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O funcionamento de rios e bacias hidrográficas

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Utilize recursos como o Google Maps e o Google Earth para trabalhar as bacias hidrográficas com os alunos

Bacias Hidrográficas. Foto: Kriz Knack


Objetivos
- Aprender sobre o conceito de bacia hidrográfica.
- Identificar as principais bacias do Brasil e suas possíveis utilizações.
- Reconhecer a importância e a necessidade de sua preservação.

Conteúdo
Bacias hidrográficas.

Ano
5º.

Tempo estimado
Seis aulas de 50 minutos.

Material necessário
Textos e imagens sobre o tema (indicados ao longo da sequência), atlas geográfico e computadores conectados à internet.

Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula questionando os estudantes sobre os caminhos percorridos pela água até as torneiras de casa, buscando valorizar os conhecimentos prévios trazidos por eles. Pergunte se conhecem a origem da água que abastece a cidade onde moram. Questione: "De onde vem a água que utilizamos em nosso cotidiano?" Organize uma lista no quadro relacionando os trajetos citados. Se necessário, destaque outros, esclarecendo como ocorre o ciclo da água na natureza. Para estimular a construção de conhecimentos, apresente a música Água, do grupo Palavra Cantada (disponível em www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/palavra-cantada/agua/1184191). Ela mostra os percursos da água, desde que sai das nuvens e retorna a ela novamente. Oriente os estudantes a produzir uma representação (um desenho ou esquema, por exemplo), ilustrando como ocorre o ciclo da água. Socialize as diferentes soluções encontradas.

2ª etapa
Faça a mediação de uma roda de conversa sobre as águas que percorrem o lugar onde todos moram. Problematize: "Qual o nome de onde o rio nasce?", "E do local onde termina?", "Qual é o nome do principal curso d’água que passa pela cidade ou município em que vivemos?", "Onde ele nasce e onde acaba?", "Quais os córregos ou rios secundários que deságuam nesse rio principal, ou seja, quais seus principais afluentes?" e "Quais as principais formas de utilização das águas desse rio pelas pessoas que moram no município?". Alguns exemplos nesse caso: abastecimento da cidade, irrigação de plantações, produção de energia elétrica, lazer, transporte e navegação. Anote as informações no quadro.

 

Ressalte que os rios nascem em determinado lugar e deságuam em outro. Explique que o local onde ele nasce chama-se nascente, que ele termina na foz e que afluentes são rios menores que deságuam em outros, maiores. Aproveite a conversa para abordar o conceito de bacia hidrográfica. Pontue que ela é o conjunto de todos os elementos de um rio e se forma graças a diferentes cursos d’água, constituindo uma área de drenagem que funciona como se fosse um cone. Apresenta as bordas elevadas. Por isso, toda água que cai em forma de chuva corre por diferentes caminhos até chegar a um rio ou lago principal. Mostre um esquema de bacia hidrográfica (disponível em www.caminhodasaguas.ufsc.br/bacia.jpg).

Ressalte que uma bacia hidrográfica se constitui como uma importante unidade de planejamento e execução de atividades socioeconômicas, ambientais, culturais e educativas, citando exemplos, como a do rio São Francisco, importante no processo de interiorização da ocupação econômica do Brasil, principalmente no Nordeste, e a do Tietê, principal eixo de exploração e de ocupação do estado de São Paulo.

3ª etapa

Organize grupos e proponha uma atividade no laboratório de informática. A finalidade dessa aula é promover conhecimentos sobre as principais bacias hidrográficas do Brasil. Peça uma pesquisa no Geoatlas (Maria Elena Simielli, 184 págs., Ed. Ática, tel. 4003-3061) ou na internet sobre as principais existentes em nosso país. Indique sites como portalbrasil.net/brasil_hidrografia.htm e mundoeducacao.com.br/geografia/bacias-hidrograficas-brasil.htm. Proponha que a turma observe o mapa contendo as bacias hidrográficas e problematize: "Quantas são as bacias hidrográficas existentes no território brasileiro?", "Qual é a maior e a menor de nosso país?", "Quais estão situadas no estado em que moramos?", "De qual bacia o lugar em que vivemos faz parte?" e "Qual é o principal rio dessa bacia?". Permita que todos expressem suas observações e, se necessário, esclareça as possíveis dúvidas. Para obter informações sobre os principais rios de cada bacia brasileira, oriente a garotada a acessar o site Britannica Escola Online (escola.britannica.com.br) e digitar o nome deles no item "busca".

4ª etapa
Dê continuidade à discussão ao desenvolver outra atividade no laboratório de informática. Oriente os estudantes e os auxilie a acessar o Google Maps ou o Google Earth. Ambos dispõem de recursos diversos, como a possibilidade de zoom para aproximação ou afastamento, inclinação, iluminação e giro de uma imagem, busca de endereços, identificação e marcação de lugares, cálculo da distância entre dois pontos, obtenção de uma visão tridimensional de determinada localidade e de informações de latitude e longitude de um local, além do street view, que permite explorar lugares por meio de imagens em 360 graus no nível da rua.

Utilizando o efeito de zoom dos programas sugeridos, problematize: "Em qual município se localiza a nascente do rio principal da bacia do lugar onde moramos?", "Quais outros estados são drenados por ela, além do nosso?", "Onde esse rio deságua?", "Qual a importância dele para o estado onde vivemos?" e "Quais são os usos dessa bacia em outras unidades da federação?". Cite alguns desses usos, como abastecimento de cidades, projetos de irrigação, produção de energia elétrica, transporte e navegação, entre outros. Questione: "Quais são as condições das águas desse rio (limpas, poluídas, abundantes, escassas...)?" e "O que você pode fazer, no lugar em que vivemos, para contribuir com a preservação do rio principal desta bacia?". Oriente os grupos a organizar uma apresentação demonstrando os resultados da pesquisa por meio de cartazes.

5ª etapa
Oriente os grupos e os auxilie a escolher uma das bacias hidrográficas brasileiras para que realizem uma pesquisa sobre o rio principal dessa bacia. É interessante que cada grupo escolha uma diferente. Novamente, solicite que acessem o Google Maps e/ou o Google Earth e, utilizando os recursos de zoom e street view, busquem compreender as seguintes questões: "Qual o nome do rio pesquisado?", "Onde nasce e deságua esse rio?", "Qual a sua importância para a região?" e "Quais são as condições das águas (limpas, poluídas, abundantes, escassas...)?". Caso haja algum problema com ele, pergunte: "Quais são as suas possíveis causas?" e "Que ações podem ser desenvolvidas pela sociedade em geral para minimizar tais problemas?". Ilustre com algumas imagens do rio pesquisado. Auxilie os grupos a organizar um seminário sobre os resultados da pesquisa.

6ª etapa
Auxilie a turma a sistematizar suas aprendizagens sobre a importância das bacias hidrográficas. Resgate as ideias e informações mais interessantes apontadas no decorrer das discussões e propicie a compreensão de que a ação humana pode ter impactos positivos e/ou negativos sobre elas e, consequentemente, sobre a qualidade de vida. Problematize: "Que ações podem ser positivas para a preservação das bacias?" e "Que ações podem ser prejudiciais?". Cite alguns exemplos.

Avaliação
Verifique se todos compreenderam e utilizaram adequadamente os conceitos abordados ao longo das atividades realizadas. Atente à participação individual e coletiva, avaliando a postura de cada um e destacando os aspectos que necessitam ser melhorados para uma ação efetivamente colaborativa dentro dos grupos. Proponha a construção de um mural com as produções (desenhos e painéis, dentre outras) desenvolvidas ao longo do projeto a fim de verificar as possíveis dificuldades de cada um em relação à assimilação dos conceitos estudados. Sugira, ainda, a criação de um blog coletivo com a finalidade de divulgar os conhecimentos adquiridos durante cada atividade.

 

Consultoria Suely Gomes
Professora da Escola de Aplicação (Eseba) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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