Revistas do mês
Nova Escola
Gestão Escolar
publicidade

Sequência Didática

Relação entre fauna e flora com o Álbum Virtual das Aves do Brasil

Especial Aves do Brasil

Faça as crianças pesquisarem sobre os animais e vegetais típicos de cada bioma brasileiro. Discuta as relações estabelecidas entre esses elementos em cada local

Capas dos álbuns de figurinhas sobre Aves do Brasil. Imagem: Divulgação /></div>
<p><span class=

Objetivo
Relacionar algumas espécies de aves com o ambiente em que vivem e sua relação com a vegetação desse ambiente

Conteúdos
- Fauna e Flora
- Biomas brasileiros

Anos
4° e 5° anos

Tempo estimado
2 aulas

Material necessário
- Computadores conectados à internet para acessar o jogo Álbum de figurinhas virtual "As aves mais incríveis do Brasil" e fazer pesquisas
- Papel e lápis para fazer anotações

Introdução
Um ecossistema se define a partir da relação entre todos os seres vivos e fatores sem vida que fazem parte de um ambiente. É importante analisar, por exemplo, a relação entre os animais (fauna) e os vegetais (flora) que habitam a mesma região.

O Álbum de figurinhas virtual "As aves mais incríveis do Brasil" apresenta informações que podem ajudar a trabalhar com esse assunto em sala de aula. Explore o jogo com a turma e faça a criançada entender a importância dessa interdependência.

 


Desenvolvimento
1ª etapa
Divida a turma em seis grupos, correspondentes aos seis biomas brasileiros (Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Amazônia). O desafio de cada grupo será completar o álbum equivalente a sua região. Apresente os conceitos de fauna e flora e peça que os alunos busquem, em diversas fontes de pesquisa, as características desses dois conceitos na região correspondente ao seu grupo. O trabalho pode ser articulado com as aulas de Geografia, para a qual as crianças podem pesquisar informações físicas sobre o ambiente, como relevo, clima e hidrografia.

2ª etapa
Apresente o Álbum de figurinhas virtual "As aves mais incríveis do Brasil" aos alunos e peça que cada grupo tente responder às perguntas de seu bioma. É muito importante que eles não tentem adivinhar a solução das questões, mas utilizem a internet para encontrar as informações de que precisam.

3ª etapa
Quando todos os grupos tiverem completado seus álbuns de figurinhas, peça que eles leiam com atenção as informações que são mostradas abaixo da foto de cada ave. Pergunte quais desses animais já haviam aparecido na pesquisa inicial.
Em seguida, peça que eles levantem as informações mais importantes sobre a relação entre essas aves e a vegetação de cada local. É possível que eles listem, por exemplo, o tipo de alimentação e a maneira como cada espécie constrói seus ninhos. Frise que essas informações dependem, principalmente, da vegetação existente na região. Também é importante questionar quais têm maior quantidade de alimento disponível.

Avaliação
Retome, com os grupos, as pesquisas iniciais e veja quais dos animais listados anteriormente não estão contemplados nos álbuns de figurinhas. Peça que os alunos pesquisem na internet informações sobre eles e montem fichas parecidas com as mostradas no jogo. Observe a autonomia dos alunos na elaboração da pesquisa e a maneira como estabeleceram a relação entre cada um dos animais e as plantas de que eles precisam para viver.

Marcos D. Muhlpointner
Biólogo e professor de Ciências dos Colégios Renascença e Bialik em São Paulo

Comentários
Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola
 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais

Assine suas revistas impressas ou digitais!

Compre suas revistas digitais e e-books!

Nova Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.