Revista do mês
Nova Escola
Assine Nova Escola
publicidade

Quem é Salman Khan

Conheça o professor que faz sucesso na internet e como funciona a Khan Academy, coleção de aulas em vídeo que agora ganha versão em português

Daniele Pechi

Veja na Sala de Aula

1- Quem é Salman Khan?
É o engenheiro e matemático criador da Khan Academy, uma instituição sem fins lucrativos que publica vídeo aulas no YouTube e permite que qualquer pessoa as acesse. Suas 2 700 aulas em vídeo já foram vistas mais de 115 milhões de vezes, em pouco mais de cinco anos. Seus alunos estão espalhados pelo mun¬do e incluem até Bill Gates, que acompanha as aulas com seus filhos. 

Salman Khan

Entenda por que ele faz tanto sucesso

Conheça outros professores que dão aulas no YouTube

2- O que ele fez?
Produziu e publicou vídeos e exercícios gratuitos sobre diversas áreas do conhecimento. Há quase cinco anos, Khan ajudava uma prima de 12 anos que tinha dificuldade em Matemática. Ela estava em New Orleans, ele, em Boston. Nesse período, Khan chegou a criar um software de exercícios, mas depois descobriu que a melhor solução seria gravar vídeos e colocá-los no YouTube, pois poderia ensinar uma vez e ser visto várias vezes. No começo, os alunos eram outros parentes. Em um mês, chegaram os primeiros e-mails de agradecimento de estranhos. Os vídeos começaram a ser vistos centenas, depois milhares de vezes. Em 2009, abandonou o emprego para dedicar-se integralmente ao projeto. 

3- Como funciona a Khan Academy?
O site é basicamente uma coleção de links para os vídeos no YouTube. O forte é a Matemática, mas há aulas de Biologia, Química, Física e finanças. Os vídeos são muito simples: ouve-se apenas a voz do professor, e na tela preta vão surgindo os traços que ele desenha numa prancheta conectada a seu computador. As aulas são curtas: têm entre 10 e 15 minutos, e os temas são sempre bem específicos. 

4- As aulas já foram traduzidas para o português?
Parte delas sim. A Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Natura e com o Instituto Península, está traduzindo as aulas da Khan Academy para o português. Atualmente, estão disponíveis no site da Lemann 39 aulas de Aritmética, 15 de Física e 12 de Química. Elas serão usadas em um projeto piloto em três escolas da rede municipal de ensino de São Paulo, com seis turmas de 5º ano. Um grupo de professores vai ser treinado para levar os vídeos e os exercícios de Aritmética para a sala de aula. "Essa ferramenta não substitui o professor, de maneira nenhuma", explica Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann. "Queremos que ela sirva como um instrumento para que os profissionais possam planejar suas aulas de acordo com as necessidades dos alunos", diz.

 

 

Gostou desta reportagem? Assine NOVA ESCOLA
e receba muito mais em sua casa todos os meses!

Comentários

 

Publicado em Fevereiro de 2012.
Assine já a sua revista!
Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.