do Ensino Fundamental II.

De arquipélago a continente: a constituição do território brasileiro

Sequência didática de Geografia propõe uma reflexão sobre a formação do território brasileiro e sobre a evolução dos indicadores sociais e econômicos da nação. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental II.

País em movimento

Sequência didática de Geografia orienta o professor a abordar o conteúdo sobre fluxos populacionais por meio de leitura, interpretação e elaboração de gráficos. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental II

Representação da paisagem

Sequência didática de Geografia sobre as várias formas de observação da paisagem, com seus elementos intactos ou degradados, e sobre as formas de representação dessa paisagem. Para alunos do Ensino Fundamental II.

Nossas regiões hidrográficas

Sequência didática de Geografia que envolve pesquisa e organização de dados sobre bacias hidrográficas brasileiras. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental II.

Para debater as políticas territoriais no Brasil atual

Sequência didática de Geografia demonstra como falar sobre políticas territoriais do Brasil e de países vizinhos, tomando por base fatos recentes ocorridos na América do Sul. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental II.

A reciclagem do lixo no Brasil

Sequência didática de Geografia com atividades para que a turma do Ensino Fundamental II debata as formas de reciclagem e o consumo de embalagens.

Colocando rugas no mundo plano

Sequência didática de Geografia com roteiro de discussão sobre os novos papéis na sociedade moderna. Voltada para o Ensino Fundamental II.

Os povos do livro

Plano de aula de Geografia propõe atividades para estudar a cultura islâmica e os povos árabes, além do respeito aos povos do livro. Voltado para o Ensino Fundamental II.

Oriente Médio

Sequência didática de Geografia com pesquisa e debate das questões sobre os conflitos no Oriente Médio. Atividade de Geografia para alunos do Ensino Fundamental II.

Blocos econômicos e sua influência na regionalização do espaço mundial

Plano de aula de Geografia demonstra como discutir com os alunos do Ensino Fundamental II os motivos que levam à formação dos blocos econômicos mundiais e como tais blocos regionalizam o espaço mundial.

Projeções cartográficas

Plano de aula de Geografia orienta como apresentar as representações planas da Terra (planisférios) a partir de uma análise do mapa-múndi e de seus aspectos ideológicos. Para alunos do Ensino Fundamental II.

Leitura da paisagem turca: terremotos

Sequência didática de Geografia mostra ao professor como pode ser feita uma leitura da paisagem turca, tomando como referência os terremotos que atingiram o país em 2005. Para alunos do Ensino Fundamental II.

Escala, localização e orientação

Plano de aula de Geografia orienta o professor a desenvolver atividades sobre escala, localização e orientação com seus alunos usando um mapa-múndi. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental II.

Limites espaciais

Plano de aula de Geografia orienta como desenvolver com os alunos do Ensino Fundamental. I noções de limites espaciais com base no mapa político do Brasil.

A região concentrada no território brasileiro

Sequência didática de Geografia traz atividades que abordam a regionalização do espaço geográfico brasileiro para além das regiões pré-estabelecidas, aprofundando o conceito de região concentrada. Atividade voltada para alunos do Ensino Fundamental II.

A cartografia dos deslocamentos da família para o trabalho

Sequência didática de Geografia sugere como abordar com os alunos os deslocamentos das famílias para o trabalho por meio da análise de textos e mapas. Atividade voltada para estudantes do Ensino Fundamental II.

Regionalização dos espaços mundiais: repensando classificações

Sequência didática de Geografia mostra como abordar com os alunos do Ensino Fundamental II as classificações territoriais e os fatos e dados que geram tais definições.

Desastres naturais: estudo e prevenção

A sala se engajou no aprendizado da Geografia física ao conhecer o assunto

A moçada interferiu em seu entorno

Com projeto de recuperação de um córrego, todos estudaram a mata ciliar

Em croquis, a turma inventa paisagens

Criar lugares permite relacionar conceitos importantes, como clima, relevo e hidrografia

O lugar de cada um no mundo

Com base em seu espaço de vivência, o grupo descreveu e analisou conceitos da Geografia

Geografia e Educação ambiental: entendimento e ação

Artigo de Sueli Furlan, doutora em Geografia Física e professora assistente de Geografia na Universidade de São Paulo (USP)

A cidade que temos. A cidade que queremos

Leve a sala a elaborar propostas para transformar o entorno seguindo o conceito de sustentabilidade

Vegetação nativa em situação de risco

As formações vegetais do país podem ser relacionadas às mudanças da paisagem

Como construir um relógio de Sol com os alunos

O trabalho permite discutir conceitos como latitude, fuso horário e rotação

Blocos econômicos: o mundo em partes

Para ensinar como funciona o acirrado comércio mundial, explore o Mercosul

Como fazer bons projetos didáticos para ensinar Geografia

Sueli Furlan fala sobre a elaboração de bons projetos para ensinar Geografia

Por que não chove no sertão nordestino?

Entenda os fatores que interferem na dinâmica das chuvas no nordeste

Refletir e opinar sobre o cotidiano

A Geografia do dia a dia por meio da leitura e da escrita de textos para um jornal

Retratos da América recém-descoberta

Análise de documentos, quadros, mapas e filmes para pensar o continente no século 16

Álbum: passo a passo de um jornal escolar

A professora Alessandra Souza criou um jornal escolar para trabalhar o conceito de lugar

Imagens de satélite para ler o território

Como imagens de satélite ajudam a acompanhar as mudanças da superfície terrestre

Inscrições abertas para a quinta edição da maior Olimpíada de Geografia do Brasil

Inscrições abertas para a edição 2012 do Desafio Viagem do Conhecimento, a maior olimpíada brasileira de Geografia, para alunos de 8º e 9º anos

O que foi a Conferência de Berlim?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre evento que definiu a partilha da África entre os colonizadores europeus, entre 1884 e 1885.

Por que se diz que o Brasil possui fontes inesgotáveis de energia?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre matrizes energéticas brasileiras

O que é areia movediça? Ela é mesmo perigosa?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre mitos e verdades acerca da areia movediça.

Versão online do Almanaque Abril já está no ar

Reportagem sobre o lançamento da versão online do Almanaque Abril

Cinco perguntas sobre juros e poupança

Matéria responde dúvidas sobre termos básicos da Economia.

Para onde o Universo se expande?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre expansão do Universo.

Desafie a meninada a organizar o mundo

Reportagem sobre a regionalização do espaço mundial.

Cinco perguntas sobre petróleo

O texto responde cinco perguntas sobre o petróleo, explicando a origem, a formação geográfica e as questões econômicas que envolvem recurso.

Por que a pressão atmosférica muda com a altitude?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre altitude e pressão atmosférica.

O que a turma precisa saber sobre nuvens

Reportagem sobre como trabalhar a observação de nuvens com 6º e 7º anos.

Como foi estabelecida a divisão dos estados brasileiros?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre a formação do território brasileiro.

Uma Teresina que não existe nos livros

Reportagem sobre o projeto de geografia, desenvolvido por Luís Carlos Batista Rodrigues, vencedor do Prêmio Victor Civita 2011.

Cinco perguntas e respostas sobre a Rio+20

Cinco perguntas e respostas sobre a Rio+20, a maior conferência mundial sobre meio ambiente, que acontece em junho de 2012.

Quando foi criada a bandeira nacional e o que significam suas cores?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre os significados presentes na bandeira nacional brasileira.

Por que no inverno chove no Norte e o Sudeste fica seco?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre clima e estações do ano.

Mapa de síntese: resumo contado em imagens e símbolos

Quinta e última reportagem da série sobre cartografia explica como ensinar os alunos a ler e interpretar mapas de síntese.

A rainha Elizabeth é chefe de Estado de quantos países? Quais são eles?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre a rainha Elizabeth.

Resenha do livro "Novos Rumos da Cartografia Escolar", de Rosângela Doin de Almeida

Resenha do livro “Novos Rumos da Cartografia Escolar”, de Rosângela Doin de Almeida

Mapas temáticos para avançar na interpretação

Quarta reportagem da série sobre cartografia explica como trabalhar a interpretação de mapas temáticos.

Para que serve o Conselho de Segurança da ONU?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre o papel do Conselho de Segurança da ONU.

Os elementos que compõem um mapa

Reportagem da série sobre cartografia explica os seis principais itens cartográficos e a função de cada um deles na interpretação dos mapas.

Onde há movimentos separatistas no mundo?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre movimentos separatistas no mundo.

Série especial sobre cartografia

Série especial com cinco reportagens e cinco planos de aula sobre cartografia.

A história dos mapas e sua função social

Segunda reportagem da série de cinco textos sobre cartografia, aborda o trabalho com a história dos mapas no 6º e 7º anos.

É verdade que o gelo dos polos está derretendo em ritmo acelerado?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre derretimento do gelo nos polos.

O que é ciclo das rochas?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta da leitora sobre os fenômenos naturais que levam um tipo de rocha se transformar em outro.

Alfabetização cartográfica

Primeira reportagem da série de cinco reportagens sobre cartografia, explica como o professor pode apresentar o conteúdo às turmas de 5º ano.

A Unasul é um bloco econômico?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre a União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Como explicar os conflitos no norte da África e no Oriente Médio

Reportagem sobre como explicar para os alunos do 8º e 9º anos os conflitos atuais nos países do norte da África e do Oriente Médio

Como será feita a exploração de petróleo na camada pré-sal?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre a camada pré-sal.

Trabalho de campo sobre a paisagem

Reportagem sobre leitura da paisagem com trabalho de campo.

Qual é o mais jovem país do mundo?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre países jovens.

O que é e como se forma a chuva ácida?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre chuva ácida.

Qual é o status político dos Estados de Andorra, Vaticano, San Marino, Liechtenstein e Principado de Mônaco?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre territórios europeus.

Petróleo e minério são os destaques da economia africana

Reportagem sobre a economia dos países africanos no século 21

África, um continente cada vez mais urbano

Reportagem sobre a urbanização nos países africanos

Por que ocorrem incêndios espontâneos quando o clima está seco?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre as causas dos incêndios ditos espontâneos.

Maria Níceas Oliveira França

Resumo do projeto de Geografia da professora Maria Níceas Oliveira França, vencedora do Prêmio Victor Civita 2010.

Quais os maiores povos sem pátria do mundo?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre povos sem pátria.

Como planejar o trabalho de campo em Geografia

Reportagem sobre as modalidades de trabalho de campo em Geografia.

A matriz energética do Brasil poderia ser mais limpa

Infográfico aponta a situação das matrizes energéticas brasileiras em 2005 e a previsão para 2030.

Entenda o que é o efeito estufa e a camada de ozônio

Infográfico explica o que são o efeito estufa e a camada de ozônio, que protegem a vida no planeta Terra.

Os desafios da sustentabilidade em grandes cidades

Reportagem mostra como as cidades podem se transformar em locais sustentáveis e agradáveis de viver.

Entenda a matriz energética brasileira

Reportagem mostra que o conjunto de fontes de energia utilizadas aqui está entre os mais limpos do mundo.

A ação do homem e o aquecimento global

Reportagem fala sobre como as atitudes dos homens afetam a temperatura do planeta.

Biomas brasileiros

Série sobre Biomas Brasileiros para Ensino Fundamental II, produzida em parceria com o Planeta Sustentável

Que fatores interferem na amplitude térmica?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre as variações de temperatura no deserto.

Como interpretar diferentes mapas

Reportagem sobre como interpretar mapas.

Análise sobre diferentes mapas do Brasil

Todos os componentes de um mapa comunicam. Tipos de projeções, escalas e métricas, assim como as formas, são carregados de significado para mostrar diferentes representações do mundo. Para entender melhor essa ideia, leia os comentários da professora da USP, Fernanda Padovesi, sobre quatro mapas do Brasil

Como os vulcões se formam e agem? No Brasil, os já extintos podem voltar à atividade?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre vulcões.

O que é a inversão térmica?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre inversão térmica.

Cidades sustentáveis

Mapa interativo aponta grandes centros urbanos do mundo que possuem boas práticas sustentáveis, como Seul, Amsterdã e Bogotá.

Assim surge um deserto

Infográfico que explica o processo de desertificação do solo

O que é a arenização?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta do leitor sobre a arenização.

Todos de olho na África

Reportagem sobre a geografia, a política e a economia do continente africano.

Restinga: a vegetação do litoral em perigo

Reportagem explica como abordar discussões ambientais por meio do estudo da restinga nas aulas de Geografia.

Como analisar fenômenos naturais como os terremotos

Reportagem sobre o trabalho de analisar fenômenos naturais como terremotos.

Proposta de plano plurianual de Geografia

Sequências didáticas, atividades permanentes e projetos didáticos de Geografia para trabalhar com turmas do 6º ao 9º ano.

Se os continentes mudam de posição continuamente, muda também a nossa posição no GPS?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pelo leitor sobre GPS.

Quais as semelhanças e diferenças entre furacão, tufão e ciclone?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta enviada pela leitora sobre furacão, tufão e ciclone.

Leitura de mapas e paisagens

Reportagem sobre a leitura de mapas, reportagens e textos literários nas aulas de Geografia

Expectativas de aprendizagem em Geografia - 6º ao 9º ano

Expectativas de aprendizagem em Geografia para 6º a 9º ano do Ensino Fundamental

As relações internacionais e os organismos multilaterais

Reportagem de sala de aula a respeito das relações estabelecidas entre os países e os organismos multilaterais, dentre eles, a ONU.

Em quantas partes se divide a atmosfera? Quais as diferenças entre elas?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de leitor sobre as camadas da atmosfera.

A África não é um país, e sim um continente

Reportagem sobre a cultura africana na disciplina de Geografia

Como se formam os raios?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre freqüência de raios.

Quando um imigrante tem direito de permanecer no Brasil?

Reportagem sobre as leis de imigração no Brasil.

Como se forma a chuva de granizo?

Reportagem sobre o que é a chuva de granizo.

Trabalhar cartografia só com cópia de mapas

Texto sobre os problemas de trabalhar cartografia só com cópia de mapas

Um monte é menor que uma montanha. Por que, então, o Everest é um "monte"?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre a denominação do monte Everest.

O que é um tsunami? Um deles pode atingir o Brasil?

Reportagem explica o que é um tsunami.

Qual é a participação da China na economia brasileira?

Reportagem sobre a participação da China na economia brasileira.

O que é um golpe de Estado?

Reportagem sobre o que é um golpe de estado.

Por que inventaram o dinheiro?

Reportagem mostra porque foi inventado o dinheiro.

Qual é o idioma mais falado do mundo?

Reportagem sobre os idiomas mais falados no mundo?

Quais frutas são originais do Brasil?

Reportagem sobre as frutas originárias do Brasil.

Por que é raro ocorrer terremotos no Brasil?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre terremotos no Brasil

Como surgiu e como funciona o Mercosul?

Reportagem sobre a origem e os fundamentos do Mercosul e sua atual situação.

O que são terremotos e como se mede sua intensidade?

Reportagem explica o que é um terremoto e como ele é medido.

Os fluxos migratórios no Brasil

Reportagem de Geografia sobre os fluxos migratórios no Brasil.

O que é efeito estufa e quais são suas consequências?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta enviada pelo leitor sobre o efeito estufa.

Por que alguns países têm mais de uma capital?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de leitor sobre as capitais dos países.

O que é era glacial?

Reportagem sobre a era glacial.

O que é o novo acordo sobre o clima?

Reportagem explica o que é o novo acordo sobre o clima.

O que é uma frente fria?

Reportagem sobre o que é uma frente fria.

O que é BRIC e qual sua importância na economia mundial?

Reportagem mostra o que é o BRIC e sua importância na economia mundial.

O que é a taxa básica de juros?

Reportagem de Geografia sobre o que é a taxa básica de juros

Como a revolução islâmica no Irã se relaciona com as eleições de 2009?

Reportagem sobre a revolução iraniana e sua relação com as eleições no país.

Como a crise econômica afetou os brasileiros que moram no Japão?

Reportagem sobre a imigração japonesa no Brasil e o trabalho dos dekasseguis no Japão.

Quais são os cinco países mais desenvolvidos da África?

Reportagem sobre os cinco países mais desenvolvidos do continente africano: Seicheles, Maurícia, Argélia, Cabo Verde e Tunísia.

O que é a recessão? Como ela afeta a população em geral?

Reportagem sobre a recessão e como ela afeta o emprego e a população

O que é e como se calcula o índice pluviométrico?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Geografia enviada por leitor.

Como funciona o processo de criação de novos estados?

Reportagem sobre o processo de criação de novas unidades federais.

Utilize mapas virtuais para ensinar cartografia

Reportagem mostra como usar recursos tecnógicos nas aulas de Geografia

A favela como um espaço da cidade

Reportagem explica o surgimento e o funcionamento das favelas, relacionando os bolsões de moradia irregular com a paisagem da cidade

Quais são os projetos de despoluição do Rio Tietê e da Baía de Guanabara?

Reportagem sobre os projetos de despoluição do rio Tietê e da Baía de Guanabara.

O que significa o fim da suspensão de Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA)?

Reportagem sobre o fim da suspensão de Cuba da Organização dos Estados Americanos

O que é a camada pré-sal?

Reportagem sobre as reservas de petróleo na camada pré-sal.

Como o time de futebol FC Barcelona se relaciona com a cultura catalã?

Reportagem sobre a relação entre a cultura da Catalunha e o time de futebol FC Barcelona.

Por que a Coreia se dividiu? Há chances de reunificação?

Reportagem sobre a origem da divisão entre as Coreias e a possibilidade de uma reunificação

Como funciona uma CPI? Quais foram as mais importantes?

Reportagem sobre como é instaurada e encaminhada uma CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito

Que países possuem armas nucleares, além da Coreia do Norte?

Reportagem sobre o Tratado Sobre a Não-Proliferação de Armas Nucleares e os testes nucleares da Coreia do Norte

Onde podemos encontrar a Mata Atlântica e como preservá-la?

Reportagem sobre o que resta da Mata Atlântica

Como o governo calcula quanto imposto vamos pagar?

Reportagem sobre a forma de cálculo dos impostos

O que causou a crise econômica mundial entre 2008 e 2009?

Reportagem sobre as causas da crise econômica mundial

O que é o Talibã?

Reportagem sobre o grupo Talibã, que age no Afeganistão e Paquistão

Carlos Alberto Torres - A escola precisa debater as influências da globalização

Entrevista com o sociólogo argentino Carlos Alberto Torres, que fala sobre as influências da globalização.

Qual é a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido?

Nova Escola responde sobre a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

O planeta é nosso

Dica para uso do mapa mundi no ensino

O que são regiões insulares?

Resposta de NOVA ESCOLA a pergunta de Geografia enviada por leitor.

Existem desertos gelados?

Nota explica o que são desertos gelados.

Eles são professores nota 10 de Geografia

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O que é uma cidade-satélite?

Resposta de NOVA ESCOLA à pergunta de um leitor sobre cidade-satélite.

No Planalto Central, a capital do Brasil

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Geografia regional: por dentro do bairro de Guaianazes

geografia, cartografia, paisagem, realidade local, guaianases, zona leste, são paulo, mapas, gráficos

O céu bem de perto

Reportagem apresenta o planetário de Fortaleza, que tem uma programação com 60 aulas específicas sobre diversos temas relacionados às disciplinas de Geografia, Química, Biologia, História, Artes e Matemática.

Alunos de São Paulo constroem sua cidade

Reportagem mostra o trabalho de adolescentes que pesquisaram a arquitetura e o modo de vida de São Paulo e produziram uma maquete sobre a cidade.

Eu amo a américa latina

Reportagem sobre como abordar a América Latina na aula de Geografia.

Globalização

Reportagem mostra como abordar a globalização nas aulas de Geografia para o Ensino Fundamental.

O Amazonas que não está nos livros

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Com o pé na estrada

Reportagem sobre escola do Piauí que usa passeios e estimula seus alunos a estudar até nos fins de semana.

Tic-tac das sombras

Reportagem mostra como fazer um relógio do sol com isopor, aparelho que mostra como são os movimentos do planeta Terra. Atividade de Geografia para alunos de 5ª a 8ª série.

Os idosos na população brasileira: do preconceito ao conceito

Reportagem mostra como uma pesquisa de campo feita por alunos desperta o respeito ao idoso e sua inclusão na sociedade.

O que dizer à turma sobre o fome zero

Reportagem sobre as raízes da desigualdade social brasileira. A proposta é estudar os locais onde a fome é mais grave ou desvendar os mecanismos da "indústria da seca", bem como as alternativas econômicas de regiões com bolsões de miséria.

De cabeça erguida

Professor de Geografia vence o desafio de ensinar uma classe de alunos multirrepetentes e ganha o Prêmio Victor Civita - Professor Nota 10, em 2001.

O fim da seca?

Reportagem mostra como alunos de 5ª a 8ª série podem estudar a transposição do Rio São Francisco e analisar o futuro ambiental e social da região Nordeste.

A indústria como matéria-prima

Reportagem sobre duas escolas que fizeram das fábricas que funcionam ao seu redor tema para a sala de aula.

Sinal verde para a educação no trânsito

Reportagem mostra como os alunos podem aprender sobre os direitos e os deveres do pedestre e do motorista no trânsito.

Uma vitória da educação

Reportagem mostra que estatísticas de ensino fazem o Brasil ganhar pontos no IDH.

O conhecimento que vem do oiti

Reportagem mostra que, projeto de rearborização pode ajudar os alunos de 5ª a 8ª séries a entender como o desmatamento interfere no clima.

Desmatamento no Brasil: o verde em perigo

Reportagem mostra como o desmatamento no Brasil tem desdobramentos sérios, como o empobrecimento da biodiversidade.

Há diferença no uso das palavras oceano e mar?

Reportagem explica a diferença entre os termos geográficos mar e oceano, dando exemplos como o mar Mediterrâneo e o oceano Pacífico para facilitar o entendimento.

Êxodo rural. Aqui e agora

Reportagem fala sobre o uso da internet em Geografia. Os alunos podem conhecer realidades de outros países e adquirir noções sobre globalização.

Site sobre o bairro une Geografia e informática

Reportagem mostra um projeto didático de pesquisa sobre o bairro de uma escola de Juiz de Fora, em Minas Gerais, que depois foi publicado na internet.

Pesquisa no próprio quintal

Reportagem mostra como explorar a cidade, o bairro e a rua nas aulas de Geografia e História.

Ensinando a ler mapas e paisagens

Reportagem aborda a importância da cartografia nas aulas de Geografia, como ferramenta útil para compreender a realidade.

De olho no aquecimento global

Reportagem fala sobre o efeito estufa e de suas consequências, como o aquecimento do planeta, as enchentes, as secas e a poluição.

Sua turma sabe qual a função da escala?

Reportagem mostra a importância das escalas ao estudar mapas.

Saber subterrâneo

Reportagem sobre a importância de mostrar os tipos de solo como produto de uma série de ações da natureza e do homem.

Trabalho de campo na Caatinga

Portfólio do projeto “Geografia – um novo olhar ao vivo e em cores”, realizado pela professora Maria Níceas Oliveira França, de Sobral, CE, vencedora do Prêmio Victor Civita em 2010.

A evolução dos blocos econômicos

Infográfico animado mostra a evolução dos blocos econômicos ao longo da história, desde o final do império romano.

Aprender a explorar e interpretar mapas

Neste vídeo, a consultora de Geografia de NOVA ESCOLA Sueli Furlan sugere atividades para ensinar os alunos a trabalhar com mapas

Como é feita a previsão do tempo

Marcelo Schneider, chefe da seção de previsão do tempo do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), em São Paulo, dá uma aula sobre como é feita a previsão do tempo e explica quais são os diferentes tipos de nuvens.

O comércio na organização do espaço teresinense

Vídeo sobre o projeto do professor de Geografia, Luís Carlos Batista Rodrigues, de Teresina (PI), vencedor do Prêmio Victor Civita 2011.

Como o professor de Geografia pode se preparar para resolver as questões de atualidades?

Sueli Furlan, professora do Departamento de Geografia da USP, explica o que o educador deve fazer para estar pronto para responder às questões que envolvem as atualidades.

Trabalho de campo na caatinga

Vídeo com a Educadora Nota 10 Maria Níceas Oliveira França, de Sobral, CE. Seu projeto fez com que a turma do 5º ano ampliasse a visão sobre a caatinga com saídas a campo completas, da pesquisa inicial à reflexão sobre os dados.

Geografia regional: interpretação de mapas e gráficos em Guaianazes

Vídeo sobre o bairro de Guaianases produzido pelos alunos da professora de Geografia Luzia Feitosa Jabra, Educadora Nota 10 de 2007.

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